Wednesday, 24 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Edição: 733

A hora de regulamentar o direito de resposta

Hoje (5/2) o TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo) iria julgar a apelação da editora Abril no processo de direito de resposta que movo contra a revista Veja. Haveria a defesa oral, mas foi adiada a pedido dos advogados da Abril. Quando o ex-ministro do STF Ayres Britto liquidou com a Lei de Imprensa, […]

Brasileiros reinam nas redes sociais

Ano passado, quando os membros da família Barbosa avacalharam seu ensaio de um velho hino evangélico num vídeo caseiro, ele acharam aquilo muito engraçado – tanto que postaram o vídeo no YouTube. Mas eles não esperavam que o resto do Brasil riria junto com eles. Dentro de poucas semanas, o vídeo foi visto e compartilhado […]

As lições aprendidas com os ataques à mídia americana

Nem toda organização de mídia é um alvo tão tentador para hackers como osjornaisNew York Times, Washington Post eWall Street Journal, e nem toda empresa pode pagar por consultores de segurança da computação. Os ciberataques a esses jornais não surpreenderam correspondentes internacionais que repetidamente enfrentam ataques de hackers a suas caixas de email. Mas observar […]

Brazil: The Social Media Capital of the Universe

  When Barbosa family members botched their cover of an old Brazilian gospel song last year on a family video, they thought it was pretty funny—funny enough to upload to YouTube. But they didn't expect the rest of Brazil to laugh along with them. Within weeks, though, the video was viewed and shared millions of […]

A internet que (quase) ninguém vê

Para alguns críticos, um dos filmes que melhor representa o grande debate da era digital é Minority report – A nova lei. No longa-metragem futurista, dirigido por Steven Spielberg e lançado em 2002, a sociedade abdica de sua privacidade em nome da segurança: qualquer cidadão pode ser rastreado e ter suas ações controladas com o […]

A guerra robótica de Barack Obama

A administração Obama vem procurando uma justificativa legal para matar cidadãos americanos considerados terroristas fora do país. Sem julgamento ou qualquer envolvimento legal. Se não puderem ser capturados, serão executados. A coisa toda era para ficar fora das vistas da imprensa, mas depois que um documento de 16 páginas acabou por ser divulgado pela NBC, […]

Jornais nos EUA acusados de cumplicidade com o governo

Organizações de notícias americanas enfrentam acusações de cumplicidade depois de vir à tona a informação de que teriam cedido à pressão do governo de Barack Obama para não revelar a existência de uma base secreta de aviões não-tripulados (“drones”) na Arábia Saudita. Em meio a uma nova investigação sobre o sigilo da administração Obama sobre […]

Celebrando o passado em papel, de olho no futuro digital

O Financial Times comemorou, na quarta-feira (13/2), 125 anos de existência. Nascido da necessidade de se criar um “amigo do financista honesto e do corretor respeitável” – seu lema em 1888 –, em um tempo em que os mercados cresciam e se globalizavam rapidamente, o jornal teve sua sede, em Londres, iluminada de cor de […]

O que pode estar ocorrendo em SP e SC?

Na manhã de 8 de fevereiro de 2013, a publicação online “G1 Santa Catarina” exibe como manchete: “Cinco veículos são incendiados na nona noite de atentados em SC“. O mesmo veículo aponta que “O número de ataques subiu para 78 e chegam a 25 as cidades atingidas (…)”. A notícia também dá conta de que […]

‘NYT’ pode ter versão para universitários

O novo CEO do New York Times, Mark Thompson, considera lançar uma edição do jornal voltada para o público jovem. Em uma conferência para discutir os números do quarto trimestre de 2012, Denise Warren, chefe de publicidade e gerente do site nytimes.com, reconheceu que o Times está procurando “um produto com potencial de entrada no […]

When E-Mail Turns From Delight to Deluge

  IN the not-so-distant past, the chipper AOL sound of “You’ve got mail!” filled me with giddiness and glee. I would eagerly check my in-box, excited to see what message had arrived. Those days are long gone. Now, when I examine my various e-mail accounts, my main emotion is dread. One morning last week, I […]

Um gesto nobre

Conocí al Papa alemán, Benedicto XVI, cuando era aún el joven teólogo, Joseph Ratzinger, asesor del progresista episcopado alemán, durante el Concilio Vaticano II. Hace ahora 50 años. Ratzinger tenía entonces 35 años y era una estrella de la teología. Yo era un joven periodista que cubría el Concilio. Volví a encontrar a Ratzinger como […]

Os nativos digitais não gostam do papel

Em 1991, o instituto de pesquisas Pew Research Center perguntou pela primeira vez aos americanos se eles liam jornais. Naquele ano, 56% dos entrevistados disseram que sim. Em 2012, este número caiu para 29%. A rejeição dos jovens ao impresso talvez seja o principal fator responsável pela queda brusca da última década. Hoje, ainda segundo […]

Assinatura digital compensa perda com publicidade impressa

  No início do ano passado, a Gannett – maior editora de jornais dos EUA – anunciou seu plano de cobrar pelo acesso aos sites de suas publicações. O único que ficaria de fora do projeto seria o carro-chefe da empresa, o jornalão USA Today. Um ano depois, a editora, que divulgou o relatório para […]

Preconceito é que nem tiririca

“Época difícil, essa nossa, em que é mais difícil quebrar um preconceito do que um átomo.” (Albert Einstein) Vamos lá. O que poderá haver em comum entre Taro Aso, ministro de Finanças do Japão e também vice-primeiro-ministro do gabinete governamental do país, o coronel Ubiratan de Carvalho Góes Beneducci, da Polícia Militar de São Paulo, […]

Joel Silveira

Emocionante, o documentário de Geneton Moraes Neto exibido pelo canal Globo News no sábado (2/2) sobre Joel Silveira, apresentado como o “maior repórter brasileiro”. Pessoalmente, duvido sempre de expressões como “o maior” isso ou aquilo. O próprio Joel considerava João do Rio como o maior repórter e eu sempre discordei dessa escolha. Conheço uns cinco […]

Redes sociais e anúncios disfarçados marcam novas estratégias

Desde a chegada das mídias sociais, empresas tentam encontrar a melhor maneira de anunciar seus produtos para os consumidores, sempre com resultados variados. Algumas companhias abraçaram a noção de que plataformas como o Twitter permitem interação constante, para o bem ou para o mal, com seus consumidores. Outras empresas se afastam dessa noção, como a […]

Álcool e mídia, tudo a ver

O balanço de acidentes em estradas no período carnavalesco revela duas faces: bom resultado da lei seca e certa hipocrisia da imprensa quanto ao abuso do álcool. Todos os principais jornais do país destacam, nas edições de quinta-feira (14/2), o fato de que a imposição de normas rigorosas para coibir a combinação entre bebida e […]