Tuesday, 23 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Edição: 405

O Estado de S. Paulo

ELEIÇÕES 2006Dora KramerCampanha permanente ‘As eleições dominaram o cenário durante quase todo o 1º mandato de Lula Formalmente, terminou ontem a campanha eleitoral. A mais longa da história, pois a disputa eleitoral prevaleceu sobre qualquer outro assunto e serviu de pano de fundo a todos os debates durante praticamente todo o mandato do presidente Luiz […]

Elas são pioneiras porque não herdaram votos

A verdade é que, depois de acompanhar a campanha da senadora Heloísa Helena como candidata à presidência da República, a imprensa nem deveria mais se espantar ou falar do pioneirismo das governadoras eleitas. A presença das mulheres no Executivo começa a deixar de ser novidade, da mesma forma que elas já deixaram de representar um […]

O Estado de S. Paulo

ELEIÇÕES 2006Carlos Marchi Alckmin vê quadrilha no governo Lula, que culpa tucano por PCC ‘Os dois candidatos à Presidência da República encerraram seu último enfrentamento, ontem à noite, no debate da TV Globo, com momentos duros: bateram boca, recorreram a palavras pesadas e a insinuações maliciosas em suas respostas. Acusado de deixar prosperar o PCC […]

Abaixo-assinado frustrado da TV Globo

Se a expectativa da TV Globo com o abaixo-assinado (ver ‘Em defesa da correção profissional‘) era convencer os internautas de que o Jornal Nacional procedeu corretamente ao segurar as informações sobre o acidente com o vôo 1907 da Gol, não funcionou. Se a idéia era deslocar o eixo das críticas à empresa para o campo […]

Terra Magazine

ELEIÇÕES 2006Bob Fernandes Lula repensa suas relações com a mídia, 30/10/06‘Na noite do domingo, decretada a vitória e em meio à sua primeira aparição pública depois de matematicamente eleito, o presidente Lula comunicou a meia centena de repórteres que dali por diante modificaria sua relação com a imprensa, e prometeu entrevistas coletivas ‘a toda hora’. […]

Pauta e edição, dois pesos e duas medidas

A cobertura política da imprensa brasileira não é equilibrada, como se espera de uma mídia independente. No sábado (28/10), a imprensa deu mais uma demonstração de partidarismo. Na véspera da eleição, ao divulgar a falsa acusação do produtor cultural Luiz Armando Silvestre Ramos contra Hamilton Lacerda (ex-coordenador de campanha de Aloísio Mercadante), alguns jornais revelaram […]

Veja

ELEIÇÕES 2006Carta ao leitorDo lado do Brasil ‘A charge do Jornal do Comércio, de Porto Alegre: substitua-se Lula por Collor e FHC e se perceberá o equívoco A charge estampada acima foi publicada originalmente no Jornal do Comércio, de Porto Alegre. Piadas são só isso – piadas. É recomendável, portanto, não levá-las a sério, até […]

O presidente, o Estado e a democratização da mídia

O presidente Lula acordou na segunda-feira (30/10) disposto a marcar as grandes diferenças entre o seu primeiro e segundo mandato. E em matéria de relações com a imprensa conseguiu muita coisa em apenas 24 horas: contrariando o seu antigo distanciamento dos jornalistas, ontem o presidente Lula apareceu ao vivo em todos os telejornais noturnos, com […]

No Mínimo

CRÔNICAZuenir VenturaMoreno, alto, careca procura…, 24/10/06‘…leitores. Sim, procuro leitores. Fiquei tanto tempo sem dar as caras por aqui que agora vou ter que correr atrás de novos e tentar recuperar os perdidos, se é que alguém deu pela minha falta. Parece que não, pois ninguém reclamou. Ou melhor. Soube que dois fiéis seguidores, uma moça […]

Folha de S. Paulo

ELEIÇÕES 2006Luiz Inácio Lula da Silva A esperança renovada ‘AJUDAR A transformar as esperanças do nosso povo em realidade foi o que me levou a abraçar a vida política e a nela persistir. O mesmo impulso de promover o país que éramos ao país desenvolvido que vamos ser me deu a energia necessária para honrar […]

