Saturday, 20 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Edição: 49

Balaio de gatos

Publicar e expandir o alcance de artigos e pesquisas acadêmicas sobre a comunicação de massa é a proposta do Web Journal of Mass Communication Reseach (WJMCR). O website publica a cada edição um artigo, tese ou relatório produzido por professores e pesquisadores de diversas universidades dos Estados Unidos.Na última edição, há relatório sobre a cobertura […]

Antídoto contra a omissão

Criado para fornecer ‘informação e notícias independentes’, AlterNet é um website jornalístico que estimula a produção de reportagens e artigos sobre assuntos em geral omitidos pela grande imprensa. Atualizado semanalmente, AlterNet foi criado em 1987 pelo Instituto de Mídia Independente dos Estados Unidos. Dividido em seis seções, o website possui um espaço voltado especificamente à […]

Ouvir o consumidor é o melhor remédio

OFJOR CIÊNCIA 98 Vera Lúcia Ramos (*)   consumidor de medicamentos é, hoje, um dos mais desrespeitados no Brasil. Há muito tempo que os preços dos remédios aumentam bem acima da inflação, sem qualquer explicação. Recentemente, ficamos sabendo que tomar um remédio pode ser similar ao perigoso jogo da “roleta russa”. A diferença é que, […]

IDEC e O.I. iniciam parceria

  om orgulho comunicamos que a partir desta edição o OBSERVATÓRIO inicia uma parceria com o IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor), inicialmente através de links mútuos e da reprodução de nosso material na revista Consumidor S.A. Depois do Instituto de Estudos e Defesa da Cidadania IEDC, que reúne entre seus associados muitos membros do […]

O nome do telefone

OFJOR CIÊNCIA 98 Aluisio Cunha (*)   oncordo que é da maior relevância o uso correto de termos e expressões. Mas, gostaria de acrescentar que há uma questão de ordem técnica que complica um pouco a discussão sobre se o telefone é móvel via satélite (os de maleta já existentes cabem nessa definição) ou celular […]

A igualdade é branca? (*)

Lira Neto, ombudsman de O Povo “Todo discurso se sustenta em teias invisíveis. A eficácia do discurso do poder está justamente naquilo que ele oculta” Isaac Epstein, em A Gramática do Poder   “E os africanos, hein? Voltaram para a selva…” A afirmação, que mal consegue encobrir o carregado preconceito, foi publicada pelo O Povo […]

Pelos olhos que sofrem

OFJOR CIÊNCIA 98 Renzo Sansoni   nquanto você estiver lendo estas linhas, uma pessoa, em qualquer parte do Brasil, estará ficando cega! As causas da cegueira são muitas, englobando acidentes, diabetes, uso errado de colírios, glaucoma, catarata, parasitoses, hipertensão arterial (pressão alta), uso abusivo de álcool e cigarro, tumores, inflamação, carências alimentares, etc… São milhares […]

Comunicação via Internet

Heródoto Barbeiro   á algum tempo, faltar de comunicação no ano 2000 era algo muito distante. Hoje, o ano 2000 é mais um marco simbólico, uma vez que as mudanças dos meios de comunicação estão ocorrendo sem esperar pela virada do século ou do milênio, que só ocorre em 2001. Ninguém vai esperar pela mudança […]

Mídia, ciência e sociedade, ou Jornalistas e cientistas: uma relação de parceria

OFJOR CIÊNCIA 98 Graça Caldas (*)   relação entre Ciência, Mídia e Sociedade passa, necessariamente, pela cidadania. A democratização do conhecimento é um pressuposto básico do exercício pleno deste direito constitucional. Neste final de século e virada de milênio, o acelerado desenvolvimento científico e tecnológico e seu impacto social é inquestionável. Como fazer, no entanto, […]

