El editor de El Faro, un periódico digital salvadoreño, afirmó que personal del medio fue seguido tras realizar una investigación sobre una red criminal que involucra a funcionarios locales. Indicó, además, que un alto funcionario del gobierno le afirmó la semana pasada que miembros de una pandilla estaban molestos por sus informes sobre los presuntos […]
Edição: 687
Não pode passar sem registro o que está acontecendo em Mato Grosso na questão da liberdade de opinião. Um estado que é campeão em produção agrícola, mas que também se destaca muito no quesito da truculência das autoridades no trato com jornalistas independentes. Em março, dois ataques contra jornalistas estão causando grande indignação por aqui. […]
A democracia francesa tem uma peculiaridade que vigora nos anos de eleição presidencial: por determinação do Conselho Superior do Audiovisual (CSA), de meados de março até o dia do segundo turno – este ano começou dia 20 de março e vai até o dia 6 de maio –, todos os candidatos a presidente devem dispor […]
Fui a São Paulo participar de um seminário sobre Alberto Dines, promovido pela Fapesp [22/3/2012]. Dines fez 80 anos e o encontro também foi uma homenagem a esse gigante do jornalismo brasileiro. Falei do Departamento de Pesquisas do Jornal do Brasil, criado por Dines e uma espécie de Google da era analógica, pois atendia aos […]
Quando os candidatos presidenciais têm uma mensagem que querem divulgar, geralmente recorrem ao anúncio na TV. Mas o presidente Barack Obama, em busca da reeleição, começou sua campanha não com um comercial de 30 segundos, mas com um documentário online de 17 minutos. A aposta é que o filme, narrado pelo ator Tom Hanks, seja […]
Leitores não terão que pagar – pelo menos a curto prazo – para ter acesso ao site do Washington Post, comenta, em sua coluna [23/3/12], o ombudsman do jornal, Patrick B. Pexton. A cobrança pelo conteúdo digital foi um tema em destaque na mídia americana nas últimas semanas. Na semana passada, o sistema pago do […]
Com senso crítico que não poupou ninguém, o cearense Francisco Anísio Vianna de Oliveira Paula criou 209 personagens que marcaram gerações de brasileiros São muitas as maneiras possíveis para definir quem foi Chico Anysio. A que menos faz justiça à abrangência de sua obra é o habitual “humorista”. O termo “sociólogo do riso”, cunhado pelo […]
Há muitos e muitos anos, os profissionais do sabe-tudo informavam que banho fazia mal: muito banho dava algo chamado “refluxo”, um horror. O ideal, dizia um provérbio da época, era “um banho ao nascer, outro ao morrer”. Um bom remédio, para os sabe-tudo, eram insetos que sugavam sangue. Vacinas? Foi preciso usar a polícia para […]
Juntamente com o do meio ambiente, nenhum outro futuro tem sido tão discutido quanto o da comunicação. Nos últimos anos, temos assistido – e participado – de uma intensa troca de opiniões, tentando prever o que acontecerá com a forma como nos informamos, nos entretemos e nos relacionamos com outras pessoas e com as marcas. […]
Fui procurado recentemente por um grupo de alunos em fase de coleta de material empírico para um trabalho de conclusão de curso e uma das perguntas era: “Acha que a imprensa deveria ter uma atuação preventiva para com os problemas da sociedade?” A indagação fora feita num contexto de análise da receptividade da ideia do […]
A prática jornalística migrou para um caminho perigoso quando viu no sensacionalismo um padrão para atingir grande parte da população. Empresas de comunicação têm na informação o seu principal produto, porém deve-se questionar até que ponto a sociedade é informada verdadeiramente quando temas como violência, prostituição, drogas e crimes hediondos são a prioridade da mídia, […]
O presidente Barack Obama esteve em uma “lua de mel” com o New York Times em seu primeiro ano de governo, concluiu um estudo produzido por Stephen J. Farnsworth e S. Robert Lichter, das universidades Mary Washington e George Mason. Lichter e Farnworth usaram análise de conteúdo, técnica que permite que pesquisadores classifiquem declarações de […]
A avaliação de um artigo abrange muito mais do que apenas seus ingredientes factuais. A combinação de seus pontos de ênfase, título, tamanho e posição na página são planejados para se chegar a um significado e importância desejados, afirma em sua coluna [24/3/12] o ombudsman doNew York Times, Arthur S. Brisbane. Uma matéria de capa […]
Em tempo de proliferação de paparazzi e escândalos envolvendo grampos telefônicos, parece haver a crença de que o comportamento intrusivo de jornalistas é algo relativamente novo, o que não poderia estar mais longe da verdade. O jornalismo, por sua natureza, é – e sempre foi – intrusivo. Decidir se é justificável invadir a privacidade de […]