Wednesday, 24 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Edição: 641

A comunicação: um novo papel

O economista escocês Adam Smith (1723-1790), em seu clássico livro A Riqueza das Nações, descreve o funcionamento de uma oficina fabricante de alfinetes, lugar onde o artesão impunha o seu jeito de produzir, livre de qualquer compromisso com o tempo e com metas de produtividade em alta escalam, e propõe um modelo de controle das […]

Osama, Obama e os agitos de domingo à noite

A jornalista Helene Cooper, que cobre a Casa Branca pelo New York Times, lembra que estava de pijama no sofá vendo uma gravação do casamento real pouco antes das 22h quando o editor de final de semana de Washington, David Joachim, ligou para perguntar se ela tinha visto o boletim da Casa Branca informando que […]

Fonte de notícia e de participação

Em 11 de setembro de 2001, o mundo consolidava uma nova maneira de se consumir informação. Foi após um dos eventos mais marcantes do mundo moderno, os ataques ao World Trade Center, o símbolo financeiro dos Estados Unidos no coração de Nova York, que o planeta firmou sua escolha por uma nova forma de procurar […]

Wall Street Journal lança site de denúncias

O Wall Street Journal lançou, na semana passada, o relação complicada com a imprensa. No caso do vazamento de centenas de telegramas diplomáticos americanos, o processo de edição e divulgação foi muito desgastante. Assange chegou, inclusive, a ameaçar processar o Guardian. Se o novo site do WSJ se mostrar eficiente, é provável que outros jornais […]

José Queirós

‘Dois meses após a entrada em vigor do novo sistema de gestão dos comentários às notícias da edição on line do PÚBLICO — que deixaram de ser automaticamente publicados, e são agora moderados por uma equipa de editores —, é já possível fazer um primeiro balanço dos resultados da mudança. Considero que são positivos, e […]

AOL quer anúncios maiores na web

A AOL Inc. está se unindo à editora americana Hearst Corp. numa tentativa de disseminar o uso de anúncios grandes na internet. A Hearst vai começar em breve a vender um tipo maior de anúncio digital que a AOL vem tentando fazer com que a indústria publicitária adote e o exibirá em sites como Cosmopolitan.com, […]

Jornalismo planejado funciona melhor

Planejar o jornalismo é exercitar a consciência de que esse ofício é, antes de tudo, um compromisso dos jornalistas com seus leitores, ouvintes ou telespectadores. Que eles estão em primeiro lugar e que suas necessidades e interesses serão respeitados. O planejamento é o momento em que se estabelece o conceito das publicações em sintonia com […]

A distância entre imprensa livre e imprensa boa

Existe uma distância razoável entre imprensa livre e imprensa boa. Podemos afirmar que temos no Brasil uma imprensa livre. Veículos de comunicação divulgam o que bem entendem, usam de sua liberdade como bem entendem – do contrário não haveria liberdade –, elevam assuntos de importância secundária para a condição de matéria de primeira página nos […]

A controvérsia ideológica

A indicação de Ana de Hollanda para ministra da Cultura do governo Dilma representou uma inesperada reviravolta na política de direitos autorais conduzida pelos ministros do governo Lula. Ao contrário do que seria esperado de um governo que foi eleito propondo dar continuidade ao projeto político anterior, o que se viu até agora foi um […]

Governo da Bolívia denuncia publicação de notícias falsas

ANSA Latina, 06/05Governo da Bolívia denuncia publicação de notícias falsasO ministro de Comunicação da Bolívia, Iván Canelas, denunciou que ‘mãos anônimas’ fizeram circular ‘notícias inventadas’, com o objetivo de ‘afetar’ a imagem do governo boliviano.Canelas referiu-se a uma notícia divulgada na última quarta-feira sobre uma suposta aterrissagem de emergência do avião presidencial, que foi reproduzida […]

Tweets de jornais e jornalistas serão fiscalizados

O Press Complaints Commission, órgão que fiscaliza a imprensa britânica, passará a regular também tweets de repórteres e de contas de jornais ainda este ano. A agência chegou à conclusão de que determinadas postagens no Twitter fazem parte do produto editorial de um veículo jornalístico, e seriam monitoradas se fossem impressas ou divulgadas nos sites […]

Milagros Pérez Oliva

‘Hay acontecimientos que van directo a la portada, lleguen a la hora que lleguen. La muerte de Osama bin Laden era sin duda uno de ellos. Desde el atentado de las Torres Gemelas de Nueva York, en septiembre de 2001, encontrarle era la máxima prioridad del país más poderoso del mundo. La noticia llegó a […]

Uma ferramenta horrorosa de espionagem

El fundador de WikiLeaks, Julian Assange, considera que los internautas exponen una considerable cantidad de datos personales en redes como las de Yahoo! o Google que pueden ser utilizados por los servicios de espionaje. vídeo de la entrevista con traducción al castellano).

Liberdade de imprensa, mas não total

Com a queda dos regimes autocráticos na Tunísia e no Egito também se desbaratou, em grande parte, o controle oficial da imprensa local, mas jornalistas e blogueiros ainda devem ter cuidado com o que publicam. ‘Os limites são muito difusos neste momento’, disse Rasha Abdulla, presidente do Departamento de Jornalismo e Comunicações de Massa da […]

Perigos da história instantânea

Milagros Pérez Oliva, a ‘Defensora del Lector’ do El País, chama a atenção na análise do último domingo para o que o jornalista italiano Furio Colombo classificou como ‘noticia-acatamento’ ‒ uma informação tão entranhada com a fonte que o jornalista corre o perigo de converter-se em propagandista da versão oficial. Exatamente isto ocorreu no final […]

A grande imprensa e o preço do silêncio

A sugestão implícita de Balzac, no seu Ilusões Perdidas, de que a profissão mais antiga do mundo, pode não ser necessariamente a prostituição, dá-se num contexto em que ele fala do jornalismo. Na época, o jornalismo era uma novidade. O escritor insistia em que se a imprensa não existisse – literalmente, para bem da sociedade […]

Estudo elege veículos mais influentes da mídia

Comunique-se, 06/05Izabela Vasconcelos Folha, CBN, G1, Exame e JN são eleitos os mais influentes da mídia. Você concorda? O estudo Impacto das Mídias, realizado pelo Instituto Máquina de Pesquisa, da Máquina PR, revelou os veículos, jornalistas e blogs mais influentes na opinião dos executivos brasileiros. O levantamento ouviu 262 porta-vozes, de 94 empresas de atuações […]