Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Edição: 702

Conflitos diminuem mas a divisão cresce

La tensión parece calmarse al interior de los medios de comunicación públicos – TV Públicay Radio Nacional– luego de los intentos de censura que se dieron como resultado del golpe parlamentario que derrocó al presidente Fernando Lugo, el 22 de junio de 2012. Reporteros sin Fronteras mantiene su vigilancia después de la tregua – provisional […]

A partícula do diabo

Está divertido ver na mídia as explicações sobre a descoberta da partícula subatômica que começa com um nome complicado, bóson de Higgs. Para simplificar, atribui-se um nome popular, chamando-a “partícula de Deus”. Mas pelo que se ouve daqueles que querem entendê-la, está mais para uma partícula do diabo. Agora as revistas semanais e os grandes […]

Após período de trégua, tabloides voltam a receber queixas

O número de queixas sobre o assédio de jornalistas e invasão de privacidade no Reino Unido está voltando aos níveis anteriores ao escândalo dos grampos no tabloide News of the World, ocorrido há um ano. O caso que levou ao fechamento do jornal envolvia a adolescente Milly Dowler, sequestrada e assassinada em 2002. Descobriu-se que, […]

Flanar na internet me faz trabalhar melhor

A internet é um estímulo à distração. É fácil entrar só para ver uns e-mails e cair em fotos do bebê da Beyoncé. Mas, há duas semanas, tive uma experiência diferente. Estava estressada, com um prazo a cumprir e frustrada a ponto de não conseguir trabalhar, quando comecei a usar o Twitter e o Tumblr. […]

Futebol, esperança e a Rio+20

Talvez a partida de futebol entre Alemanha e Grécia tenha sido mais importante que a Rio+20. Pelo menos é o que deu a entender a chanceler alemã, Angela Merkel – que não compareceu à conferência, mas foi ao jogo. Apesar das críticas, a agenda de prioridades de Merkel teve sua razão de ser. Aquele não […]

Assistencialismo e caridade em alta

Um mau indicador do grau de desenvolvimento da televisão brasileira é o crescente número de programas que promovem assistencialismo, distribuem dinheiro ou iludem com a promessa de deixar o espectador rico. Chamariz de audiência e, eventualmente, instrumento de promoção de marcas “parceiras”, essas iniciativas prosperam, em pleno 2012, no chamado horário nobre de todas as […]