Saturday, 20 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Edição: 604

O Estado de S. Paulo

ELEIÇÕES 2010Bruno Tavares e Ivan Fávero Audiência cai no início do horário eleitoralA audiência televisiva despencou na capital e grande São Paulo após os primeiros minutos do horário político. Levantamento feito pelo Estado com base na medição minuto a minuto do Ibope da Rede Globo, entre 20h30 e 21h20 de terça e quinta-feira, indica que […]

Suzana Singer

‘A pesquisa Datafolha divulgada ontem, dando 17 pontos de vantagem para Dilma Rousseff, parece ter antecipado o fim de uma história -um conto de fadas para os petistas, uma narrativa de terror para os tucanos. Mas faltam 42 dias de campanha e nesse tempo ainda há muito o que fazer em jornalismo.Até agora, a cobertura […]

Quem pode e quem não pode

Não faz muito tempo, não: um dia, Joelmir Beting informou às Organizações Globo que decidira aceitar convite do Bradesco para participar de uma campanha publicitária. A Globo não concordou, Joelmir insistiu, e o antigo contrato de ambos foi rescindido, tanto na TV como no jornal. Como disse o comunicado interno de O Globo, a aceitação […]

A aposta da mídia

A mídia parece apostar na própria mídia nestas eleições – e o reflexo disso já aparece na imprensa e nos noticiários (e neste próprio Observatório) – sendo o principal palco o televisivo, a grande arena onde os candidatos à presidência e aos governos estaduais jogam todas as cartas, do marketing à tarimba política, com o […]

Por que os jornalistas estão adoecendo mais

O psicólogo, professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas, Roberto Heloani, conseguiu levantar um perfil devastador sobre como vivem os jornalistas e por que adoecem. O trabalho ouviu dezenas de profissionais de São Paulo e Rio de Janeiro, a partir do método de pesquisa quantitativo e qualitativo, envolvendo profissionais de rádio, TV, impresso e assessorias […]

Acabou o PIG ou a mídia ficou boazinha?

O acrônimo sumiu: o Partido da Imprensa Golpista, PIG, criado entre o primeiro e segundo turno das eleições de 2006 por uma ala de críticos da imprensa, foi mencionado no comecinho da presente temporada eleitoral e, de repente, desativado. É uma boa notícia, qualquer que seja o ângulo de observação. Pode ser encarada como um […]

O Estado de S. Paulo

ELEIÇÕES 2010Julia Duailibi, Ana Paula Scinocca, Liege Albuquerque e Anne Warth Serra defende uso da imagem de Lula no seu programa no horário eleitoralO candidato do PSDB à Presidência, José Serra, defendeu ontem a exibição de imagens suas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no horário eleitoral gratuito. ‘Não sei por que estão […]

Paulo Rogério

‘‘‘Quando o jornalista não tem fatos, deve apelar para a criatividade’’ Uma página com duas manchetes e uma edição que misturou a obediência ao Estatuto do Torcedor com crime de roubo, posse ilegal de armas e tráfico de drogas. Assim foi a capa do caderno Gol de segunda-feira (16) no segundo dia de cobertura de […]

Há espaço para a ética de convicção no jornalismo?

O sociólogo alemão Max Weber (1910) foi o precursor do que hoje conhecemos como Sociologia da Imprensa, uma corrente de estudos científicos com enfoque sociológico sobre temas diversos referentes à imprensa. A proposta de Weber consiste em empreender esforços para uma compreensão mais aprofundada não apenas sobre empresas ou produtos jornalísticos, mas também sobre os […]

A imprensa de oposição ao Brasil

É impressionante o desespero da imprensa paulista/carioca ante a queda nas pesquisas do seu presidenciável. A crise da mídia é tamanha, que a presidente da Associação Nacional dos Jornais e executiva da Folha de S.Paulo, Maria Judith Brito assumiu: ‘Obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que […]

Longo e árduo caminho de O Autarca

Segunda-feira, 16 de Agosto de 2010, o editor Falume Chabane (no) ‘Início de Nova Etapa’:(…) O Autarca (…) tornou-se no primeiro jornal privado (1998) a surgir no mercado na Cidade da Beira, depois do Diário de Moçambique, (…) nessa altura estatal. (O Autarca)… lançou a sua edição zero no Dia 10 de Junho de 1998, […]

O deboche anunciado

Com destaque na Folha de S.Paulo, vira notícia recorrente, neste começo de semana, a eventual mobilização dos partidos com vistas ao período pós-eleitoral. A imprensa garante que aliados do atual governo, diante da possibilidade de vitória de sua candidata já no primeiro turno, discutem a partilha dos melhores cargos no futuro ministério. Por outro lado, […]

Doação da News Corp a partido provoca polêmica

O grupo de mídia News Corporation, do magnata australiano Rupert Murdoch, chamou atenção da imprensa e da blogosfera, na semana passada, ao doar US$ 1 milhão ao Partido Republicano dos EUA. O fato parece ter passado despercebido apenas no conservador canal a cabo Fox News – que pertence à News Corp. ‘Será que os repórteres […]

Comunique-se

BLOGOSFERABlogueiro lança primeira revista digital de CubaO blogueiro cubano independente Orlando Luis Pardo Lazo acaba de lançar a revista digital Voces, a primeira da ilha caribenha. Escrevem para a publicação diversos dissidentes conhecidos, como Yoani Sánchez e Claudia Cadelo.‘É um veículo para o arco-íris de opiniões sobre este momento crítico que Cuba enfrenta’, afirmou Lazo, […]

A transparência nas relações do jornal

No início de agosto, começaram a ser divulgadas notícias sobre uma investigação do governo americano que descobriu uma fraude em 15 universidades. Uma delas seria a Kaplan, de propriedade da Washington Post Company, dona do Washington Post. O diário tem diversas regras para evitar possíveis conflitos de interesse que possam prejudicar sua credibilidade. Repórteres que […]

Comunicação com smart grid e NFC

Esqueça os tradicionais computador, celular, MSN e vídeo. Os comunicadores precisam conhecer e aprender o funcionamento de soluções como Smart Grid, Display Text e NFC. Tal afirmação, em um primeiro momento, pode causar estranheza. Mas, está totalmente embasada em uma premissa simples: o conhecimento está disseminado e precisa ser captado. Capaz, por exemplo, de ajudar […]

Fazer ou não fazer?

A publicidade oficialista é uma criação antiga. Seu primeiro uso efetivo na história fora no regime nazista de Hitler, utilizada como forma de persuasão da população, popularização, aceitação das medidas drásticas tomadas por seu governo. Tais elementos ainda hoje são armas para melhorar a imagem de governos. É chamada atualmente por muitos de propaganda institucional. […]

Presidenciáveis no debate Folha/UOL

Eu estive lá. Presenciei o debate entre os presidenciáveis promovido em 18/08 pela Folha de S.Paulo e pelo UOL no teatro da PUC de São Paulo, o Tuca. Considerado e alardeado como o primeiro debate entre candidatos tendo como veículo a internet, acho interessante compartilhar algumas opiniões. O debate foi entre os candidatos Dilma Rousseff, […]