Thursday, 18 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1283

Edição: 571

Filipinas e México entre os países mais letais para jornalistas

Filipinas, México, Somália e Rússia foram os países mais perigosos para jornalistas em 2009, de acordo com dados do grupo International News Safety Institute (INSI), que monitora estatísticas em todo o mundo. No ano passado, 132 jornalistas e profissionais de imprensa morreram ou foram mortos enquanto trabalhavam – 98 por conta do que escreveram. O […]

O preconceito e os outros preconceitos

Companheiros e companheiras, às armas: está decretada a luta de classes. Ou melhor: a volta da luta de classes. Nunca vi tantas almas boas em semelhante transe de apaixonado delírio pelos garis, essa notável e humilde classe trabalhadora, que um membro da elite desalmada e corrupta e da imprensa golpista ultrajou e ofendeu. Deixaram vazar […]

Governo restringe atuação de organizações ocidentais

Desde que grandiosos protestos – e gigantesca repressão – eclodiram nas ruas de Teerã após as eleições presidenciais de junho do ano passado, autoridades iranianas tentam orquestrar uma verdadeira campanha para culpar organizações estrangeiras pelo conturbado período político por que passa o país. Já durante as primeiras manifestações, correspondentes internacionais foram proibidos de sair às […]

Que vazem os áudios!

E ainda vão criar um sistema fantástico capaz de acessar diretamente o pensamento das chamadas figuras públicas. Seria uma espécie de áudio a ser acionado fora de hora. Não quando o personagem está em ação, dizendo aos telespectadores qual a moral da notícia, qual a real intenção desta e daquela frase deste ou daquele político. […]

Propaganda oficial, campanha eleitoral

No sábado, dia 2 de janeiro, leio uma notinha na coluna ‘Painel’¸ da Folha de S.Paulo: ‘Tira-gosto. O telespectador de São Paulo viu, na passagem do ano, uma espécie de trailer da campanha eleitoral. Revezam-se no horário nobre um comercial do governo Serra sobre realizações nos transportes e outro do Banco do Brasil sobre conquistas […]

Tudo acaba em samba

As mortes provocadas por enchentes e desabamentos, registradas na passagem do ano, começam a deslizar do setor de catástrofes ambientais para outros nichos da imprensa. Em Angra dos Reis, políticos aparecem nos locais onde estão previstas demolições de casas construídas em zonas de risco, para ‘prestar solidariedade’ aos moradores e fazer declarações que são registradas […]

Padrões de produção na telenovela latino-americana

O mercado televisivo sempre buscou agregar sinergias ao desenvolvimento de produtos para compor suas grades de programação, intensificando alianças com realizadores estrangeiros a partir dos anos 1990. Não obstante, na corrente ‘Fase da Multiplicidade da Oferta’ da TV mundial, essa ação mostra-se ampliada, visando minimizar custos e riscos, além de frear a perda de espaço […]

Sites crescem e apresentam bons resultados em 2009

Enquanto a maior parte das organizações de mídia luta contra a queda de receita, alguns veículos online têm conseguido manter uma postura firme e forte diante da crise financeira. Segundo estimativas de especialistas, os sites americanos Huffington Post são exemplos de veículos online que devem ter fechado 2009 no azul. De acordo com dados do […]

Decreto indica Telebrás como gerente de redes

Reproduzido do Teletime News, 4/1/2010; título original ‘Decreto de criação do plano de banda larga revitaliza Telebrás como gerente de redes’ Nem bem 2010 começou e o trabalho do governo para criar um Plano Nacional de Banda Larga já resultou em uma minuta de decreto para o pontapé inicial do projeto. O documento preliminar vem […]

A hipnose como persuasão publicitária

O objetivo da hipnose na mídia é pouco claro para os consumidores, mas sua intenção é determinada, resoluta e muito eficaz: trata-se de bloquear a capacidade de decisão das pessoas! Do ponto de vista político-comercial, é um propósito muito conveniente. Se você consegue anular o discernimento de alguém, basta ordenar para ele: ‘vote’, ‘compre’, ‘pague’ […]

Lucros irão crescer em todo o mundo, prevê estudo

Boas notícias para a mídia em 2010. Os Jogos de Inverno, a Copa do Mundo e as eleições para o Congresso nos EUA irão contribuir com o aumento dos lucros publicitários, prevê estudo da ZenithOptimedia. Depois da queda de 8,5% em 2009, os gastos com anúncios em todo o mundo devem crescer 1,6% em 2010 […]

Milagros Pérez Oliva

‘Emilio Silva, presidente de la Asociación para la Recuperación de la Memoria Histórica y nieto de Emilio Silva Faba, asesinado el 16 de octubre de 1936, se ha sentido molesto por una carta titulada ‘Restos insignes’, que se publicó el pasado 16 de noviembre en El País Semanal.Emilio Silva, presidente de la Asociación para la […]

Joaquim Vieira

‘Sei o que sentiram. Não é agradável para um jornalista escrever com alguém a vigiar por sobre o seu ombro. E certamente perguntaram: ‘Porquê ele?’ Que autoridade tinha eu, jornalista como vocês, para mais sem a cultura do PÚBLICO, para me pôr a criticar o vosso trabalho? Será que não pratiquei também erros idênticos enquanto […]

Para enriquecer o português do Brasil

Não, amigos, não se trata de favorecer o comerciante português que aqui se estabeleceu há tantos séculos. É que a revista mensal Seleções Reader´s Digest é lida em 21 idiomas, com 50 edições diferentes. No Brasil a publicação consolidou-se de tal forma que seria necessário examinar em profundidade as razões de seu sucesso editorial.O número […]

A opinião dos ‘grandes jornalistas políticos’

O poder é essencialmente amoral. E esta afirmação me faz pensar ainda mais sobre todos os desdobramentos políticos e jornalísticos aqui em Brasília e no Brasil…Agora, as críticas se voltam para um jornalista da grande mídia corporativa. Acredito que todas elas são bem apropriadas para a ‘gafe’. Gafe? Não vejo uma atitude de puro preconceito […]