Telhado de vidro

Edição de Marinilda Carvalho O destaque desta edição são as cartas de dois repórteres. Primeira carta: Paula Pereira, do Estadão, escreve ao OBSERVATÓRIO para criticar artigo do colega Luís Nassif na Folha, sobre o caso da explosão no shopping de Osasco. Nassif diz no artigo – coincidentemente, publicado em nossa seção Entre Aspas – que […]

The Economist põe a mídia com cara de palhaço

Alberto Dines   É considerado o melhor semanário de língua inglesa. Tem o mais refinado texto, postura elegante, a melhor cobertura internacional. Sobretudo, sabe separar opinião de informação. Mas a matéria sobre a crise do jornalismo da edição de 4-10 de julho é um modelo de ambigüidade e faz parte da angulação conservadora da revista. […]

Falsificação de Remédios (I): Veja tem dois pesos

A MATÉRIA PAGA publicada e assinada por Veja nos principais jornais do país (7/7/98) ocupou um quarto de página. Assume todas as responsabilidades nos equívocos sobre a Novalgina e tem um nítido tom autocrítico. O que é ótimo. Mas a atitude da revista na própria revista (edição seguinte, 15/7/98) é equívoca, maliciosa e arrogante. Para […]

“Pesquisite” e democracia

Orlando Tambosi (*)   “pesquisite” contraída pelos meios de comunicação vem afogando em números o leitor/telespectador, mais cobiçado, agora, como eleitor. Calcadas na estatística, as sondagens de opinião supostamente dão um ar mais científico ao jornalismo, quase ocultando-lhe o viés ideológico, burocraticamente governista, tão acentuado na atual conjuntura. Terreno fértil para o “marqueteiro” – cínico […]

Camarote 3 x 0 Apuração

COPA: O FIM DA FARRA Marinilda Carvalho   m minha humilde opinião, o pior da Copa para o Brasil não foi a derrota, mas a omissão. E o pior da omissão não foi a deprimente ausência da Seleção em campo no joguinho contra a França (bem, todos concordamos, vive la France e seu time de […]

Chega de vítimas!

Edson Vidigal, ministro do Superior Tribunal de Justiça (*)   “Laços de Sangue Os ministros dos altos tribunais de Brasília empregam mais parentes do que se imagina .” (Veja, Ano 31, nº 21./ 27 de maio de 1998, págs. 52/53.)   “(…) Os casos mais comuns são de ministros que empregam seus parentes nos gabinetes […]

A mídia na berlinda

A.D.   entrevista de Ronaldinho a Fátima Bernardes (Jornal Nacional e Globo Repórter, 17/7) não deixa dúvidas quanto ao estado de espírito do jogador com rela&ccedccedil;ão à fofocagem da mídia. Repetiu com detalhes o que já havia declarado logo no início da competição e o que Dunga manifestou sobre o assunto naquela altura (ver A […]

Sem feitos, sem prantos assinado, Silvio Santos

M.M.   uitos ainda se lembram do nascimento do SBT (Tevê Silvio Santos) como extensão do horário que o apresentador ocupava nas tardes de domingo na TV Globo. Não tinha jornalismo. Não veio ao mundo para isto. Uma série de considerações mercadológicas e políticas levaram-no depois a ter jornalismo. Surgiu uma modalidade selvagem chamada Aqui […]

A imprensa de chuteiras

Lira Neto, ombudsman de O Povo (*) “No futebol, quem ganha e quem perde as partidas é a alma” Nélson Rodrigues, escritor e jornalista brasileiro   ecebo pelo correio eletrônico uma instigante mensagem de Jorn Seemann, alemão que vive há quatro anos no Brasil. Professor visitante da Universidade Estadual do Ceará, leitor do O Povo, […]

Olho na primeira página

Mauro Malin   s grandes jornais abusarão mais uma vez da manipulação das pesquisas, porque é prática de difícil fiscalização pelo homem comum, mas tomarão certo cuidado com a cobertura eleitoral em sentido estrito. O mercado é concorrido, as pressões de candidatos antagonistas dentro do campo governista são relativamente equilibradas, há advogados assessorando todos os […]