Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Edição: 542

O massacre que a mídia não viu

Um massacre de dezenas, talvez centenas, de indígenas ocorre em um país vizinho ao Brasil e o leitor das principais publicações da mídia brasileira não só não é informado das reais proporções do ocorrido – e de seu grau de violência –, como não lhe são fornecidos elementos que possibilitem a compreensão dos interesses em […]

Folha de S. Paulo

POLÍTICA CULTURALMarcio Aith ‘Ministério não tem vocação para irmã Dulce’ ‘‘Não sou masoquista para trabalhar só com artistas malsucedidos. O ministério não tem vocação para irmã Dulce ou para Madre Teresa de Calcutá.’ Com essas palavras o ministro da Cultura, Juca Ferreira, indicou à Folha que irá rever a decisão que proibiu produtores do músico […]

AP anuncia parceria com entidades sem fins lucrativos

Quatro grupos sem fins lucrativos dedicados ao jornalismo investigativo terão seu trabalho distribuído pela AP, em uma iniciativa que irá expandir a audiência da agência de notícias e ajudar as entidades a enfrentar um momento de diminuição de custos, noticia Richard Pérez-Pena [New York Times, 13/6/09]. Assim, a partir do dia 1/7, a AP irá […]

Ernesto Rodrigues

‘Na abertura, somos informados de que o programa está ‘a serviço da boa reflexão sobre os principais fatos do mundo da bola.’ No caso da edição de 11 de junho, a reflexão esteve a serviço de um gesto raríssimo na chamada crônica esportiva brasileira desde o dia em que Dunga assumiu o comando da seleção: […]

Carlos Eduardo Lins da Silva

‘Ninguém precisava ter lido o blog da Petrobras para perceber problemas na reportagem publicada no sábado, dia 6, sobre as relações entre a empresa e a entidade MBC (Movimento Brasil Competitivo).Expressei assim, na crítica diária que faço das edições deste jornal, minha reação inicial ao deparar-me com a chamada de capa dada a ela: ‘Francamente, […]

O papel da imprensa na sociedade

A sétima edição do Projeto CoCa (Comunicação Capixaba) será lançada no dia 1º de julho. O livro Quase 200 – A imprensa na história capixaba foi escrito com o objetivo de discutir o papel da mídia na sociedade ao longo dos quase 200 anos de imprensa no Espírito Santo.Nesta sétima edição, o tema são os […]

Cobertura da greve não tem fôlego analítico

‘Invasão’ e ‘confronto’ estão entre as palavras centrais. O tipo de cobertura reservado à repressão dos movimentos sociais é aquele que estamos acostumados a ver: manifestantes baderneiros, pautas mostradas de forma desconexa, apoio à ação policial. Com a exceção de fotografias que desmontam a imagem de delinquência construída pelos textos – como as que estão […]

Exibição da fragilidade do jornalismo tradicional

Não consegui entender o motivo de tanta repercussão – com argumentos tão retrógrados e chorões – da ‘grande imprensa’ sobre a publicação no blog infração deontológica‘, como disse o mestre Alberto Dines.)Em relação àqueles que praguejam que isso seria uma ‘censura’, ou uma forma de inibição da imprensa e tentativa de controle da informação e […]

Folha de S. Paulo

MÍDIA & POLÍTICACesar MaiaA crise não pegou?‘TRÊS PESQUISAS -Datafolha, Sensus e Ibope- reforçaram seus resultados. Após oito meses de uma grave crise econômica, a avaliação de Lula volta a crescer. O mais intrigante é a percepção dos brasileiros sobre a crise, que é melhor que em março. Em alguns itens, muito melhor.Não há indicador econômico […]

Consumidores diminuíram consumo de mídia, diz pesquisa

Uma pesquisa realizada pela The7Stars revelou que a recessão econômica está tendo um impacto no consumo de mídia. Mais de um quarto de consumidores britânicos planejam reduzir ou cancelar suas assinaturas de TV a cabo ou satélite no Reino Unido, 15% a mais que há seis meses, noticia Alexandra Taylor [MediaWeek, 10/6/09]. Além disso, 46% […]

O medo das mudanças

O Washington Post perdia dinheiro; a equipe era reduzida; a competição, acirrada. Com a economia em crise, o jornal precisava de mudanças radicais para sobreviver. Esta era a situação do diário em 1933, quando Eugene Meyer comprou o Post após o jornal ter decretado falência, descreveu o ombudsman Andrew Alexander, em sua coluna de domingo […]

Rita Célia Faheina

‘A cobertura da greve dos professores das escolas públicas estaduais e municipais feita pelo O POVO já vinha sendo criticada pelos leitores quando o jornal divulgou, no último dia seis, a manchete: ‘Greve de professores é ilegal, diz Justiça’. Foi o suficiente para aumentar o número de e-mails e telefonemas reclamando e pedindo que a […]

Você sabe o que é isso?

De acordo com o calendário, 7 de junho é o dia da Liberdade de Imprensa no Brasil.Um dia daqueles em que muitos jornalistas se manifestarão em românticos posts de blogs e artigos espalhados em fóruns e outros sites, falando sobre a grandeza da data, esboçando mil e um panoramas da situação dos jornalistas no mundo…Cansativo. […]

TV reproduz versões e se exime de apurar

A cobertura televisiva da mobilização na USP – em especial, do ataque da Polícia Militar a estudantes, funcionários e professores ocorrido na terça-feira (9/6) – é exemplo de uma prática jornalística que se resume à reprodução de ‘aspas’, em que os jornalistas abdicam de apurar e ser testemunhas mesmo havendo estado lá. Essa tendência não […]

Por um Código de Ética na comunicação pública de governo

Proposta de complemento obrigatório ao Código de Ética que rege ocupantes de cargos e funções públicas, formulada pelos participantes do primeiro curso de extensão sobre ‘Comunicação Pública e de Governo’, ministrado pelo professor Bernardo Kucinski, na ECA-USP, em abril-junho de 2009.ISobre o lugar da Comunicação Pública no Estado Democrático1. É dever intransferível do Estado e […]

O Estado de S. Paulo

MÍDIA & POLÍTICAClarissa Oliveira, Roberto Almeida e Silvia Amorim Campanha já está na internet‘Proibida pela Justiça Eleitoral no mundo real, a campanha para a Presidência da República de 2010 transcorre livremente na internet. Graças à ajuda de simpatizantes, os principais pré-candidatos ao Palácio do Planalto já são tema de blogs, comunidades e mensagens trocadas na […]

Realidade aumentada na capa da Popular Science

Ultimamente, anúncios publicitários estão invadindo capas de revistas – alguns de maneira mais discreta, outros mais chamativos, revela Stephanie Clifford [New York Times, 12/6/09]. Na edição de julho, no entanto, a Popular Science optou por publicar uma propaganda de modo atípico e criou uma capa que contou com o apoio da General Electric. A revista, […]