Tuesday, 23 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Edição: 647

A falta de sustentabilidade na gestão

Mais de 30% de todas as empresas globais ainda são administradas segundo critérios inadequados, considerando-se o estado do mundo, as novas tecnologias e o conhecimento que recomenda a busca da sustentabilidade. A conclusão foi apresentada em pesquisa da área de Mudanças Climáticas e Sustentabilidade da empresa de consultoria KPMG e é tema de reportagem curta […]

A ponta de um iceberg

Os recentes ataques contra páginas web do governo e de empresas brasileiras podem ser vistos como o fruto da insegurança na rede, mas também levam a uma reflexão sobreo que está por trás de tudo isto. O que podemos detectar por meio da leitura dos comentários postados no Twitter, blogs, redes sociais e fóruns é […]

O desafio do leitor em movimento

Uma nota na edição de sexta-feira (24/6) da Folha de S.Paulo informa que o brasileiro é o leitor que mais utiliza tablets e smartphones para acessar conteúdo jornalístico. A notícia tem origem em estudo realizado pela empresa americana de consultoria ComScore, criada em 1999 e considerada a instituição de pesquisa com maior penetração e capilaridade […]

Pessimismo econômico coloca jornais em alerta

A onda de pessimismo econômico que começa a se espalhar sobre a Europa, como uma nuvem vulcânica, coincide com a disseminação de rumores cadavez mais fortes sobre o agravamento das dificuldades financeiras de alguns dos mais tradicionais grupos jornalísticos do Velho Mundo. A preocupação já vinha de antes, mas se agravou quando o The Guardian, […]

O jornalismo diante das novas mídias

Durante séculos, a imprensa orgulhou-se de ser insubstituível. Era o motor, o maestro e o filtro da sociedade. Elegia e derrubava presidentes, ditava moda e construía mitos. A partir de meados da década de 1990, com a popularização da internet, a irrevogável evolução tecnológica universalizou o conhecimento. Nasceram os sites de busca, os blogs e […]

Bullying e violência nas escolas

Mais notícias de violência nas escolas, com agressões e assassinatos, trazem de volta à mídia comentários e artigos sobre a prática do bullying. Desde o massacre de estudantes na escola do Realengo, no Rio, jornais, emissoras de rádio e televisão se dedicam frequentemente ao assunto, com ondas de palpites nas redes sociais. Para quem desembarca […]

“A rede é praticamente incontrolável”

Revolução foi a palavra utilizada pelo professor Venício A. de Lima para mensurar o impacto das novas tecnologias na comunicação de massas. Professor aposentado da Universidade de Brasília (UnB) e um dos grandes especialistas da área, durante sua participação no II Encontro de Blogueiros Progressistas, neste final de semana, ele deu o seu depoimento ao […]

Uma tragédia e um escândalo

Os grandes jornais de circulação nacional estão passando por um teste raro mas sempre instigante na atividade jornalística. É o caso do acidente com um helicóptero no litoral da Bahia, no qual foram vítimas amigos próximos do governador do Rio, Sérgio Cabral. Nem haviam ainda sido localizados todos os corpos, e a imprensa começou a […]

Sites do governo brasileiro vítimas de hackers

O governo brasileiro foi o mais recente alvo de uma onda internacional de ciberataques que já atingiu sites da companhia japonesa Sony e da CIA, a agência de inteligência americana. Três sites governamentais, incluindo o da presidência, ficaram fora do ar por mais de duas horas na madrugada de quarta-feira, 22. De acordo com a […]

Folha-shit”, a invenção genial

Front page (em inglês), la une (francês), primera plana (espanhol), primeira ou capa (português) designam o espaço mais nobre de um jornal. Proscênio, altar, janela, fisionomia, marca de identidade, mesmo na imprensa popular a primeira página sempre foi envolvida por uma aura de respeitabilidade. Neste reino da avacalhação, na última década as primeiras páginas começaram […]

The Guardian e o jornalismo seletivo

As grandes empresas jornalísticas estão tomando decisões de importância capital com a mesma ligeireza de cibernautas e tuiteiros. Tomados pelo pânico, os seus executivos estão reagindo de forma instintiva, espasmódica, oportunista. Olham para o amanhã sem dar-se ao trabalho de pensar no depois de amanhã. Entregam-se a elucubrações proféticas municiados por gadgets que se tornam […]

O primado da superficialidade

Faz parte do ideal iluminista a compreensão de que a imprensa serve, acima de tudo, para prestar um serviço público e este não é outro que o de dizer a verdade à população. Atuando assim, a imprensa favorece a construção de uma consciência crítica da realidade. Até aí, tudo bem. O problema é que este […]

O direito de morrer de frio

Reportagem da Folha de S.Paulo dá conta de que o prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab, planeja tirar das ruas, à força, usuários de drogas que recusem submeter-se a tratamento. A situação é extremamente grave na região central da cidade, onde a antiga “cracolândia”, que ocupava um trecho de rua, agora se expandiu por vários […]

Relato de uma experiência, 40 anos depois

Em 1971, há 40 anos, o então Departamento de Comunicação (COM) da Universidade de Brasília (UnB) participava de uma inédita e ousada experiência acadêmica: através de convênio assinado entre a UnB e a Secretaria de Finanças do governo do Distrito Federal (GDF), professores e alunos de Comunicação planejaram, criaram, produziram e veicularam “profissionalmente” uma polêmica […]

De quem é a credibilidade?

Muito se fala sobre credibilidade desse ou daquele veículo de comunicação, mas pouco se diz de quem é essa credibilidade mesmo. Nem mesmo os jornalistas se dão conta da força e do peso que dão aos veículos. Sempre pensei que difundir notícias é um privilégio e uma responsabilidade e vi essa ideia cristalizada no filme […]

Economia, política ou esporte?

Boa parte do material econômico e político mais quente – e com frequência mais escandaloso – tem sido proporcionado pela cobertura do Congresso Nacional. Numa semana a Veja mostrou como a Medida Provisória 517, conhecida como Frankenstein, permitiu a banqueiros quebrados entregar papéis podres para quitar débitos com a União. Na semana seguinte a Folha de […]

Anúncio de marca inglesa acusado de racismo

A marca de chocolates britânica Cadbury se envolveu em uma controvérsia com a modelo veterana Naomi Campbell depois que ela foi comparada a uma barra de chocolate em um anúncio. Naomi, que é negra, disse ter ficado chocada com o anúncio do chocolate ao leite Bliss, que dizia “Pode sair, Naomi. Há uma nova diva […]

Paulo Machado

“Depois de algum tempo em que os leitores vinham solicitando que a Agência Brasil incluísse a cobertura jornalística da cultura entre seus principais assuntos floresceu a requerida editoria. Trás à baila um debate curioso sobre viola, violeiros, musica de raiz, tronco de esperança, folhas de identidade e frutos de discórdia. Nessa vereda os galhos ficam […]

A banda mais bonita da universidade

Na última semana, o curso deComunicação em Mídias Digitais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi destaque na discussão – ainda recente – a respeito da precariedade das universidades públicas, tanto nas mídias locais quanto nas nacionais. Um vídeo-protesto postado na terça-feira (7/6) no YouTube pelos alunos e intitulado Construção. A banda mais bonita da […]