Wednesday, 17 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1283

Edição: 511

Foto gera especulação sobre saúde de líder coreano

Em meio a rumores de que o líder da Coréia do Norte, Kim Jong-il, estaria doente, o governo local divulgou – pela segunda vez em um mês – uma fotografia do político. A fotografia divulgada na semana passada, o líder norte-coreano aparece na companhia de soldados, durante uma inspeção a uma unidade militar. Análise feita […]

Fotógrafo recebe voz de prisão em SC

Leia abaixo a seleção de quarta-feira para a seção Entre Aspas. ************ Comunique-se Quarta-feira, 12 de novembro de 2008   VOZ DE PRISÃOComunique-se Delegado dá voz de prisão a repórter-fotográfico em SC ‘Repórter-fotográfico do site da Rádio Cidade AM, Paulo Schmidt foi preso pelo delegado regional da Polícia Civil na região de Brusque (SC), Ademir […]

Falso New York Times distribuído em Manhattan

No início da manhã de quarta-feira (12/11), foi distribuída nas ruas de Nova York uma edição falsa do New York Times, com a chamativa manchete ‘Termina guerra no Iraque’. Os exemplares, bastantes parecidos com o jornalão original, traziam a data de 4 de julho de 2009 e tinham outros títulos fictícios, como ‘Ex-secretário se desculpa […]

A publicidade como porta-voz do poder

Na campanha eleitoral, impera a publicidade política. No governo, a chamada publicidade oficial. Entre uma e outra, o que temos é a semelhança, o espelhamento, a identidade absoluta. Por meio da linguagem dos anúncios, das estratégias de convencimento para o consumo, os partidos abordam o eleitor. Depois, a mesma língua serve aos governos, que se […]

Eleições nos EUA, euforia na mídia

O Observatório da Imprensa exibido terça-feira (11/11) pela TV Brasil e pela TV Cultura discutiu a atuação dos meios de comunicação na eleição americana e como os candidatos, principalmente o democrata Barack Obama, exploraram o poder da mídia para angariar votos. Com um sistema eleitoral diferente do brasileiro, em que o comparecimento às urnas não […]

Time pede voluntários para demissão

Editores na Time Inc. anunciaram, no início da semana, que precisam de 100 voluntários para abandonar cargos editoriais nas revistas Time, People e Sports Illustrated, entre outras. A companhia anunciou também número similar de cortes em outros setores. Estas primeiras eliminações são o início de um plano para cortar 600 empregos dentro da Time, que […]

Jornais reagem à crise de maneira diferente

Enquanto a crise financeira global assusta os mercados, há quem tenha se beneficiado dela. Na tentativa de compreender a crise e como ela afeta o bolso, os leitores buscaram os veículos de comunicação. No Reino Unido, informa Oliver Luft [The Guardian, 7/11/08], alguns jornais tiveram notícias boas no mês passado; para outros, a crise não […]

Fraude legis e os demais brocardos jurídicos

‘O juiz comportou-se de forma insolente e insólita, não tem isenção nem equilíbrio, não pode ser tolerado, famigerado, via oblíqua para desrespeitar uma decisão do STF, autoritário, insubordinado, bandidos, ilícito, desrespeito ao judiciário e vai por aí em um festival de grosserias.’ Estas foram as palavras mais pronunciadas nas seis horas que durou a última […]

Como ‘tigres de papel’

Sobre o comunicador empresarial, eles são estratégicos? São maquiadores de imagem? Afinal, qual é o perfil?Estas são perguntas recorrentes nas empresas, na universidade e até na sociedade, quando se discutem os prejuízos sofridos recentemente por importantes empresas brasileiras em operações com derivativos financeiros e os impactos na identidade, na comunicação e na reputação de cada […]

Interesse público não é prioridade

Na terça-feira (4/11), a Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados promoveu o seminário ‘O Futuro das Telecomunicações’. Em duas mesas de debate, representantes de empresários e de órgãos estatais como os ministérios das Comunicações e da Educação, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Banco Nacional de Desenvolvimento […]

Terra Magazine

TELEVISÃOMárcio Alemão Pelo amor dos meus filhinhos!, 10/11 ‘Percebi alguma ironia em alguns jornais que deram a notícia: ‘Sai Silvio Luiz e entra Galisteu na Band’. E não gostei.Silvio Luiz fez história como locutor esportivo na Tv brasileira. Silvio Luiz continua sendo, de longe, o mais divertido locutor do planeta, sem concorrência. E isso não […]

Joaquim Vieira

‘Repesca-se aqui um dos casos que ficaram para trás, a propósito de uma notícia sobre um documentário que punha em causa as explicações mais consensuais para o actual aquecimento global:Leio no PÚBLICO de hoje, 22 de Julho de 2008, na pág. 13, numa peça intitulada «Crítica a Gore condenada no Reino Unido», assinada por Joana […]

Mara Gama

‘O internauta Ricardo escreveu para a ombudsman para manifestar o incômodo que sente com as propagandas veiculadas entre os destaques de foto principal da home page do UOL, um dos pontos mais nobres da página:‘O UOL, muito criativamente, bolou uma alternativa para manter as propagandas veiculadas na tela principal no primeiro quadro de notícias: clicando […]

Barack Obama e o primeiro-cachorro

O novo presidente dos Estados Unidos prometeu dar um cachorro às filhas, para compensá-las pela mudança de Chicago, onde tinham sua vida e suas amigas, para Washington. Prometeu também que, diferentemente do que ocorreu durante a longa campanha à Presidência, reservará muito mais tempo para ficar com a família. Vão até, como antigamente, jantar todos […]

A notícia que sabemos desde ontem

Os principais assuntos que abriram a primeira semana deste mês, evidenciaram críticas e situações amplamente abordadas por este Observatório, demais veículos e pessoas que refletem sobre a produção jornalística e midiática.Grande parte dos leitores, como nos diz Carlos Eduardo Lins da Silva, ombudsman da Folha de S.Paulo em sua coluna de domingo (9/11), ficaram frustrados […]

Agência Carta Maior

ENTREVISTA – PERE-ORIOL COSTALa VanguardiaO papel da internet na campanha de Barack Obama, 8/11 ‘Para o espanhol Pere-Oriol Costa, especialista em campanhas eleitorais, uso da internet foi uma das peças-chave da vitória de Barack Obama. ‘Esta campanha’, defende, ‘redimensionou o papel da internet nas campanhas eleitorais, confirmando sua importância brutal e amplificando muitas coisas que […]