Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1280

Edição: 396

O Estado de S. Paulo

ELEIÇÕES 2006Marco Aurélio Nogueira O marketing contra a política ‘Pode até ser que os números das pesquisas de intenção de voto se alterem de modo significativo nas próximas semanas, mas isso dificilmente acontecerá por efeito da propaganda eleitoral gratuita de rádio e TV, mantida a formatação por ela exibida desde o dia 15 de agosto.Temos […]

A tragédia revivida em quadrinhos

Aos poucos o 11 de setembro de 2001 vai recebendo leituras mais ampliadas, seja no plano da reportagem, seja no terreno da ficção. O livro 102 minutos – a história inédita da luta pela vida nas torres gêmeas (Jorge Zahar Editor), de Jim Dwyer e Kevin Flynn, lançado em 2005, traz meticuloso relato dos minutos […]

O que é e o que não é relevante

A tendência de vitória do presidente Lula no primeiro turno das eleições de outubro, indicada pelas diferentes pesquisas de intenção de voto recentemente divulgadas, trouxe de volta a discussão sobre a influência da mídia no processo político, especialmente nas eleições. Fala-se agora da ‘irrelevância da mídia’ (sic), tendo em vista a exposição negativa sem precedentes […]

O Estado de S. Paulo

ELEIÇÃO 2006O Estado de S. PauloHorário na TV ajuda imagem do governo ‘O crescimento da intenção de voto no presidente Lula foi pouco para o salto positivo da avaliação de seu governo pelo eleitorado brasileiro. A propaganda eleitoral feita para estimular o voto no candidato Lula acabou conseguindo motivar o eleitorado para um outro objetivo […]

Explosão em frente a jornal de Bagdá deixa dois mortos

Um carro-bomba explodiu em frente aos escritórios do jornal estatal al-Sabah, em Bagdá, no domingo (27/8). Duas pessoas morreram, 20 ficaram feridas e o prédio foi parcialmente destruído, informou a polícia local. A explosão foi tão forte que demoliu a parte onde funcionava o departamento de produção do jornal. Este foi o segundo ataque com […]

Carta Capital

INTERNETAna Luísa Vieira, Felipe Marra Mendonça e Rodrigo Martins A Notoriedade Digital‘Enquanto a edição impressa apresenta Os 15 reis do clique, a equipe do site de CartaCapital mostra que a internet tem memória de elefante Indignação.O apresentador vociferou toda a frustração com a SeleçãoBÊBADO, NÃO. GROGUE Logo após a vitória da Itália na Copa do […]

Pacto nacional contra corrupção e violência

O Brasil está diante de desafios históricos nunca antes colocados nos termos em que se apresentam hoje: o avanço do crime organizado em moldes semelhantes ao da máfia tradicional, pela violência e ousadia na ação contra a sociedade e o Estado; e a corrupção generalizada envolvendo o governo, partidos políticos, empresas estatais e privadas, compondo […]

Pesquisas indicam que há vida além da mídia

Uma das ‘lições’ que esta campanha eleitoral está dando a jornalistas, analistas e críticos da mídia em geral envolve a desconstrução de uma antiga máxima: a de que a mídia, e em especial o jornalismo, elege e derruba presidentes da República. Em seu blog, o jornalista Josias de Souza, da Folha de S.Paulo, escreveu, no […]

Diretor dá o tom e Folha bate mais forte

A edição da sexta-feira (25/8) da Folha de S. Paulo já deve ter sido reflexo direto da postura de seu diretor de Redação, Otavio Frias Filho, explicitada em artigo publicado no jornal no dia anterior [ver ‘Entrelinhas, que Diogo Mainardi trataria do mesmo assunto na sua coluna em Veja. Dito e feito.Gota no oceanoA Folha […]

O Estado de S. Paulo

ELEIÇÕES 2006Marco Aurélio Nogueira O marketing contra a política ‘Pode até ser que os números das pesquisas de intenção de voto se alterem de modo significativo nas próximas semanas, mas isso dificilmente acontecerá por efeito da propaganda eleitoral gratuita de rádio e TV, mantida a formatação por ela exibida desde o dia 15 de agosto.Temos […]

Carro da Reuters é atingido por míssil em Gaza

Um carro da agência de notícias Reuters em Gaza foi atingido por um míssil aéreo israelense no domingo (27/8), deixando cinco feridos, entre eles dois cinegrafistas. O Exército de Israel afirmou que não sabia que os passageiros do veículo eram jornalistas e apenas seguiu com o ataque porque o carro estaria sendo dirigido de ‘maneira […]

Veja

ELEIÇÕES 2006Diogo MainardiO mensalão das artes ‘José de Abreu é ator. Apóia Lula. Os americanos decidiram boicotar Mel Gibson por seu anti-semitismo e Tom Cruise por sua cientologia. Podemos boicotar José de Abreu por seu lulismo. Ele é nosso Mel Gibson. É nosso Tom Cruise. A Eletrobrás patrocinou o último espetáculo teatral de José de […]