Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Edição: 710

Um pouco de jornalismo

  Os jornais do fim de semana (8-9/9) finalmente começaram a vasculhar um pouco os perfis de candidatos às Câmaras Municipais. Com foco apenas no poder Executivo, a imprensa vinha relegando ao segundo plano os processos eleitorais no Legislativo, onde nascem algumas das carreiras desvirtuadas que acabam mais tarde engordando o noticiário sobre casos de […]

A bala é a lei

  Em duas páginas confrontantes, na edição de sexta-feira (7/9) da Folha de S. Paulo, duas notícias sobre crime e violência fazem uma síntese do problema da segurança pública nas grandes cidades brasileiras. Na primeira delas, o jornal narra o caso do professor de jiu-jitsu Alexssandro Nascimento, que foi morto a tiros de metralhadora por […]

Assim se passaram 15 anos

  Há quinze anos (5/12/1997), estreou no Observatório da Imprensa o professor Antonio Fernando Beraldo, da Universidade Federal de Juiz de Fora. Ele iniciou o tópico com a seguinte afirmação: “A divulgação de cifras e estatísticas, nos meios de comunicação, tende a distorcer a compreensão da realidade dos fatos, seja por falta de conhecimento das […]

O preço de uma eleição

  Cerca de 470 mil candidatos disputam uma vaga para prefeito ou vereador em todo o Brasil nas eleições 2012. Todo esse contingente está nas ruas e na TV apresentando sua plataforma política para os próximos quatro anos de mandato. Por trás de cada santinho, galhardete ou minuto na TV, há o trabalho de um […]

Imprensa, política local e a democracia torta

  O noticiário sobre as campanhas eleitorais tem uma falha essencial: os jornais apenas repetem a agenda induzida pelos marqueteiros de campanha, e o máximo que acrescentam de iniciativa própria se refere às análises sobre resultados de pesquisas de intenção de voto. Eventualmente, para colorir a cobertura, uma ou outra averiguação sobre declarações, promessas e […]

Muito leitor, pouca receita

  A notícia é apresentada pela Folha de S. Paulo de quarta-feira (5/9), em tom triunfalista: “Nunca as pessoas leram tanto jornal no mundo”, diz o texto. E explica: impulsionada pela leitura em novas plataformas digitais, como tablets e smartphones, a circulação global dos jornais aumentou 1,1% em 2011”. A informação, retirada do relatório anual […]

…de um jornalista chamado Anselmo

  De que morrem os jornalistas no Brasil? Dizem alguns estudiosos que as doenças cardiovasculares e o câncer vêm prevalecendo nos últimos anos. Mas há alguns subprodutos, como o álcool e as drogas, que ajudariam a aumentar essas estatísticas. Não chega a ser uma grande novidade, se lembrarmos dos muitos que já se foram em […]

Links rápidos permitem inserção integrada de vídeos e imagens

  Leitores mais atentos podem ter percebido uma compilação de links atípicos em uma matéria do New York Times, publicada no início de agosto, sobre assédio sexual no mundo dos jogos online. Os links tinham um destaque azulado e ícones pequenos que, quando clicados, abriam vídeos ou imagens – que ficavam sobre a matéria, mas […]

…de um jornalista chamado Anselmo

  De que morrem os jornalistas no Brasil? Dizem alguns estudiosos que as doenças cardiovasculares e o câncer vêm prevalecendo nos últimos anos. Mas há alguns subprodutos, como o álcool e as drogas, que ajudariam a aumentar essas estatísticas. Não chega a ser uma grande novidade, se lembrarmos dos muitos que já se foram em […]

Literatura em ritmo de jazz

Da mesma maneira que o poeta é um fingidor, como escreveu Fernando Pessoa, podemos dizer que o ficcionista é um mentiroso. Mais que isso, é um profissional da mentira, pois seu ofício consiste em fazer parecer verdade aquilo que deveras mente. Nesse sentido, Paulo Vilara revela-se um grande ficcionista no livro Jazz! Interpretações – Pequenas […]

Ascensão e queda da mídia social

Apenas um ano atrás, a mídia social parecia um grande sucesso e os investidores estavam eufóricos. Quando o LinkedIn abriu capital, em maio de 2011, suas ações mais que duplicaram, chegando a US$ 94,25. Durante o último ano, empresas da internet como Groupon, Zynga e Yelp fizeram suas estreias na Bolsa. O Facebook as seguiu […]

Jornalismo não é ciência

Jornalismo não tem objeto nem metodologia e, principalmente, produção de conhecimento acadêmico científico acumulado que justifique esta prática como ciência. O estudo do jornalismo, por outro lado, pode vir a transformar-se numa ciência, se a tendência a pensar a prática profissional se afirma entre os profissionais da imprensa e outros pesquisadores e professores universitários de […]

Um corpo em movimento

Em meados de 2004, iniciei uma pesquisa com enfoque na animação nacional, intitulada “A Evolução da Animação Brasileira em Peças Publicitárias”. Hoje, o trabalho faz parte do acervo bibliográfico da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, um local maravilhoso para variadas investigações acadêmicas, além de grandes descobertas. Neste período, também contei com relatos apaixonados, mesmo diante […]

O acerto de contas com o sistema Merkel

Há sete anos chefe do Estado alemão, Angela Merkel se mostra representante de um estilo de governo introduzido na cultura política por seu mentor, o ex-chanceler Helmut Kohl, e por ela meticulosamente aprimorado. Merkel apareceu pela primeira vez na mídia no contexto das “Mesas Redondas”, grêmio informal instituído pouco depois da queda do muro de Berlim. O […]

Acesso a conteúdo de entretenimento dispara

Um estudo feito pelas empresas Millenial Media e comScore revela que o consumo de celulares para diversão aumentou 82% de 2011 para 2012, superando o aumento de 55% no uso de smartphones. É uma boa notícia para estúdios, marqueteiros e anunciantes: embora as pessoas estejam diminuindo o uso dos celulares em casa, estão recebendo mais […]

Sociedade midíocre

O livro é um diálogo com as ideias do pensador francês Guy Debord: teses que descrevem a sociedade do espetáculo e seus limites. Debord acertou no diagnóstico, mas errou no prognóstico. Em A Sociedade Midíocre a proposta é provocar o pensamento com textos aforísticos, que vão de questões políticas a questões filosóficas e às mídias […]

Internauta brasileiro deixa o Twitter de lado

Nada parecia deter o avanço do Twitter no Brasil em meados de 2008. Verdadeira febre na internet, o microblog conquistava uma legião de usuários famosos, que a todo instante postavam tweets (mensagens) em apenas 140 caracteres. Mas, quatro anos depois, uma reviravolta. Apesar de ter criado até uma versão em português, a rede social americana […]

A Viúva e as “assessorias-photoshop”

O presidente Richard Nixon nunca entendeu por que o satanizaram por gravar as conversas que mantinha no Salão Oval da Casa Branca. Ele sabia que Lyndon Johnson grampeava seus próprios telefones (salvo aquele em que tratava de negócios); John Kennedy gravava audiências e reuniões; Franklin Roosevelt usava um aparelho do tamanho de um frigobar. O […]