Wednesday, 24 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Edição: 610

As ondas não captadas pelos institutos

Nesta eleição, pela primeira vez foram escancaradas a metodologia dos institutos de pesquisa e a principal diferença entre eles: a pesquisa na casa dos eleitores (adotada por Vox, Sensus e parcialmente pelo Ibope) e a pesquisa em pontos de fluxo (pelo Datafolha). Outra diferença foi o ‘esquentamento’ antes das perguntas sobre os candidatos – antecipando […]

Lygia Fagundes Telles, crítica da televisão

Lygia Fagundes Telles apresenta uma obra textual de fôlego, capaz de acompanhar diversas transformações no quadro histórico e cultural brasileiro. Dentre elas, podemos destacar a consolidação da cultura de massa como fenômeno que se apoia, sobretudo, no surgimento e no crescimento explosivo da televisão, na condição de sucessora doméstica do cinema. No conto ‘O x […]

Revista britânica aposta nas gordinhas

Uma revista dedicada a mulheres mais cheinhas foi lançada no Reino Unido com o nome de Just As Beautiful, noticia Andrew Levy [Mail Online, 30/9/10]. A publicação, que traz artigos de moda, gastronomia e estilo, não usará modelos magras nem terá dicas de dieta. A Just As Beautiful foi criada na versão online há três […]

Para compreender o fenômeno

As efemérides ensejam boas oportunidades para a revisão crítica dos processos históricos, além, naturalmente, das celebrações festivas que fortalecem a auto-estima dos protagonistas desses eventos. Este tem sido o caso do aniversário da televisão na América Latina, comemorado no Brasil, com pompa e circunstância, no dia 18 de setembro de 2010.Vários livros, ensaios e artigos […]

As mulheres no poder

Às vésperas das eleições presidenciais – competitivamente disputadas por duas mulheres, Dilma Rousseff e Marina Silva – é interessante olhar para as mitologias masculina e feminina ligadas ao comando do Estado e das empresas. Instituições e empresas têm sido tradicionalmente comandadas por estrategistas. O estrategista como expressão de chefe de militares moldou uma cultura de […]

PGMU pode atrapalhar o programa

A proposta do 3º Plano Geral de Metas e Universalização (PGMU III) é baseada no barateamento do Serviço de Telefonia Fixa Comutada (STFC), mas as metas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) também atingem o acesso à internet. No entanto, o efeito não será necessariamente positivo. Pelo contrário, ele pode servir como uma trava ao […]

Desafios para a programação televisiva

Um processo contínuo de diminuição da audiência tem atingido a televisão mundial, mais significativamente a TV aberta, durante os últimos 20 anos. Tal fenômeno ocorre, em parte, pela proliferação das operadoras de televisão por assinatura, que promovem um incremento substancial do número de conteúdos, com a propagação de canais pagos. Embora este não seja um […]

Suzana Singer

‘Na última semana de campanha eleitoral, a Folha viveu o céu e o inferno do jornalismo.Primeiro, as más notícias. Na sexta-feira, dia 24, o site do jornal, no afã de informar primeiro, cometeu um grande erro. Às 19h29, colocou na home (página inicial) que o senador Romeu Tuma tinha morrido.Circulava no meio político que a […]

Televisão, hegemonia e cultura autóctone

Este livro descreve a televisão brasileira, resgatando sua trajetória histórica, registrando-se as influências socioculturais e políticas que interferiram direta e indiretamente no seu processo de desenvolvimento.Estudiosos da comunicação, em suas tentativas para explicar o crescimento dos sistemas de radiodifusão em países do Terceiro Mundo, basearam seus estudos em perspectivas evoluídas a partir das teorias de […]

Como é feito no Brasil

Em agosto último este observador foi um dos jurados preliminares do OJA – Online Journalism Award (Prêmio de Jornalismo Online) da ONA – O evento inclui encontro de negócio, feira de oportunidades de empregos e um seminário prévio à conferência.Prêmio Jornalismo Online de Serviço PúblicoReconhecimento ao jornalismo online que desempenha um serviço público para uma […]

As mudanças necessárias

Fica sempre claro que o papel do rádio é a prestação de serviços onde a interatividade, a participação popular e o questionamento do Poder Público são elementos necessários para que este meio de comunicação se torne forte, altivo e adequado aos interesses de nossa sociedade. É importantíssimo que o rádio invista na reportagem questionadora, no […]

Opinião pública ainda existe?

Jornais, TVs, redes sociais, estado, Deus, urnas corporações: de quem é, hoje, a voz do povo?‘Nós não precisamos de formadores de opinião. Nós somos a Opinião Pública’ – disse o presidente Lula, dias atrás, num arroubo contra a imprensa, em meio ao último escândalo pré-eleitoral.‘Nós quem, cara pálida?’, opinou, na rede, no ar e no […]

Hora de mudar

A televisão brasileira completou 60 anos no mês de setembro e está estagnada. Não há inovação. Uma emissora copia a outra. Os realitys shows invadiram a nossa tela. Toda a emissora nacional tem um. Ninguém quer ficar de fora. Como se não bastasse o decano Big Brother, de janeiro a abril na TV Globo, as […]

Paulo Machado

‘Fiscalizar o planejamento e a execução das políticas públicas é uma das principais funções sociais da imprensa, ou deveria ser. Políticas públicas geram e orientam serviços públicos prestados à população, direta ou indiretamente pelo Estado. Fiscalizar a qualidade, a eficiência e a eficácia destes serviços é uma das tarefas primordiais que a sociedade moderna delega […]