O vale-tudo da informação chegou a um ponto sem retorno. Historicamente, as jovens gerações de jornalistas entram com todo gás, querendo fazer carreira e, para tanto, seguindo os critérios de avaliação das direções. Se os critérios são tortos, forma-se uma geração torta. Foi assim com o rescaldo da campanha do impeachment, que consagrou os profissionais […]
Edição: 666
O tabloide britânico The Sun, da News Corporation, vem conseguindo evitar qualquer reação comercial negativa por conta do escândalo dos grampos telefônicos no outro tabloide do grupo, o News of the World, fechado em julho passado. Segundo números revelados pelo grupo de pesquisas Nielsen, o medo de que anunciantes pudessem abandonar o Sun após a […]
“‘Para um jornalista, abandonar o compromisso com a verdade não é um deslize, é uma falha ética e grave…’ Rogério Christofoletti, professor e jornalista O jornal abriu a cobertura das denúncias de irregularidades no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) envolvendo o Colégio Christus apelando para o bom senso. Em Editorial no dia 27 de […]
“A correcção de erros nas notícias publicadas na edição para a Internet obriga a procedimentos distintos dos que são utilizados no jornal impresso e o jornalismo on line requer, pelas características próprias do meio, cuidados suplementares na defesa do rigor informativo. A frequência com que surgem informações erradas nas notícias da edição electrónica — suscitando […]
Esta é a mensagem que enviei em tempo hábil para publicação na revista Veja: “Mensagem (Carta do Leitor): Ao publicar a foto da atriz Scarlett Johansson nua, em sua edição de 21 de setembro, no meu entendimento a revista Veja foi cúmplice de uma invasão de privacidade. As fotos foram feitas pela própria atriz em […]
Marcas comerciais, na atualidade, procuram construir as suas narrativas institucionais fora de um tempo histórico. Aquele tempo que é ou foi testemunhado e, de maneira documentada, narrado. As marcas por definição não devem pertencer a este mundo. Devem ser transcendentes. Uma expressão desse posicionamento comunicacional e mercadológico é o significado de slogans que se despregam […]
O que é liberdade de expressão? O que é censura? O que você acha de determinada mídia, num caso de repercussão, não noticiar por ter gente sua envolvida? Dois casos da afiliada da Rede Globo em Santa Catarina, a RBS, não foram divulgadas pela mesma. Além disso, os casos foram abafados sem prejuízo para o […]
Há uma corrente de analistas de mídia que acredita que o aumento do acesso às notícias por blogs e redes sociais diminiu a vida útil do jornal. Para estes analistas, o impresso estaria morrendo, e a publicidade não consegue acompanhar o ritmo. Uma campanha publicitária da Associação de Jornais dos EUA quer mudar exatamente esta […]
“O jornalismo acostumou-se a obter os assuntos da sua pauta na agenda do poder, dos grupos de interesse que dominam a economia, as finanças e a produção, nas autoridades de plantão, nas instituições consagradas e na chamada sociedade civil organizada. Mas e quando a pauta vem das ruas? Quando surge de movimentos aparentemente desorganizados, sem […]
Gostaria de fazer, uma vez mais, uma ressalva ao jornal O Povo. Uma vez mais porque antes havia feito uma observação/questionamento ao final de uma reportagem publicada n'O Povo online, sobre o por que de, em praticamente todas as matérias, ao final aparecer uma caixa de “Entenda a notícia” que normalmente é apenas de um […]
Quando eles despontavam no fundo da Redação, os mais velhos do Correio da Manhã esnobavam: “Xi, lá vem o Ismael Silva!” Ou: “Ah, não. Olha o Nelson Cavaquinho de novo.” Diziam isso não por desamor, mas porque era quase sempre no pior horário, entre as 5 e 7 da tarde, que Ismael ou Nelson cismavam […]
Pesquisa encomendada pelo comércio varejista chegou à conclusão que as classes D e E continuam sem dinheiro, mas dispostas a comprometer o parco salário em infindáveis prestações. Classe D, como decidiram os pesquisadores, é aquela que tem renda familiar de até quatro salários mínimos e a E pouco mais de mil reais, bem abaixo do […]
Embora proprietários de tablets gastem um tempo considerável consumindo notícias, eles relutam em pagar por conteúdo noticioso, revelou uma pesquisa divulgada na semana passada pelo Project for Excellence in Journalism, instituto de pesquisa em jornalismo do Pew Research Center, nos EUA. O estudo concluiu que 11% dos adultos americanos têm um tablet e gastam, em […]
Um dos ingredientes-chave em uma boa matéria é apuração original – e é isto que está por trás do artigo publicado no Washington Post sobre o senador Marco Rubio e sua declaração enganosa de que seria filho de imigrantes que deixaram Cuba quando a ilha já estava sob o comando de Fidel Castro, comenta, em […]