Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Edição: 662

Compradores misteriosos acabam com estoque de jornais

Aconteceu em Long Island, na costa leste americana: dois jornais locais de tamanho modesto tiveram um aumento sem precedentes nas vendas há duas semanas, quando dois misteriosos leitores compraram todos os exemplares que conseguiram encontrar pelo caminho. Os semanários Suffolk Times e Riverhead News-Review, que, juntos, haviam distribuído 8.620 cópias para venda em banca, tiveram […]

Paulo Rogério

“‘O jornalista pratica antes de tudo a comunicação e comunicar significa transmitir toda e qualquer informação’ – Marcello Rollemberg, jornalista A greve dos professores da rede estadual de ensino teve, na última quinta-feira, o ponto mais crítico até agora com o confronto violento entre grevistas e policiais na Assembleia Legislativa (AL). Um ‘cenário de guerra’ […]

José Queirós

“É uma situ­a­ção clás­sica na his­tó­ria das quei­xas con­tra os órgãos de comu­ni­ca­ção social. Se um acon­te­ci­mento público pro­mo­vido pelo Par­tido Comu­nista, e que este con­si­dera impor­tante pelos seus pró­prios cri­té­rios, não é noti­ci­ado, é certo e sabido que segue um pro­testo para a direc­ção do jor­nal (ou outro meio de comu­ni­ca­ção), even­tu­al­mente acom­pa­nhado de […]

Os novos riscos para a Amazon

O novo Kindle Fire, da Amazon.com, será a faísca que mudará o mercado de tablets. Mas também pode queimar a já pequena margem de lucro da empresa. Com o lançamento de um tablet projetado para muito mais que a leitura, a Amazon mira diretamente no iPad, da Apple Inc., que domina o mercado. Mas enquanto […]

Privacidade e regulamentação da internet

A internet tornou-se um dos mais importantes instrumentos de comunicação para o desenvolvimento econômico e cultural de nossa sociedade, para o aprofundamento da democracia e até para mobilizações políticas como as que testemunhamos atualmente em nações do mundo árabe. A reboque da internet, vieram os riscos de violação de garantias constitucionais individuais e coletivas, na […]

O texto prega a sensualidade como arma

Por achar que o anúncio de lingerie com Gisele Bündchen é preconceituoso e discriminatório, a Secretaria de Políticas para as Mulheres pediu sua saída do ar. O Instituto Patrícia Galvão diz não passar de estratégia para criar constrangimento e a propaganda ser mais vista e falada, o que de fato já está acontecendo, como atesta […]

Ceticismo sobre o muffin de ouro

Um simples muffin virou destaque de jornal. Uma auditoria dos gastos do Departamento de Justiça dos EUA com comida e bebida em conferências citou – por nove vezes – em um relatóriointerno de 148 páginas que o órgão pagou US$ 16 (o equivalente a 30 reais) pelo bolinho, muito comum nos EUA. O escritório executivo […]

Milagros Pérez Oliva

“‘Niños obesos pierden peso con Kinect’. La noticia aparecía en la sección de Tecnología el pasado 22 de agosto. Sin duda el titular llamaba la atención y era de interés para cualquier lector preocupado por el grave problema de la obesidad infantil. Tres semanas más tarde, el 13 de septiembre, otra extensa información publicada en […]

A lingerie da modelo

Certo ou errado? Gisele Bündchen, de lingerie e salto alto, seduz seu homem (e os nossos também) no comercial de TV. A modelo dá más notícias para o marido. “Amor, mamãe vem morar com a gente.” “Estourei seu cartão de crédito.” “Bati com seu carro.” Gisele séria, de vestido comportado. E sensual, de calcinha e […]

Canal quer competir com grandes redes de notícias

Lançado com o objetivo de oferecer “notícias do mundo judaico”, o canal de notícias 24 horas Jewish News 1 (JN1) também pretende ser uma alternativa a redes como BBC, CNN, Sky News e al-Jazira. “Desde o começo do mundo, qualquer coisa com a palavra ‘judeu’ era notícia. Então, pensamos que era hora de alguém criar […]

José Queirós

“É uma situ­a­ção clás­sica na his­tó­ria das quei­xas con­tra os órgãos de comu­ni­ca­ção social. Se um acon­te­ci­mento público pro­mo­vido pelo Par­tido Comu­nista, e que este con­si­dera impor­tante pelos seus pró­prios cri­té­rios, não é noti­ci­ado, é certo e sabido que segue um pro­testo para a direc­ção do jor­nal (ou outro meio de comu­ni­ca­ção), even­tu­al­mente acom­pa­nhado de […]

Software pouco competitivo

O mercado de software e serviços de TICs deve chegar a R$ 63 bilhões em 2011. E a taxa de crescimento anual, até 2020, deve ser o dobro da do aumento do PIB (Produto Interno Bruto). Essas boas notícias (no link bit.ly/pV0ZDQ) seriam ainda melhores se não revelassem, também, que 97,3% das 75 mil empresas […]

Internet pode ser criada em regime público

Há alguns anos, organizações sociais que lutam pelo direito à comunicação vêm defendendo que a banda larga deve ser prestada em regime público, hoje restrito ao telefone fixo (STFC). Por sua vez, o governo federal nunca desenhou essa possibilidade no Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) por discordar do mérito da questão. Apesar de ainda […]

Femininamente incorreta

Indignação no governo. Com o corporativismo no Judiciário, que esteve a pique de sacramentar o esvaziamento do Conselho Nacional de Justiça e beneficiar os “bandidos atrás da toga”? Não. Com o corporativismo do Conselho de Ética da Câmara, que rejeitou a abertura de processo disciplinar contra o deputado Valdemar Costa Neto, um dos réus no […]

Canal islâmico encorajava doações em troca de oração

O Ofcom, órgão que regula a mídia britânica, multou em 75 mil libras (o equivalente a 215 mil reais) o canal islâmico Noor TV por ter encorajado telespectadores a doar dinheiro em troca de orações. “Membros suscetíveis da audiência, com dificuldades financeiras ou emocionais, podem ter sido persuadidos a doar dinheiro para a Noor TV”, […]

Milagros Pérez Oliva

“‘Niños obesos pierden peso con Kinect’. La noticia aparecía en la sección de Tecnología el pasado 22 de agosto. Sin duda el titular llamaba la atención y era de interés para cualquier lector preocupado por el grave problema de la obesidad infantil. Tres semanas más tarde, el 13 de septiembre, otra extensa información publicada en […]

Na era 2.0, o que significa conteúdo jornalístico de qualidade?

É inegável que a televisão e o jornal impresso ditaram certos costumes e hábitos, criaram modelos de sociedades e imputaram diretrizes classificatórias no que tange às categorizações de conteúdos. A agenda setting conduziu opiniões e ofuscou novas reflexões, estabelecendo regras e diferenciando o que seria informação séria, como política e economia, daquelas de cunho mais […]