Thursday, 18 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1283

Edição: 440

O fator Murdoch, lá e cá

A edição de sábado (30/6) de O Globo (pág. 36) reproduz um veemente libelo do colunista do New York Times, Paul Krugman, contra a compra do Wall Street Journal pelo tubarão da mídia Rupert Murdoch (‘O fator Murdoch na mídia americana’, ver abaixo). A matéria é triplamente meritória: a) pelo conteúdo; b) pela revelação de […]

Uma questão de responsabilidade

‘Grandes poderes requerem grandes responsabilidades’, disse Ben Parker ao jovem Peter, que recentemente havia adquirido grandes poderes de uma aranha especial (grande sucesso dos quadrinhos e do cinema – Homem Aranha). O poder da autoridade na divulgação científica não deve fugir desta máxima. O contato que o público em geral tem com ciência além dos […]

Guia de fontes para o desenvolvimento sustentável

A Fundação Avina e a Iniciativa de Comunicação lançam a Guia de Fontes para o Desenvolvimento Sustentável, um banco de dados gratuito com informações detalhadas e contatos de 634 especialistas e organizações não-governamentais de 23 países, que atuam em 22 áreas de Desenvolvimento Sustentável.A agenda de telefones é uma das principais ferramentas de trabalho de […]

No Mínimo

FIM DO NO MÍNIMONo MínimoAqui jaz o NoMínimo, 29/06/07‘Editores, blogueiros, colunistas, funcionários, colaboradores assíduos ou ocasionais, enfim, todos os nomes abaixo relacionados que ajudaram a criar o site de jornalistas mais querido do Brasil comunicam sua morte súbita neste 29 de junho de 2007, vítima de inanição financeira decorrente do desinteresse quase geral de patrocinadores […]

Nova revista, presente da Unitau

No Brasil, o campo das Ciências da Comunicação e, especialmente, a comunidade acadêmica que defende a existência e o fortalecimento de um pensamento comunicacional latino-americano, recebe esta semana um singelo e valioso presente: a revista Acervo On-line de Mídia Regional, publicada pelo NUPEC (Núcleo de Pesquisa e Estudos em Comunicação), da Universidade de Taubaté, cuja […]

A fascinante história da meta única porém múltipla

Se rir é o melhor remédio, gargalhar será overdose? Alguém deveria entrevistar um especialista no assunto. As seções de Saúde complementariam as de Política e Economia, depois de uma semana com o discurso do senador Joaquim Roriz e as entrevistas sobre a reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN). Os leitores poderiam votar, nos sites com […]

Crítica diária

’28/06/07A cobertura da Folha sobre a ação policial no complexo do Alemão é marcada pela preponderância –e dependência– de informações fornecidas pelas autoridades estaduais do Rio. Manchete: ‘Ação policial mata ao menos 19 no Rio’. Título do alto da capa de Cotidiano: ‘Operação da polícia mata ao menos 19 no Rio’. Título do alto da […]

Ex-editor da Time revela bastidores em livro

Para Norman Pearlstine, autor do livro Off the Record: The Press, the Government, and the War Over Anonymous Sources (Em Off: A Imprensa, o Governo e a Guerra sobre Fontes Confidenciais, tradução livre), recém-lançado nos EUA, o verão de 2005 não foi lá muito agradável. Na época, Pearlstine era editor-chefe da revista Time e estava […]

Ética, capacitação e cidadania são temas do Congresso

O Congresso Brasileiro de Comunicação no Serviço Público é o único evento do gênero na América Latina e foi criado com o objetivo de aproximar as áreas e os profissionais de comunicação , incentivando a troca de informações e experiências que promovam o aprimoramento deste setor. Sua programação busca nos quatro cantos do País, e […]

Comunique-se

FIM DO NO MÍNIMOComunique-se Editores contestam argumentos do iG para encerrar NoMínimo, 2/07/07‘Alfredo Ribeiro e Xico Vargas, editores do recém-encerrado NoMínimo, contestaram as razões apresentadas pelo iG para cortar o patrocínio ao site. Em comunicado enviado ao ombudsman do iG, Mario Vitor Santos, os jornalistas afirmam que encaram o assunto como uma rescisão entre um […]

Crimes contra a honra em blogs

A caixa de comentários abre um saudável espaço para discussão em blogs. Mas também pode ser um instrumento perigoso quando usado pelas mãos de pessoas mal-intencionadas. Assim como acontece fora do ambiente digital, é possível cometer infrações legais das mais diversas a partir de comentários em blogs, como a prática de crimes contra a honra. […]

A gente não quer só política…

Apesar da política ser um dos assuntos mais cotados nos jornais atualmente, as manifestações culturais continuam a ocorrer por todas as partes. Posto que são a representação da identidade de um grupo, é importante que os periódicos divulguem e valorizem estas práticas.Assumindo a cultura como uma lente através da qual o homem vê o mundo, […]

Novas tendências do público prejudicam jornais

A Associação de Jornais dos Estados Unidos (NAA – Newspaper Association of America) divulgou novos números que mostram a queda de investimentos em publicidade na mídia impressa. No primeiro trimestre deste ano, a receita de anúncios nos jornais norte-americanos foi 6,4% menor do que em igual período de 2006. Embora a publicidade online continue aumentando, […]

Apontamentos sobre a ‘imprensa golpista’

É comovente a riqueza de argumentações do séqüito do professor Caroni, que forma a sua claque neste Observatório. Seu artigo é grande, maravilhoso, definitivo, lição de ética, massacre argumentativo, nocaute, banho, tsunami, barba-cabelo-e-bigode, alegria para a grande família progressista, demolidor, chapéu, drible elástico, bola no meio das pernas, matou a cobra e mostrou o pau, […]

Folha de S. Paulo

EUA / ARQUIVOS SECRETOSSérgio Dávila Culto ao sigilo vira problema para Bush‘O governo de George W. Bush está numa queda-de-braço com a transparência. Desde os ataques do 11 de Setembro, o republicano e seu gabinete brigam para manter secretos diversos aspectos do poder Executivo que, pela lei norte-americana atual e por costume estabelecido em mandatos […]

Mário Magalhães

‘A memória , essa companheira dada a tantas traições, situa na virada da década de 1970 para a de 80 o comercial de um shampoo anticaspa na TV. Um ator dizia que o produto tinha cheiro de remédio, cor de remédio, aparência de remédio, mas não era remédio. O slogan se consagrou: ‘Parece, mas não […]