Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1280

Edição: 605

O eterno fascínio dos almanaques

Tudo o que é bom dura pouco? Não há bem que dure sempre nem mal que nunca termine? Os almanaques desapareceram de circulação há algum tempo. Desconheço os motivos e não sei de quem os tenha eventualmente estudado. O certo é que nenhum jornal ou revista atingiu jamais a circulação de almanaques como o Biotônico, […]

Mídia não é sucedâneo de oposição

É compreensível a tentação da grande imprensa de se ver como única ou principal oposição efetiva ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Se estamos numa democracia, e estamos, apesar dos conhecidos problemas do sistema político brasileiro, reza o figurino que deve haver oposição. Logo, é necessário que alguém faça esse papel. Se […]

Alagoas, duas pesquisas e um abismo

Desde julho que os alagoanos esperavam pela primeira pesquisa de fontes mais ‘tradicionais’ sobre as eleições no estado. Naquela ocasião, a pesquisa aferida pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino (Ibrape) apontava o ex-presidente, cassado por impeachment em 1992, Fernando Collor de Mello (PTB), com 38%, o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) com 26%, o atual […]

Publicidade poderá explorar a interatividade

A televisão brasileira é o meio de comunicação mais importante devido à sua ampla cobertura e penetração em todas as camadas da população, além de ser uma fonte de informação e de participação na difusão da cultura e formação e reformulação da sociedade.A TV brasileira nasceu e se desenvolveu sob a forma comercial. Assim, é […]

Presidente ou presidenta?

Olhem só a que nível chega o reacionarismo ou, o que é igual ou pior, a prestação de serviço a um patrão reacionário. Na Folha de S.Paulo de sábado (28/8):‘Petista é vendida como `presidenta´ em comícios e `presidente´ na TVAna Flor, de São Paulo‘`Afinal, ela vai ser presidente ou presidenta?´, perguntou Rosane dos Santos, ao […]

Guerra do papel começou na guerra sucia

Os correspondentes em Buenos Aires tentam oferecer mais subsídios históricos, estão por dentro, a bibliografia é farta, mas os títulos e artigos de opinião na grande imprensa brasileira não ultrapassam as questões imediatas, obsessivamente fixados no novo round Kirchner vs. mídia. O último ‘Aliás’ do Estado de S.Paulo foi mais longe com um texto do […]

A pseudo-inclusão digital

A internet ocupa cada vez mais espaço na vida dos chamados ‘incluídos digitais’. Definir o que é inclusão digital e quantos são os incluídos é tarefa das mais complicadas, senão impossível. No artigo ‘O caráter pseudo da inclusão digital’, a pesquisadora Denise Correa Araújo afirma que ‘seria difícil dizer até que ponto é possível afirmar […]

O prazer da leitura sem pressa

Se estiver lendo este artigo impresso, o mais provável é que vá ler somente a metade do que escrevi. Mas se a leitura for online, talvez não chegue a um quinto dele. Essas são as conclusões de um Eyetrack, do Poynter Institute, e de uma análise de Jakob Nielsen – ambas sugerem que muitas pessoas […]

Propriedades ‘agropessimistas’

O Brasil, como o mundo inteiro, vive um conflito prolongado entre o interesse da agroindústria e as verdadeiras necessidades da população e do meio ambiente. Prova disto é a reprodução pela Folha de S.Paulo de um texto sujo da revista britânica The Economist, que repete uma ladainha da tal Revolução Verde desmascarada há décadas, mas […]

Os fios do tempo

Amanhã teremos um jornal diferente. Não sei se foi pergunta ou ordem, mas Nascimento Brito aceitou com naturalidade minha resposta. Talvez dentro de alguns anos, disse eu, mas o leitor jamais notará.8 de janeiro de 1962, duas horas da tarde. Eu estava pela primeira vez na velha redação da Avenida Rio Branco. Chegava praticamente sozinho, […]

O jornalismo líquido

‘A vida líquida é uma vida precária, vivida em condições de incerteza constante. As preocupações mais intensas e obstinadas que assombram esse tipo de vida são os temores de ser pego tirando uma soneca, não conseguir acompanhar a rapidez dos eventos, ficar para trás, deixar passar as datas de vencimento, ficar sobrecarregado de bens agora […]

A propaganda da propaganda

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) é integrante do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e da campanha Ética na TV. Há mais de dez anos contribui nos debates sobre a ampliação da esfera pública no controle social da mídia, com ênfase na relação entre meios de comunicação e a construção de subjetividades. O […]

Viva o humor, abaixo a carranca

Desde os tempos de Aparício Torelly (o mui digno Barão de Itararé), a sátira política é um respiradouro para cidadãos sem meios mais efetivos para confrontarem os poderosos.‘Manda quem pode e obedece quem tem juízo’, diziam os antigos. Mas, submeter-se ao mandonismo ofende e amargura homens livres. O desabafo na forma de humor é o […]

JBcircula em papel pela última vez

Circula hoje [terça, 31/8] pela última vez a edição impressa do Jornal do Brasil, fundado há 119 anos, no Rio. De agora em diante, o JB terá apenas a versão na internet, um recurso para superar os problemas financeiros da empresa. O passivo acumulado chega a R$ 800 milhões, em dívidas trabalhistas e fiscais. A […]

A mídia aliviada

O editorial da Folha de S.Paulo ‘Medidas Necessárias’, de 25 de agosto, é talvez uma dessas peças emblemáticas da engrenagem econômica e das lógicas política e midiática que têm nos governado nos últimos anos. Lógicas e engrenagem estas que se entrelaçam em sua tendência a uma rotunda e traiçoeira distorção da realidade.As últimas pesquisas do […]

As escolas e o discurso da ineficiência

A educação básica representa um grave problema social brasileiro. Sobre isto ninguém tem dúvida. Todavia, os problemas educacionais não são uma primazia do Brasil. Representam um enorme gargalo em todo o planeta. O ensino médio, por exemplo, figura entre os grandes desafios para a França, para o Japão e para os Estados Unidos.O cientista social

Decisão do STF garante a liberdade de expressão

O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou na quinta-feira (26/8) a ridícula proibição aos humoristas de fazerem piada com candidatos nos três meses que antecedem as eleições. A medida acatou uma ação apresentada um dia antes pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert). No domingo anterior, humoristas haviam saído às ruas do Rio […]

Não chorem pelo JB

Revoltem-se, indignem-se, denunciem. A morte do Jornal do Brasil é uma morte assistida, encenada – por Nelson Tanure & Asseclas S.A. Ao contrário das outras, sofridas, para aliviar sofrimentos, esta foi montada para produzir alegrias e prazeres. Não chorem pelo JB: o bando que carrega o caixão vai faturar as missas, o féretro, a marcha […]