Num depoimento publicado depois de sua morte, o jornalista Carlos Castello Branco (1920-1993), considerado o melhor colunista político de sua geração e secretário de Imprensa do efêmero presidente Jânio Quadros, disse que o objetivo último de sua função era fazer com que as versões oficiais ‘dominassem, se possível, o espaço do noticiário’.A passagem, que fala […]
Edição: 609
A campanha eleitoral para o atual governador da Bahia e candidato à reeleição Jaques Wagner (PT) começou desde que assumiu o governo em 2007. Antes mesmo de conhecer plenamente os cômodos do luxuoso Palácio de Ondina – sede do governo da Bahia – já se viam na TV informes publicitários anunciando as primeiras ações. A […]
Com a opção de assumir um partidarismo eleitoreiro publicamente, divulgado neste domingo (26/9) através de um editorial áspero e ardiloso, um dos maiores e mais tradicionais jornais do Brasil, O Estado de S. Paulo, coloca novamente em discussão como a imprensa deve se posicionar frente aos debates eleitorais. A questão é: escolher um lado ou […]
A campanha presidencial de 2010 pode ser considerada como aquela em que mais se recorreu ao monitoramento eletrônico dos papéis, bravatas e repercussões discursivas. Trata-se de uma campanha mobilizada fundamentalmente por comunidades discursivas online e demarcada pela ausência da arena pública como instância de exposição e legitimação das propostas políticas.Nesse sentido, os candidatos brasileiros, animados […]
Argentina cinco a zero no Brasil. Esse desastre não é um placar de futebol, a profunda paixão da cultura brasileira. É a contabilidade de prêmios Nobel já conquistados pelos nossos vizinhos. Portugal, que nosso populacho costuma difamar como ‘terra de burros’, tem dois deles e até o retrógrado Paquistão conquistou o seu, com o físico […]