Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Edição: 646

Os plantonistas do desalento

“Esses aí que, contemplando o mar,/ só têm palavras para o enjoo!” (Louis Pauwells) Em comentário anterior, falamos da notória dicotomia existente entre o modo de pensar do cidadão comum e o de alguns analistas, comentaristas e cientistas políticos renomados, que se valem de privilegiados espaços na grande mídia para sovadas observações derrotistas a respeito […]

Mapa dos jornais

O site Newspaper Map permite a navegação entre mais de 10 mil jornais online, por meio de uma interface de mapas. É possível buscar por nome, país ou idioma. O resultado traz links do site e também do perfil da publicação nas redes sociais. Em inglês. Leia também Newspaper map

Ofcom revisará mercado publicitário de TV

O Ofcom, órgão regulatório de telecomunicações no Reino Unido, anunciou que revisará como os anúncios de TV são comprados e vendidos e se o mercado publicitário está operando de maneira eficiente neste setor. A ação poderá resultar em uma investigação da Comissão de Competição. “A revisão estabelecerá se o modo como os anúncios de TV […]

Será a blogosfera a liberdade?

Em meio à agenda de questões que pautam o país, uma não sai ou não deveria sair de nossas discussões: qual o poder de uma denúncia feita pela imprensa brasileira? Por favor, peço que não se espantem e reflitam comigo durante este curto espaço-tempo que temos. Primeiramente, pretendo apresentar algumas hipóteses de como as denúncias […]

Uma questão de meios e fins

O governo brasileiro fez, enfim, o que já havia feito: concedeu refúgio ao ex-terrorista, um dos últimos restantes dos obscuros anni di piombo. A diferença agora é que a mais alta corte do país reconheceu a decisão do então presidente Lula. Na outra face, mergulhado em escândalos – por vezes vetados de divulgação no próprio […]

As paredes têm ouvidos

Dois dos mais prestigiosos jornais diários do mundo, o americano The New York Times e o britânico The Guardian, fizeram na semana passada um inusitado apelo a seus leitores: que os ajudassem a descobrir fatos capazes de despertar interesse público dentre mais de 24 mil mensagens eletrônicas da ex-governadora do Alasca Sarah Palin, que o […]

Os desafios da profissão

Convidado para discorrer sobre “Ética e Imprensa” para concluintes de Comunicação Social do Centro Universitário de Brasília, resolvi elencar alguns tópicos afetos a tema tão vasto. Inicialmente me perguntei sobre o que seria apropriado falar para meia centena de jovens que, com idade média inferior aos 25 anos, em breve se formarão jornalistas. A seguir […]

TV aberta e os desafios de um velho modelo

Espreitada pela concorrência das novas tecnologias e das operadoras de telefonia que adentram o setor, não seria exagero afirmar: a televisão brasileira está em crise. Sustentado num modelo oligopólico bastante peculiar, o mercado de televisão brasileiro permanece carente de regulação que interfira nesta estrutura tão condizente com o statu quo de suas líderes. Aqui a […]

Homenagem bem-vinda e equivocada

  O patriarca do nosso jornalismo merece ser lembrado em todas as oportunidades. Os boicotes que vem sofrendo nas mãos dos pósteros justificam o salutar empenho em resgatá-lo dos porões do preconceito. Mas a bem-intencionada louvação do jornalista Nelson Varón Cadena (OI, 645, “O primeiro editorial e os equívocos de Hipólito”) contém alguns erros e […]

Suzana Singer

“COMO NA Fórmula 1,‘ser o primeiro’ é uma das metas do jornalismo on-line. Em ritmo frenético, os sites disputam diariamente quem vai dar a notícia antes dos outros. Na quarta-feira, a Folha.com derrapou feio nessa corrida. Às 18h34, quando ainda acontecia o julgamento no Supremo Tribunal Federal, saiu a notícia ‘‘Supremo decide extraditar Cesare Battisti […]

Internet: a culpada?

Já ouvi muita gente reclamando da quantidade de lixo que, via internet, é atirada em nossos endereços de e-mail. No meu caso, passo mais tempo apagando ofertas as mais diversas do que lendo coisas que realmente me interessem. Mas não culpo a internet, por quem tenho simpatia por inúmeras razões. Pensem na velha caixa de […]

O discurso midiático da globalização

Sempre é tempo de pensar a comunicação na ordem social, pois nos tempos modernos continua havendo um intenso debate acadêmico em torno das lógicas econômicas, que seriam responsáveis pela padronização do pensamento social, numa posição de questionamento das desigualdades e democracia. Na realidade, o ponto de visão talvez devesse ser outro, pois não se trata […]

Exercícios de memória seletiva

O Estado de S. Paulo publicou na terça-feira (7/6) reportagem (“Dante Alighieri comemora um século”) sobre o centenário do Colégio Dante Alighieri, um dos mais prestigiosos de São Paulo. Não há no texto qualquer informação sobre o passado fascista da instituição. Passado fascista. A expressão é dura, mas verdadeira. Entre outras fontes que o atestam […]

Um fato concreto, uma pauta descartada

Meus prezados observadores. Há anos ocupo o presente espaço para comentar e criticar a imprensa. Às vezes, também a elogio. Dessa vez, não sei bem como qualificar o acontecido. Ocorre que vislumbrei um fato, a meu ver interessante, e liguei para amigos jornalistas como sugestão de pauta. Nada ocorreu. Jornalões e revistas semanais não deram […]

Consumidor terá maior oferta de serviços

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é favorável à abertura do mercado de TV a cabo a todos os novos investidores, indistintamente, para estimular a ampliação da oferta do serviço e, consequentemente, tornar possível o acesso à banda larga para aproximadamente 4,4 milhões de novos domicílios -o que significará a inclusão digital de mais de […]

O coração do negócio

A Veja chegou ao coração do business de consultoria do então deputado Antônio Palocci com uma reportagem (“Sem contrato”, edição 2.221, 15/6) onde se substanciam informações difusas propagadas desde a publicação das reportagens da Folha de S. Paulo que levaram à demissão do primeiro ministro da Casa Civil da presidente Dilma Rousseff. Segundo o repórter […]

Paulo Machado

“‘Como diz o ditado popular, sem povo não se cria nada de novo, por isso, o desafio pela democratização da informação ambiental continua mais desafiador do que nunca, tanto no sentido de falarmos uma linguagem que o povo entenda quanto encontrar os meios que assegurem que a informação ambiental possa ir além dos atuais nichos […]

Os limites das redes sociais…

…nos negócios, nos produtos e nos serviços. Nos últimos anos, o “social” se tornou uma espécie de segunda natureza dos negócios e, como as redes sociais e seus usos não saíram das corporações para o mercado, o “social” veio de fora para dentro das empresas, criando, em algumas, uma preocupação que é segunda apenas para […]