Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Edição: 666

A prova de fogo

O Exame Nacional do Ensino Médio não é apenas um desafio para os alunos que decidem prestá-lo, e o fazem cientes das grandes vantagens que lhes são oferecidas. Tornou-se prova de fogo para o MEC e, de modo particular, para o ministro Fernando Haddad. A animosidade de certos textos jornalísticos contra Haddad transformou a realização […]

Sobre ser uma jovem repórter

Ao me aproximar do entrevistado, percebi que ele se arrumara especialmente para a entrevista. Camisa branca, bem passada. Cabelos penteados com pente de cerdas finas. Havia feito a barba naquela manhã. Estava muito cheiroso. Me aguardava na recepção do jornal com um sorriso sincero. Foi impossível não sorrir de volta. Assim começou a apuração da […]

Oximoro, a nova droga

A pior droga do planeta, tecnicamente falando, não é o crack ou a metanfetamina: é o poder do oximoro. Vejamos: o Pink Floyd fez fortuna com uma música que falava mal do capitalismo: a famosa “Money”. Bispos fazem fortunas tentando dar ao povo o mais indisponível dos bens: Deus. Donc: se ganha muito dinheiro falando […]

Pais preocupados após notícia falsa do Onion

O site The Onion publica notícias falsas – e absurdas. Mas como, por vezes, a vida real também é absurda, algumas histórias que saem no Onion acabam sendo levadas a sério. Foi o que aconteceu com uma pequena matéria publicada na semana passada que dizia que um estudo havia descoberto que qualquer estilo de criação […]

Paulo Rogério

“‘Para um jornalista, abandonar o compromisso com a verdade não é um deslize, é uma falha ética e grave…’ Rogério Christofoletti, professor e jornalista O jornal abriu a cobertura das denúncias de irregularidades no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) envolvendo o Colégio Christus apelando para o bom senso. Em Editorial no dia 27 de […]

Governo Kirchner não tem senso de humor

Em março de 2008, uma caricatura de Cristina Kirchner feita pelo cartunista Hermenegildo Sábat desatou a ira da presidente. A charge, publicada no jornal Clarín, a mostrava com um “x” sobre os lábios carregados de botox enquanto a cabeça de seu marido, o ex-presidente Néstor Kirchner (ainda vivo, na época), aparecia como um apêndice. Cristina […]

Os escândalos em campo

Andrew Jennings, o repórter da BBC de Londres que na semana passada foi ao Congresso brasileiro repetir ao Senado as acusações de corrupção que faz contra o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, entre outros figurões ligados à Federação Internacional de Futebol (Fifa), mantém também uma página na Internet dedicada ao tema […]

Ação contra Arianna Huffington deve ir a julgamento

Uma ação aberta por dois assessores políticos americanos contra a ex-socialite grega Arianna Huffington por supostamente ter roubado a ideia do site Huffington Post deve ser levada a julgamento, noticia Jeff Roberts [Paidcontent.org, 26/10/11]. Em novembro do ano passado, os democratas Peter Daou e James Boyce, ambos conselheiros da campanha presidencial de John Kerry e […]

Suzana Singer

“E já se foram seis. Pelas mãos da imprensa, os titulares da Casa Civil, Transportes, Defesa, Agricultura, Turismo e Esporte deixaram suas pastas apenas neste ano. Sinal de pujança da mídia ou de execração pública desenfreada? A verdade está no meio do caminho. Não há como negar o bom trabalho de jornais e revistas -especialmente […]

Paulo Machado

“O jornalismo acostumou-se a obter os assuntos da sua pauta na agenda do poder, dos grupos de interesse que dominam a economia, as finanças e a produção, nas autoridades de plantão, nas instituições consagradas e na chamada sociedade civil organizada. Mas e quando a pauta vem das ruas? Quando surge de movimentos aparentemente desorganizados, sem […]

O sensacional e o grotesco

O trabalho tem como objetivo evidenciar a espetacularização da mídia, que recorrentemente se utiliza do sensacionalismo exacerbado e do grotesco para vender a notícia para seus “consumidores”. Pretende-se mostrar a lógica capitalista e mercadológica, dominantes dentro da sociedade do espetáculo e como esta lógica rege as relações sociais, modificando representações pessoais, como o indivíduo pensa […]

Imprensa também vive contradições

Embora o mercado editorial argentino seja pródigo em títulos, não é segredo que a presidente recém-reeleita Cristina Kirchner vive às turras com jornais como Clarín (clarin.com) e La Nación (lanacion.com.ar). Mas nesse ambiente em que a liberdade de imprensa não vive um mar de rosas com a Casa Rosada, as bancas de Buenos Aires vendem […]

A era da selvageria

O vale-tudo da informação chegou a um ponto sem retorno. Historicamente, as jovens gerações de jornalistas entram com todo gás, querendo fazer carreira e, para tanto, seguindo os critérios de avaliação das direções. Se os critérios são tortos, forma-se uma geração torta. Foi assim com o rescaldo da campanha do impeachment, que consagrou os profissionais […]

Escândalo dos grampos telefônicos não afeta o Sun

O tabloide britânico The Sun, da News Corporation, vem conseguindo evitar qualquer reação comercial negativa por conta do escândalo dos grampos telefônicos no outro tabloide do grupo, o News of the World, fechado em julho passado. Segundo números revelados pelo grupo de pesquisas Nielsen, o medo de que anunciantes pudessem abandonar o Sun após a […]

Paulo Rogério

“‘Para um jornalista, abandonar o compromisso com a verdade não é um deslize, é uma falha ética e grave…’ Rogério Christofoletti, professor e jornalista O jornal abriu a cobertura das denúncias de irregularidades no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) envolvendo o Colégio Christus apelando para o bom senso. Em Editorial no dia 27 de […]

José Queirós

“A cor­rec­ção de erros nas notí­cias publi­ca­das na edi­ção para a Inter­net obriga a pro­ce­di­men­tos dis­tin­tos dos que são uti­li­za­dos no jor­nal impresso e o jor­na­lismo on line requer, pelas carac­te­rís­ti­cas pró­prias do meio, cui­da­dos suple­men­ta­res na defesa do rigor infor­ma­tivo. A frequên­cia com que sur­gem infor­ma­ções erra­das nas notí­cias da edi­ção elec­tró­nica — sus­ci­tando […]

Marcas e totens

Marcas comerciais, na atualidade, procuram construir as suas narrativas institucionais fora de um tempo histórico. Aquele tempo que é ou foi testemunhado e, de maneira documentada, narrado. As marcas por definição não devem pertencer a este mundo. Devem ser transcendentes. Uma expressão desse posicionamento comunicacional e mercadológico é o significado de slogans que se despregam […]