Truculência contra a mídia não estimula a auto-análise

Bem-vindos ao Observatório da Imprensa. Uma boa notícia: o Brasil está se transformado num gigantesco Observatório da Imprensa. Parabéns aos observadores e observados! O lado ruim é que neste imenso observatório a imprensa foi convertida num saco de pancadas. Ontem à tarde, em Brasília, militantes do PT e funcionários do governo esqueceram que viviam numa […]

Comunique-se

ELEIÇÕES 2006Comunique-se Jornalistas da Globo protestam contra acusações, 27/10/06 ‘Em e-mail enviado nesta sexta-feira (27/10) para o Comunique-se e outros veículos, um grupo de jornalistas da Rede Globo protestam contra as acusações de tentativa de manipulação do resultado do primeiro turno das eleições presidenciais. Os profissionais assinaram um abaixo-assinado onde afirmam que a falta de […]

O Estado de S. Paulo

ELEIÇÕES 2006Dora KramerCampanha permanente ‘As eleições dominaram o cenário durante quase todo o 1º mandato de Lula Formalmente, terminou ontem a campanha eleitoral. A mais longa da história, pois a disputa eleitoral prevaleceu sobre qualquer outro assunto e serviu de pano de fundo a todos os debates durante praticamente todo o mandato do presidente Luiz […]

Importância, conceitos e desafios contemporâneos

Uma parte expressiva das nações periféricas do capitalismo, após quase três décadas de implantação de profundas reformas associadas à abertura e à integração de suas economias ao mercado global, apresenta aumento na concentração de renda e na exclusão social de grandes contingentes populacionais urbanos, com o crescimento do desemprego e do trabalho informal. Conseqüentemente, modificações […]

Sobre laranjas, dentadas e o futuro

A jornalista mineira Roseli Pantaleão, criadora do enredo no qual o ‘laranja’ Aguinaldo Adelino, que na verdade se chama Luís Armando Silvestre Ramos, lançaria o chamado dossiê Vedoin no colo do presidente da República às vésperas da votação final, é a personagem-símbolo da atuação da imprensa na reta de chegada da disputa eleitoral de 2006. […]

“Teoria do Jornalismo, mais clareza para a profissão”

Entrevista realizada em setembro de 2006 com o objetivo de produzir monografia de fim de curso intitulada ‘Teoria do Jornalismo: imprescindível na formação profissional’ com a primeira professora a ministrar a disciplina de Teoria do Jornalismo no Brasil, Rosa Nívea Pedroso, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. *** Como primeira professora de Teoria […]

Cobertura eleitoral e democratização da mídia

A questão da democratização da mídia passou praticamente ao largo da campanha eleitoral, tanto a presidencial, no primeiro e segundo turnos, quanto a proporcional que renovou a Câmara dos Deputados, parte do Senado e as Assembléias estaduais. Praticamente não houve empenho dos candidatos, muito menos dos jornalistas, em colocar o tema na pauta de discussões. […]

As guerras dos EUA diante do ‘efeito al-Jazeera’

Insurgentes islâmicos divulgam vídeos e áudios, espalham comunicados e mostram sua versão dos fatos usando ferramentas disponibilizadas de forma democrática na internet. É neste cenário que agora os Estados Unidos levam à frente sua luta contra o terrorismo. Para o professor americano James Der Derian, do Instituto Watson para Estudos Internacionais, da Brown University, a […]

A política despolitizada da mídia

Concluída a campanha eleitoral, o balanço do período indica o flagrante aumento da capacidade de inserção da mídia nos rumos políticos do país, criando realidades a partir de interpretações distorcidas dos fatos políticos. Não obstante esse traço seja característico da atuação midiática em geral, é potencializado pela Rede Globo não só porque sua enorme audiência […]

Como fazer – e manter – um blog político

Cheguei à bela casa de Ricardo Noblat, no Lago Sul, zona nobre de Brasília, bem na hora em que ele almoçava. ‘Está servida?’, perguntou, simpático, enquanto batia um pratão de carne moída com alguma coisa que não consegui identificar. Eu já tinha almoçado, mas permaneci ali, na mesa, aproveitando para tentar conhecer melhor uma das […]