Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Edição: 403

Candidato banda larga

Depois de encaminhar o debate para a despolitização, praticamente levando os candidatos a não aprofundarem seus posicionamentos programáticos, a mídia conservadora está pautando vergonhosamente o debate. O objetivo é radicalizar o esquema neoliberal, ou seja, levar os candidatos a se posicionarem em favor da redução do Estado brasileiro. O Globo, Jornal do Brasil, O Estado […]

O jornalismo científico e a posse responsável

Há uma proliferação de petshops pelo Brasil, seguindo o exemplo da França ou dos Estados Unidos, entre outros países desenvolvidos. O cuidado com a fauna urbana doméstica tem ganhado requintes inimagináveis nos últimos tempos, de artigos para embelezamento, passando por alimentos balanceados por idade, até terapeutas especializados em mascotes transtornados por conflitos existenciais. Nada que […]

Veja

ELEIÇÕES 2006Roberto Pompeu de Toledo Imagens e figuras do nosso tempo ‘Aviões que batem em arranha-céus, debates eleitorais na TV, candidentes e presidatos Repetiu-se na semana passada, e ainda por cima em Nova York, a imagem de um prédio atingido por avião. Arranha-céus atingidos por aviões viraram a imagem por excelência do terror em nossa […]

Mídia omitiu a gênese do valerioduto

No início dos anos 1980, Marcos Valério Fernandes de Souza era um modesto escriturário do Banco do Estado de Minas Gerais (Bemge), porém ambição e determinação não lhe faltavam. Tanto que em breve chegaria a gerente e integrante do seleto conselho da instituição. Com o know-how obtido, e depois de uma passagem pelo Banco Central […]

A mídia não é culpada pelos conflitos na PF

Freud, Espinoza… à primeira vista parece um novo romance policial-metafísico escrito por Umberto Eco. Na verdade, os dois ex-seguranças do presidente Lula estão seriamente enroscados nas denúncias da última edição de Veja (‘Um enigma chamado Freud’, nº 1.978, págs. 45-51) que, desta vez, não parecem obra de ficção. Se as fotos da dinheirama mostradas na […]

Um olhar sobre a estética de produção

Em um período político conturbado, no qual a imprensa incorporou mais uma vez o papel de porta-voz oficial da população, a mídia em geral manteve e insistiu nos equívocos já vistos em coberturas anteriores. Cenário já conhecido, dada as diversas interferências dos meios de comunicação de massa no processo político do país, em especial nas […]

LATimes aposta em criatividade de equipe

Em crise financeira causada pela migração do público (e dos anunciantes) para a internet, jornais de todo o mundo procuram maneiras de conquistar leitores. Muitos, como noticia Katharine Q. Seelye [The New York Times, 12/10/06], contrataram consultores para tal tarefa. Na contramão desta tendência, o Los Angeles Times busca mapear seu futuro usando seus próprios […]

No Mínimo

INTERNETRicardo Calil YouTube e o fim da inocência, 10/10/06‘Até a semana passada, o YouTube era uma brincadeira. Divertida, imensamente popular e levada a sério pela maioria de seus praticantes. Ainda assim, uma brincadeira. Nesta semana, o jogo mudou. Perdeu a inocência. Deixou de ser uma daquelas coisas que, como diz a propaganda de cartão de […]