Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Edição: 731

Um acordo, um ganhador

Atentos aos fatos que geram manchetes e provocam debates, observadores da imprensa eventualmente deixam escapar acontecimentos fortuitos que podem ser sinais importantes de mudanças no cenário da mídia. Veja-se, por exemplo, a notícia publicada no fim de semana sobre o acordo feito entre o Google e o governo da França, pelo qual a maior empresa […]

O país dos trinta Berlusconi

A organização Repórteres sem Fronteiras publicou, em 24 de janeiro de 2013, um relatório intitulado “Brasil, o país dos trinta Berlusconi”, que aborda os importantes desequilíbrios e obstáculos que caracterizam o horizonte midiático do gigante sul-americano. O documento se baseia em uma investigação realizada em três etapas – Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília […]

A surpresa dos indicadores

Alguns aspectos do desempenho da economia brasileira em 2012 parecem apanhar desprevenida a imprensa na sexta-feira (1/02). Diferentemente do especializado Valor Econômico, que deu o assunto com menos destaque, os três principais jornais de circulação nacional trazem em suas primeiras páginas reportagens sobre a queda do desemprego em 2012 – tratando a informação como um […]

Time Inc. demitirá 500 funcionários

Segundo o Wall Street Journal, cerca de 500 pessoas serão demitidas da Time Inc., que publica títulos como Time, Sports Illustrated e People. Isso significa que os cerca de oito mil funcionários serão reduzidos em 6%. A empresa espera economizar cerca de US$ 100 milhões (em torno de R$ 199 milhões) com os cortes. As […]

‘NYT’ diz estar sob ataque há meses

O New York Times afirmou esta semana que foi alvo de ataques de hackers por conta da publicação de uma reportagem investigativa sobre a família do primeiro-ministro da China, Wen Jiabao. O jornalão americano informou que hackers chineses teriam invadido os computadores de seus funcionários e obtido as senhas usadas por eles. Segundo especialistas em […]

Entre a emoção e o escárnio

É parte das crenças nas redações que o jornalista, por viver imerso nos fatos e em contato quase permanente com os dramas da sociedade, acaba por desenvolver uma espécie de capa impermeável emocional. Essa seria uma qualidade exigida, por exemplo, para os repórteres de televisão e rádio, os âncoras dos telejornais e os entrevistadores em […]

Os governos pautam

Dia após dia os principais jornais do país deram espaço para declarações e anúncios midiáticos de governos das três esferas – federal, estaduais e municipais, mais o Ministério Público – motivados pelo incêndio de Santa Maria. Na quinta-feira (31/1), a Folha de S. Paulo ainda permanecia na mesmta toada: “Haddad promete avaliar segurança de boate […]

‘Sunday Times’ pede desculpas por desenho de premiê de Israel

Mark Ivens, editor do Sunday Times, de Rupert Murdoch, pediu desculpas “sem restrições” na terça-feira (29/1) por uma charge que mostrava o líder israelense Benjamin Netanyahu construindo um muro com a ajuda de argamassa vermelha, remetendo à sangue, e que provocou a fúria da comunidade judaica. No cartum, Netanyahu empunha uma espátula comprida e pontiaguda […]

O que faz um jornal perder credibilidade

Al abrir mi caja de mensajes esta mañana [domingo, 27/1] un lector refiriéndose a la publicación de la falsa foto de Hugo Chávez en este diario, me provoca : “¿Y ahora qué? ¿ donde queda la credibilidad de su periódico?” Ello me ha llevado a preguntarme sobre lo que hace perder credibilidad a un periódico. […]

Entre indignação e farsa

O luto e a indignação provocados pelo incêndio em Santa Maria (RS) estão imersos em ambiguidade. É desagradável e lamentável ter de constatá-lo, mas o fato de que vivemos numa sociedade do espetáculo é algo que se comprova todo dia. Há três questões: primeira, a exploração midiática, generalizada, com graus diferentes de descaramento (e qualidade […]

