Em meio a tantas certezas, tanta exaltação e tanto fanatismo, que tal estas hipotéticas questões: e se o governo e a mídia estiverem igualmente errados? O que aconteceria se Sócrates ressuscitado descesse de paraquedas na Praça dos Três Poderes, Brasília, DF, para lembrar ao presidente Lula que na sua lapela está sempre a miniatura do […]
Edição: 609
Em sua coluna semanal (O Globo, 22/9), o poeta e ensaísta Francisco Bosco vale-se da hipótese da ‘compulsão à emissão’, formulada pelo crítico alemão Christoph Türcke, para falar do horror ao vazio que assaltaria a sociedade contemporânea, levando-a a manter-se ocupada o tempo todo em torno de e-mails, Facebook, Orkut, Twitter etc. Aliás, daí surge […]
Quando se fala em propaganda, logo vêm à mente imagens idealizadas de cartazes publicitários, outdoors, encartes de lojas, além da publicidade veiculada na televisão. Em se tratando de medicamentos, a propaganda frequentemente vem veiculada nos encartes das drogarias, que são distribuídos com os jornais ou entregues diretamente em nossas caixas de correio ou pelas lojas […]
As televisões universitárias, segmento que cresce no Brasil desde a instituição da Lei da TV a Cabo (nº 8.977), de 1995, fazem parte – de acordo com a legislação – do grupo de canais de acesso público. Entretanto, carregam estruturalmente e conceitualmente uma série de contradições. Por estarem associadas ao segmento de emissoras de interesse […]
‘Las fuentes anónimas son imprescindibles en periodismo. De hecho, es imposible hacer buen periodismo de investigación sin tener que recurrir en ocasiones a fuentes que exigen permanecer en el anonimato. De la existencia de esas fuentes depende que los lectores puedan llegar a conocer la verdad sobre asuntos que poderosas fuerzas pretenden mantener ocultos, y […]