Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Edição: 53

Saldos e retalhos online

Analisar a comunicação humana e sua interatividade com o ambiente online foi o objetivo da revista online Computer-Mediated Communication (CMC). O sítio da revista, que deixou de ser publicada em janeiro de 1999, oferece todas as suas edições desde que foi lançada, em maio de 1994. Apesar de não ser mais atualizado, o website conta […]

Canal do cidadão

Para que a mídia seja responsável e representativa, é necessário que o cidadão a fiscalize; para melhor fiscalizá-la, é imprescindível que este cidadão conheça os valores e interesses que a dirigem. A aposta é dos editores de Media Channel, um website destinado àqueles que desejam ler ou expor idéias sobre a mídia global. Produto de […]

Leitura caolha?

  m tempos de eleição, tudo o que se diz, escreve, produz ou seja lá que verbo for acaba sendo olhado sob lentes um tanto quanto desconfiadas. “Teria havido influência de um ou outro grupo? Foi tendencioso? Foi eleitoreiro?” Muita pergunta se faz ao ler ou ouvir uma notícia. A pesquisa da ONU sobre índice […]

O acidente de Lars Grael

Alfredo Nastari (*)   cobertura do trágico acidente que vitimou o iatista Lars Grael coloca, mais uma vez, a questão de como a desinformação do repórter pode levar perigosamente a distorções da opinião pública e à aceitação de versões que servem ao jogo de defesa do acusado, mas nem sempre próximas à realidade. Logo nos […]

O ombudsman é só marketing? (*)

Lira Neto, ombudsman de O Povo “Um ombudsman é apenas um bedel de jornal“ Paulo Francis, jornalista   ecebo e-mail do leitor Rodney Brocanelli. Ele se queixa porque uma reclamação que havia feito anteriormente ao Ombudsman, em julho, até agora não surtiu nenhum efeito. “O ombudsman, pelo que a gente lê por aí, é um […]

Poluição por decreto

Hugo Nigro Mazzilli (*)   Quando as atenções estavam desviadas para a decisão da Copa do Mundo, o presidente da República editou o Decreto n? 2.661, de 8 de julho de 1998, que institui regras para a realização de queimadas. Disse que estabelecia normas de precaução para o emprego do fogo em práticas agropastoris e […]

Mídia, eleições e baixarias

Edição de Marinilda Carvalho Se dependesse dos leitores do OBSERVATÓRIO, a eleição seria empolgante. Nesta edição – a última antes de 4 de outubro -, eles protestam contra ações e omissões da mídia na cobertura da campanha, desancam candidatos que mentem no horário eleitoral, cobram atitudes! Um deles, o médico José Antônio Palhano – que […]

André Schmid, nazista e racista

Edição de Marinilda Carvalho Flávio Muller   Admiro muito o esforço da equipe do O.I. em discutir as questões da mídia. Nem sempre concordo com o que os articulistas escrevem, mas defendo o direito que vocês (e todos) têm de expressar sua opinião. No mínimo, me faz pensar sobre alguns temas, o que já está […]

A Globo se perde na selva da omissão

Marinilda Carvalho m helicóptero transportando uma equipe do programa Globo Ecologia caiu segunda-feira, 14 de setembro, em plena Floresta Amazônica. Os primeiros sobreviventes foram resgatados 36 horas depois do acidente. Os últimos, 48 horas depois. Mas a TV Globo está até agora perdida na selva. Lilian Wite Fibe, âncora do Jornal da Globo, começou bem: […]

Midiagate, fase 2: vem aí o efeito bumerangue

Alberto Dines   imprensa americana imaginava que poderia sair ilesa do caso Clinton. Serviu de joguete dos mais sórdidos interesses políticos enquanto saciava sua incomensurável inclinação para o burlesco e a patuscada. Respaldada nas glórias passadas do episódio Watergate e num poder de fogo hoje decuplicado pela TV a cabo e pela Internet, pensou em […]

Cafetinizando Clinton

Nahum Sirotsky, de Jerusalém   Nessas últimas semanas tenho acompanhado com mais atenção do que sempre os dramas da crise financeira e do pobre Clinton. A tradição diz que o centro do mundo fica em Jerusalém, onde me encontro. Não raro tenho a sensação de que se trata da verdade porque, para começar, esse paisinho […]

A gangorra da fama e o sobe-desce do equívoco

Carlos Vogt A revista Veja traz, já há alguns anos, uma sessão interessante, comum a outras revistas do gênero e mesmo a jornais diários: Radar. Um pouco de informação, um pouco de intriga, outro tanto de fofoca, rapidez, alusividade, senso de oportunidade, intimidade com a notícia e com o noticiado, humor, graça e singeleza (ao […]

Títulos enganosos

Carlos Henrique Knapp   omendo ou não pipocas, o espectador de televisão ouve passivamente o noticiário inteiro que lhe é lido pelos apresentadores. O leitor de jornais impressos, pelo contrário, passa os olhos pelos títulos e só se detém nas matérias que lhe interessam. Supõe-se, por isso, que os leitores de jornal constituam um público […]

Enfrentar para mudar

Outros motivos “O médico suspendeu devido à hepatite medicamentosa.” “Bebi demais.”   Dos 66 entrevistados que deixaram de tomar, no mínimo, uma dose de anti-retrovirais nos últimos 30 dias, muitos apresentaram vários motivos. Daí não somar 100%. As porcentagens foram arredondadas.   Conceição Lemes É preciso reverter rapidamente a baixa fidelidade à terapia anti-retroviral. Por […]

Que país é esse? Que ciência é essa?

Mônica Macedo   Os americanos, ao contrário dos brasileiros, estão constantemente empenhados em saber o que o público pensa da ciência e da tecnologia. Desde 1979, a National Science Foundation (NSF) faz pesquisas regulares de opinião junto à população para aferir o interesse por C&T e o conhecimento de conceitos científicos. No Brasil, dispomos de […]

O Sr. Mercado foi às compras e a mídia vai atrás

ELE ESTEVE NAS PRIMEIRAS páginas dos jornais durante 10 dias. Ganhou preciosos minutos nos telejornais de horário nobre. Foi assunto das mais abalizadas colunas de economia e política. O Senhor Mercado – esse o seu nome – converteu-se no mais importante personagem da mais recente crise financeira. Ganhou corpo, vontade, personalidade, convicções. Como se fosse […]

Vida mediada e democracia

(*) Victor Gentilli   jornalismo é uma atividade essencial nas sociedades contemporâneas. Nas sociedades de massas do presente, a ninguém mais é dado o privilégio de viver apenas pela vivência. O que parecia uma obviedade – vivência é viver a vida – tornou-se algo impossível. Nossa vida hoje não é mais apenas vivida, é mediada […]

Dos inanes aos vulneráveis (*)

Almyr Gajardoni redação de Veja desconfiou que estava na hora de fazer uma capa sobre as eleições e zás – num arroubo de criatividade lá colocou os publicitários Nizan Guanaes e Duda Mendonça, apresentados como “as estrelas dos bastidores“. A “Carta ao leitor” explica as intenções do projeto: “Trabalhados cada vez mais pelo marketing, posicionando-se […]