Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Edição: 605

Nota de falecimento

Circula na terça-feira (31/8) a última edição em papel do Jornal do Brasil, que foi o primeiro diário brasileiro a publicar uma página na internet, em projeto de seu então editor-chefe, Rosental Calmon Alves. De agora em diante, o JB tenta sobreviver no formato digital, com poucas chances de seguir existindo nos próximos anos. Agonizou […]

Dicionário em inglês da Oxford apenas em versão digital

Na era digital, com a maior parte das pessoas usando o dicionário online em inglês da Oxford para realizar buscas de palavras, a editora Oxford University Press está considerando não mais publicar a versão impressa da terceira edição da publicação, que existe há 126 anos. Atualmente, a versão digital do dicionário recebe dois milhões de […]

Candidatos em promoção: quem quer comprar?

Uma das frases mais curiosas que escutei durante os últimos debates eleitorais refere-se ao jeito de fazer política: ‘Nossa sociedade não aceita mais esse jeito de fazer política.’ Que jeito é esse?, fico me perguntando. A pessoa que proferiu essa frase referia-se a uma espécie de política denunciativa, onde o candidato ‘x’ acusa o candidato […]

Repórter da AP morre aos 79 anos

Morreu, aos 79, o repórter da AP, Jules Edward Loh, após complicações de uma recente cirurgia abdominal. Na maior parte de quatro décadas como repórter, Loh viajou pelos EUA, conhecendo cada parte do país e descrevendo lugares e pessoas inusitadas para a coluna ‘Elsewhere in America’. Para escrever Lords of the Earth, livro publicado em […]

A percepção da mídia hostil

Dois eventos recentes nas eleições de 2010 chamaram a atenção do público brasileiro. O primeiro debate entre os presidenciáveis na Band e as entrevistas dos principais candidatos ao Jornal Nacional da Globo. Em especial, nas entrevistas, foi notável um grande número de reclamações de partidários sobre as diferenças de tratamentos dadas aos candidatos pelos entrevistadores. […]

A nova fase digital
do Jornal do Brasil

Qualidade. Interatividade. Respeito à Ecologia. Alinhamento com o futuro. Inovação. 1. Há cerca de um mês, o Jornal do Brasil, jb.com.br, comunicou a seus leitores a decisão de tornar-se o primeiro 100% digital do País. 2. A decisão, fruto de análise responsável dos rumos da imprensa escrita em todo o mundo, resultou também de pesquisa […]

TV a serviço do espírito crítico

A televisão pública ideal para o Brasil deve ser independente economicamente, tanto do Estado, quanto da publicidade, e garantir sua existência independentemente dos humores dos governantes do momento. Essa TV precisa conquistar seu espaço e competir – sem obsessão por audiências – com as emissoras comerciais e conseguir tirar a população da condição de refém […]

Suzana Singer

‘O que era Dinheiro virou Mercado. Há dez anos, chamava-se Economia. A cobertura do caderno econômico da Folha parece estar fechando o foco, o que tem incomodado muitos leitores.O professor da Unicamp Francisco Luiz Lopreato, 58, diz que não consegue mais extrair uma imagem geral de como anda a situação no país. ‘Sai matéria sobre […]

Brincadeira sem graça?

No último dia 12 de agosto, a TV Band de Natal e o jornal Diário de Natal promoveram o primeiro debate com os candidatos ao governo do Rio Grande do Norte. O debate em si foi um verdadeiro fiasco, inclusive com o assessor da senadora Rosalba Ciarlini passando em frente à câmera com o programa […]

As coisas e os nomes das coisas

Há alguma razão plausível para um jornal deixar de dar uma informação? Nos dias 26 e 27 de agosto, o jornal A Gazeta, de Vitória, ES, omitiu o nome de um candidato a deputado federal no seu noticiário político. A questão pode parecer desimportante, mas não é. Parece que é o reflexo de uma cultura […]

Paulo Rogério

‘O debate não é luta de boxe’, José Roberto de Toledo, jornalista Entramos praticamente nos momentos finais da campanha das Eleições 2010. No rádio e na TV, o horário eleitoral termina dia 30 de setembro, quando fica proibida também a realização de reuniões públicas, comícios e debates. As pesquisas indicam tendência de definição dos vencedores […]

A privada desordem midiática

Em Ficções, livro de contos do escritor argentino Jorge Luis Borges, encontra-se a narrativa intitulada ‘Funes, o Memorioso’, instigante história cujo protagonista, Funes, é-nos apresentado como o portador de uma memória prodigiosa porque se lembra de tudo, com detalhes, que lhe aconteceu na vida.Como um aluvião, a memória do personagem Funes acumula o que ele […]

O declínio do jornalismo offline

Pitonisas agourentas entoam: os jornais impressos têm uma linha do tempo às vésperas de se extinguir. Na competição entre as mídias modernas e as ‘vetustas’, a que tem maior risco de sucumbir é a impressa, representada por jornais diários, matutinos ou vespertinos, revistas, boletins e tudo o que envolva o meio papel. Não pela matéria-prima […]

A coluna de estreia do novo ombudsman

Em sua coluna de estreia [29/8/10] como ombudsman do New York Times, Arthur S. Brisbane explica os motivos que o levaram a aceitar o cargo. ‘Primeiro, o NYTimes faz diferença. Nenhuma outra organização de notícias americana tem os recursos e a ambição para alcançar de modo profundo e abrangente tantos temas como o NYTimes. O […]

Suzana Singer

‘O que era Dinheiro virou Mercado. Há dez anos, chamava-se Economia. A cobertura do caderno econômico da Folha parece estar fechando o foco, o que tem incomodado muitos leitores.O professor da Unicamp Francisco Luiz Lopreato, 58, diz que não consegue mais extrair uma imagem geral de como anda a situação no país. ‘Sai matéria sobre […]