Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Edição: 720

O homem de verdade e seu lado hard

Lançada em fevereiro deste ano pela Editora Mix Brasil, a H Magazine une-se ao pool de publicações voltadas para o público gay no país. Planejada para homens homossexuais maduros, na faixa etária acima dos 30 anos, a revista busca se diferenciar de outra revista famosa da mesma editora, a Junior. Enquanto nesta descortina-se para o […]

Postesquece o noticiário local

Nas próximas semanas, o ombudsman do Washington Post vai escrever sobre como imagina o futuro do jornal e o que é necessário para que ele prospere, e não apenas sobreviva. Parte de suas reflexões será baseada em suas análises e seu instinto, mas a maioria se dará a partir do que dizem os leitores do […]

Identidades expostas

A Folha de S. Paulo publicou na segunda-feira (5/11) entrevista com Annick Cojean, autora do livro O Harém de Kadafi, denúncia terrível de uma chocante realidade sintetizada no título: “Violência sexual era usada como arma de poder por Gaddafi. Jornalista francesa revela em livro rotina de estupros e escravidão feminina e uso do sexo como […]

NYT carrega os louros da cobertura

O canal MSNBC “chamou” a maior parte das vitórias de Obama, na madrugada. Fazia as contas e projetava ter vencido este ou aquele Estado, até atingir a reeleição. A Fox News vinha logo atrás, com minutos de diferença. Até que “chamou” Ohio e, ato contínuo, nas palavras do âncora: “Em essência, é a Presidência”. Foi […]

Regina Lima

“É muito recorrente fazer a distinção entre os conceitos do interesse do público e o interesse público, nas discussões sobre as expectativas do público em relação à mídia. No caso da televisão, em que essas discussões são mais frequentes, o interesse do público é interpretado como a soma das preferências subjetivas dos telespectadores na escolha […]

A mulher continua longe da primeira página

Las mujeres están claramente infrarrepresentadas en los medios de comunicación. Y sucede en todos los ámbitos: no solo tienen menor presencia como autoras de las informaciones que aparecen en la portada de los periódicos sino que también protagonizan menos historias de primera página. Los periodistas apenas recurren a fuentes expertas femeninas y las fotografías de […]

Qual o interesse do veículo?

Alguns veículos de comunicação brasileiros deixaram o papel fundamental do jornalismo de lado e passaram a ter como foco principal formar a opinião dos leitores. Não há dúvida de que o jornalista, por consequência de seu oficio, acabe com o título de formador de opinião. Sabemos que a total imparcialidade em relação à notícia é […]

A semiótica do negão

Um dia antes da eleição do presidente dos EUA, uma negra norte-americana explicava em primeira página de jornal por que não votaria em Barack Obama: “Não vejo o mundo pela ótica da cor”. Coerente com a democracia das razões, pouco se lhe dá que o mundo a veja por essa ótica, que ela rejeita. O […]

José Queirós

“Entre várias men­sa­gens de crí­tica ao jor­nal que me che­ga­ram nos últi­mos dias encon­tro um deno­mi­na­dor comum: os erros que os lei­to­res apon­tam pode­riam em geral ter sido evi­ta­dos com uma receita sim­ples — menos pre­ci­pi­ta­ção e mais refle­xão. Menos fre­ne­sim na divul­ga­ção de notí­cias na edi­ção elec­tró­nica, menos deci­sões edi­to­ri­ais apres­sa­das pelo jogo de […]

As mudanças no jornalismo cultural

Piza (2008) data 1711 como o marco dos princípios do jornalismo cultural, mesmo ano em que foi lançada a revista The Spectator por Richard Streele e Joseph Addison, em Londres. A finalidade do lançamento foi “tirar a filosofia dos gabinetes e bibliotecas, escolas e faculdades, e levar para clubes e assembleias, casas de chá e […]

Um estatuto não seria prejudicial à imprensa

Editores britânicos estão preocupados com o fato de que Lorde Brian Leveson proponha, ao final do Inquérito Leveson, um estatuto regulador para a imprensa, apoiado por lei, que possa vir a ser ruim para a liberdade da mídia. Na opinião de Brian Cathcart [The Guardian, 7/11/12], no entanto, um regulador que seja capaz de realizar […]

Postesquece o noticiário local

Nas próximas semanas, o ombudsman do Washington Post vai escrever sobre como imagina o futuro do jornal e o que é necessário para que ele prospere, e não apenas sobreviva. Parte de suas reflexões será baseada em suas análises e seu instinto, mas a maioria se dará a partir do que dizem os leitores do […]

Identidades expostas

A Folha de S. Paulo publicou na segunda-feira (5/11) entrevista com Annick Cojean, autora do livro O Harém de Kadafi, denúncia terrível de uma chocante realidade sintetizada no título: “Violência sexual era usada como arma de poder por Gaddafi. Jornalista francesa revela em livro rotina de estupros e escravidão feminina e uso do sexo como […]

De olho no New York Times

O editorial do New York Times de 18 de março de 1998 censurou o papa João Paulo II por ter defendido o silêncio do papa Pio XII durante o 3º Reich, no qual judeus e outros povos teriam sido perseguidos e mortos pelos nazistas, na Alemanha. Porém, em contradição, o mesmo New York Times enalteceu […]

Marketing líquido

A legitimidade social do marketing parece oscilar em vagas. Houve um momento, quando as primeiras teorias mercadológicas começaram a ser discutidas no país, em que a sua importância parecia indiscutível. Nobre atividade profissional, o marketing consistia em um fundamental vetor de desenvolvimento das empresas e, consequentemente, das economias nacionais. Entretanto, uma onda crítica avassaladora que […]

“Desta vez a minha história virá à tona”

Ninguém ouviu a história de Deborah Cogger. Nem professores, nem assistentes sociais. Até mesmo os tabloides acharam o caso muito explosivo para ser publicado. Agora, 38 anos depois de sair da escola reformatória Duncroft, em Surrey, na Inglaterra, Deborah, hoje com 52 anos, conseguiu, enfim, que sua história viesse à tona: ela e muitas outras […]

Transição para o digital está a caminho

No início do mês passado, pouco menos de 20 executivos e chefes da equipe editorial do Guardian reuniram-se, numa casa de caridade no norte de Londres, para discutir o futuro de seu jornal. Havia sete assuntos em pauta. Mas foi um deles – “passar somente ao jornal digital não é uma opção” – que conseguiu […]

Nos bastidores das reportagens sobre o desastre

Nestes tempos de pós-eleição, frases como “um golpe devastador” e “uma perda esmagadora” são tão comuns quanto fotos de Lady Gaga de biquíni no Twitter. Mas, e quanto à verdadeira devastação, a verdadeira perda das duas últimas semanas – as casas e as vidas arruinadas pelo furacão Sandy? Apesar da cobertura, mais do que necessária, […]

O pensamento crítico da realidade midiática

A Economia Política da Comunicação (EPC) é uma das interdisciplinas emergentes do campo da Comunicação no Brasil, assim como a Folkcomunicação, a Cibercomunicação e outras. Sua linha de análise dedica-se a estudar os processos de produção, distribuição e consumo dos produtos comunicacionais e culturais no capitalismo contemporâneo. Enquanto interdisciplina, a EPC permite em seu interior […]

A lição que vem de Ponta Porã

Investigar, prender bandidos – uma rede de atiradores, matadores, planejadores, organizadores, distribuidores e vendedores de drogas e armas –, nada disso será suficiente no combate a criminalidade dominante em São Paulo, amplamente noticiada pela mídia nas últimas semanas, se não for realizada com eficácia, pelos governos paulista e federal, a principal lição que vem da […]