Tuesday, 23 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Edição: 585

Huffington Post para Twitter

O Huffington Post lançou uma edição para Twitter, que destaca as notícias que estão sendo mais ‘retuitadas’ em uma determinada editoria, além de indicar e exibir listas de pessoas para seguir, com o objetivo é criar um fluxo de informação em tempo real. Em inglês.

Festa manchada de lama

Como lembrar os 50 anos da fundação de Brasília – como um momento épico, glorioso e único da nossa história ou, ao contrário, como um dos maiores vexames políticos? Comemorar efemérides é salutar, mas antes convém precaver-se. Podem se transformar em perigosas armadilhas quando se ignora a dinâmica do presente e nos entregamos passivamente ao […]

Baixarias no horizonte

Os jornais e revistas do último fim de semana concentraram-se na análise do aparente vigor da economia brasileira, dando repercussão a previsões otimistas sobre o período pós-crise financeira. Também deram espaço para os debates sobre o projeto de construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Xingu, e à eleição indireta do sucessor de José […]

Modelo é ruim para pequenas emissoras

Quais são os modelos de rádio digital em teste no Brasil? O que eles podem oferecer? Quais as vantagens e desvantagens de cada um deles? O que a sociedade deve exigir? Essas foram algumas das questões levantadas pelo engenheiro e pesquisador do CPqD Takashi Tome, na terça-feira (13/4), no III Seminário de Legislação e Direito […]

Internet supera revistas em publicidade

Leia abaixo a seleção de sexta-feira para a seção Entre Aspas.   ************ Folha de S. Paulo Sexta-feira, 16 de abril de 2010   PUBLICIDADE Mariana Barbosa Internet supera revistas em publicidade, diz levantamento ‘A internet se transformou em 2009 na terceira maior mídia em receita publicitária, passando, pela primeira vez, o segmento de revistas. […]

O papa falhou

O Vaticano precisa contratar urgentemente uma consultoria em gestão de crise. O persistente noticiário sobre escândalos sexuais e pedofilia envolvendo sacerdotes católicos representa um típico caso de má administração das relações com a imprensa. O último episódio, que se reflete no amplo noticiário de sexta-feira (16/4) na imprensa internacional, tem como motivador o próprio sumo […]

Liberdade de imprensa, direito absoluto

No final da tarde de sexta-feira (9/4), o seminário ‘Liberdade de Imprensa e Democracia na América Latina’, organizado por Carlos Eduardo Lins da Silva e por mim, no Memorial da América Latina, em São Paulo, teve a sua sessão de encerramento. O ministro do Supremo Tribunal Federal Carlos Ayres Britto foi o conferencista. Ele falou […]

As fatias do bolo publicitário

O anúncio de que o Twitter vai passar a aceitar publicidade é apenas parte das mudanças registradas durante esta semana no inexorável processo de transformação das mídias. Quase ao mesmo tempo, um estudo realizado pelo instituto de análises do grupo Zenith Optimedia – e divulgado preliminarmente no Brasil pela Adnews – revela que a publicidade […]

Intimidação à imprensa

A Diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj – solidariza-se com a Presidenta do Sindicato dos Jornalistas do Mato Grosso, Ana Angélica de Araújo Werneck, ameaçada por uma queixa-crime protocolada na 10ª Vara Criminal de Cuiabá pelo deputado estadual José Geraldo Riva (PP). O deputado questiona artigo escrito pela jornalista e publicado no blog […]

Câmara aprova projeto de lei de acesso

A Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (14/4) o projeto de lei que regulamenta o acesso a informações na administração pública. O projeto, que recebeu cinco emendas no plenário, agora precisa ser aprovado no Senado antes de ser sancionado pelo presidente da República. Da promessa ao plenário Uma lei de acesso a informações públicas foi […]

Estado, serviço público e interesse privado

As concessões do serviço público de rádio e televisão constituem uma das áreas de interface mais visível do Estado brasileiro com o amplo setor das comunicações. A consolidação sistemática de normas legais e procedimentos burocráticos contraditórios e/ou desatualizados tornou possível que, ao longo dos anos, essas concessões se transformassem em locus privilegiado onde interesses do […]

Festa de lucros por mais 15 anos

Mais quinze anos. Esse é o tempo que as 25 licenças do Serviço Especial de Televisão por Assinatura (TVA) terão para continuar a entrar nos domicílios brasileiros. A decisão foi tomada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) enquanto a Câmara dos Deputados rediscute no Projeto de Lei nº 29, de 2007, a regulamentação das outorgas […]

Estatuto aprovado, diretoria escolhida

Em defesa da regulamentação das resoluções da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (ConfeCom), a Associação Brasileira de Empresas e Empreendedores da Comunicação (Altercom) foi constituída no sábado (10/4), na sede do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo, na capital paulista. Dezenas de empresários e empreendedores individuais formataram coletivamente a Carta de Princípios, que […]

Petista diz que usará microblog para trocar ideias

Leia abaixo a seleção de segunda-feira para a seção Entre Aspas.   ************ Folha de S. Paulo Segunda-feira, 12 de abril de 2010   CAMPANHA Petista diz que usará Twitter para trocar ideias e ouvir sugestões ‘A pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, estreou ontem no Twitter (www.twitter.com/dilmabr). ‘Não vou fazer muito discurso por […]

Estratégias e suas quantificações

Os três clássicos da sociologia, Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber, sempre foram referências nas disciplinas teóricas dos cursos de comunicação, em textos próprios e através de outros autores que seguiram seus métodos de análise. No entanto, uma capacidade que os dois primeiros mostraram intensamente e que no terceiro deu origem ao seu trabalho […]

Censura, dos porões aos salões

Como era de se esperar, basta afinar o olhar e, bingo! Eis que o monstro da censura ataca mais uma vez. Mas, assim como o BBB milionário, ele reavaliou suas antigas táticas e as renovou: nada de estardalhaços e porões escuros, de pancadas e palavrões espúrios, como nos leva a crer o longo comercial criado […]