Como usar o drama para fazer marketing

No filme Nos Bastidores da Notícia (Broadcast News), de 1987, o personagem Tom Grunick, vivido por William Hurt, é um âncora de telejornal narcisista e inescrupuloso que manipula o aspecto patético do noticiário para ganhar audiência e, principalmente, prestígio profissional. Na sequência-chave da trama, ele edita um VT inserindo imagens de si mesmo chorando ao […]

‘Sunday Times’ pede desculpas por desenho de premiê de Israel

Mark Ivens, editor do Sunday Times, de Rupert Murdoch, pediu desculpas “sem restrições” na terça-feira (29/1) por uma charge que mostrava o líder israelense Benjamin Netanyahu construindo um muro com a ajuda de argamassa vermelha, remetendo à sangue, e que provocou a fúria da comunidade judaica. No cartum, Netanyahu empunha uma espátula comprida e pontiaguda […]

Notícias de ganância e corrupção

A Folha de S. Paulo é o primeiro entre os grandes jornais de circulação nacional a tirar da manchete a tragédia que produziu mais de duas centenas de mortes em Santa Maria (RS). Embora mantenha o assunto como tema principal de seu caderno “Cotidiano”, preferiu dar mais destaque na primeira página ao aumento de preço […]

Jornalistas são presos em invasões a redações

Agentes de segurança do Irã invadiram a sede de quatro jornais e prenderam diversos jornalistas no que parece ser uma ação planejada para intimidar a mídia a poucos meses da eleição presidencial em junho. Fontes em Teerã disseram que os jornais Etemaad, Shargh, Bahar e Arman foram alvos de um grupo de policiais à  paisana […]

Alcance da legislação no país tem amplitude incomum

Quando o Brasil aprovou o direito de acesso a informações públicas, em novembro de 2011, se uniu aos mais de 90 países que respeitam os direitos democráticos fundamentais de seus cidadãos. Todos os níveis e Poderes da União teriam de cumprir um prazo de seis meses, até maio de 2012, para adotar regulamentação nesse sentido. […]

Propaganda trata espectador como milionário idiota

De que forma a publicidade veiculada na mídia poderia contribuir para o desenvolvimento da sociedade? Essa é uma das principais questões que deveriam frequentar com prioridade as mesas dos dirigentes da mídia brasileira. E a reação a ela certamente contribuiria para a diminuição das tensões sociais causadas pela diferença entre o grau de aspirações populares […]

Quem compra essas publicações no Pará?

A única publicação periódica do Pará que divulga a sua tiragem não é qualquer dos jornais diários ou outro veículo da grande imprensa local, mas um house organ trimestral: a Revista Leal Moreira. Sua tiragem é agora de 15 mil exemplares, auditada pela PwC, uma firma internacional, a Price Waterhouse, que começou a atuar no […]

Entretenimento e informação em Davos

O fato de que o Fórum Econômico Mundial, realizado na cidade suíça de Davos desde 1971, consiga tirar 2,6 mil profissionais de seus países sem saber precisamente a razão da ida ao local é uma façanha. Qualquer evento que cobre US$ 23 mil por assento (em torno de R$ 46 mil) tem algo a ensinar […]

A inveja no Facebook

Pesquisadores da Universidade Humboldt e da Universidade Técnica de Darmastadt, na Alemanha, fizeram um estudo com 600 pessoas e chegaram à conclusão de que o Facebook provoca sérios ressentimentos em cerca de um terço dos usuários. O que causaria toda essa amargura seriam sobretudo fotos de férias e a comparação com o nível de socialização […]

Cobertura online das eleições presidenciais de 2010

Uma análise de enquadramento (framing analysis) sobre a cobertura das eleições presidenciais brasileiras de 2010 por grandes jornais e revistas online, incluindo colunistas e blogueiros, revelou as preferências ideológicas dos jornalistas e das empresas para as quais trabalham. O confronto direto entre o então presidente Lula e os maiores grupos jornalísticos do país ficou evidente […]