Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Edição: 488

Jornal também é diversão

Jornalismo e anúncios publicitários não são os únicos atrativos de um jornal, defende a ombudsman do Washington Post, Deborah Howell, em sua coluna de domingo [1/6/08]. Os leitores, segundo ela, gostam bastante das palavras cruzadas, de concursos e de quadrinhos. A seção de humor Style Invitational, por exemplo, tem fãs leais, que aguardam ansiosos por […]

Tereza Rangel

‘Cerca de 40 representantes de 15 países tão diversos quanto Estônia, Geórgia, Turquia, Brasil, EUA, Reino Unido, Holanda, África do Sul, Austrália, Canadá, Dinamarca, Itália, Suécia, Suíça e Colômbia estão reunidos no encontro da Organização de Ombudsmans de Notícias, em Estocolmo, Suécia, que acaba neste sábado. O Brasil tem uma delegação de três ombudsmans: além […]

A velha caixa-preta

Muito se fala hoje em pirataria e nos crimes de violação de direito autoral que vêm acontecendo no Brasil e no mundo. Infelizmente, temos várias formas de violação.No Brasil, temos um escritório central que ‘supostamente’ cuida dos valores arrecadados, vindos do nosso trabalho e da nossa dedicação artística.Estamos há alguns anos utilizando este espaço democrático […]

Aviãozinho do papai

O título aqui utilizado é o mesmo de uma das comunidades encontradas num site de relacionamentos no Brasil. Com mais de mil participantes, tornou-se popular ao definir o caso Nardoni como o substituto do Big Brother Brasil 8.O caso alcançou proporções espantosas na imprensa e uma das questões mais debatidas é o porquê de tamanha […]

Propaganda, o governo invisível

Faz 80 anos era publicado o manual clássico da propaganda moderna, o livro de Edward Bernays, sobrinho de Freud, intitulado Propaganda. Sem meias palavras, Bernays relata a arte da manipulação das massas, que denomina cinicamente de fábrica de consentimentos.De 1928 para cá, a força da propaganda, graças aos novos meios de comunicação, cresceu vertiginosamente. Comprovou-se, […]

Do seminário para o papel

[do material de divulgação da editora]Este livro é uma coletânea dos textos apresentados no III Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação – cujo tema central agregador foi ‘Mídias: práticas e ambiências’, em torno do qual se estruturaram as participações dos pesquisadores convidados. O encontro, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (Poscom) da Universidade Federal […]

Robert Solé

‘Des scientifiques britanniques ont réussi à déterminer la voix parfaite (perfect voice quality, PVQ) en étudiant toute une série de paramètres : débit, timbre, intensité, élocution… Pour atteindre la perfection, il faut prononcer moins de 164 mots par minute (wpm), faire une pause de 0,48 seconde entre chaque phrase (pbs), qui doit retomber progressivement (Fi). […]

Paulo Verlaine

‘Gualter George, editor-executivo de Conjuntura, fez o seguinte comentário sobre a nota ‘Guerra dos fármacos’, publicada domingo último, 25, nesta Coluna: ‘Mais uma vez, solicito espaço para me manifestar quanto a questões levantadas na coluna externa reclamando que não tenha sido oferecida a possibilidade de inserir o nosso pensamento já dentro da discussão por ela […]

Receita de ‘recortagem’

O UOL e a BBC reproduziram na quinta-feira (29/5) o furo internacional que este modesto jornalista deu com a reportagem publicada na semana retrasada por leia aqui), feita por telefone, a partir de São Paulo, sequer confere o crédito das fotos ao repórter fotográfico Gleilson Miranda, da Assessoria de Comunicação do Governo do Acre, mas […]

Sobre sexualidade, incesto e crimes

No final do último mês de abril, uma notícia ganhou as principais manchetes do mundo. Tal fato lembra um jogo de quebra-cabeça no qual faltam várias peças. Reuni-las será tarefa da polícia, enquanto o público fica se perguntando: ‘Como?’.Esse fato, ocorrido muito distante do Brasil, mexeu com minha sensibilidade como se fosse algo muito ruim […]

Mil e uma utilidades: a contribuição da poesia

A justificativa para o título desta comunicação precisa ser explicada por partes. Quis primeiro aproveitar o apelo persuasivo de um dos slogans mais bem sucedidos da publicidade brasileira, qual seja: ‘Bombril: mil e uma utilidades’. Ele serviu primeiramente para promover a venda deste produto e reforçar a marca junto ao imaginário do consumidor. Depois, veio […]

As idéias e o tempo de Hipólito da Costa

Em junho de 2003 completou-se a publicação – iniciada em junho de 2001 – da coleção de 31 volumes com a reprodução fac-similar do Correio Braziliense de Hipólito José da Costa, o jornal e o jornalista fundadores da imprensa brasileira. Organizada por Alberto Dines, a série tomou corpo por iniciativa da Imprensa Oficial do Estado […]

Robert Solé

‘Des scientifiques britanniques ont réussi à déterminer la voix parfaite (perfect voice quality, PVQ) en étudiant toute une série de paramètres : débit, timbre, intensité, élocution… Pour atteindre la perfection, il faut prononcer moins de 164 mots par minute (wpm), faire une pause de 0,48 seconde entre chaque phrase (pbs), qui doit retomber progressivement (Fi). […]

O novo Brasil aceita dialogar

O jornalista Luis Nassif, o escritor Sérgio Vaz e o cineasta Maurício Eça, participantes do 2º Jornalirismo Debate: ‘Como se forma a opinião pública no Brasil’, concordaram que é preciso buscar novas formas de representação, análise e, principalmente, de integração no país. O Brasil que a gente quer e precisa vai surgir do diálogo franco […]

BBC, um modelo para o Brasil

‘Fiquei muito bem informado, pela BBC, sobre a bomba em Belfast que resultou em dezenas de mortos sem ver uma gota de sangue. […] É a diferença entre a informação necessária e o espetáculo mórbido.’O episódio, contado pelo professor Laurindo Lalo Leal Filho, é bastante representativo do que acontece na mídia brasileira. Para Lalo, sociólogo, […]