Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Edição: 733

Um gesto nobre

Conocí al Papa alemán, Benedicto XVI, cuando era aún el joven teólogo, Joseph Ratzinger, asesor del progresista episcopado alemán, durante el Concilio Vaticano II. Hace ahora 50 años. Ratzinger tenía entonces 35 años y era una estrella de la teología. Yo era un joven periodista que cubría el Concilio. Volví a encontrar a Ratzinger como […]

Os nativos digitais não gostam do papel

Em 1991, o instituto de pesquisas Pew Research Center perguntou pela primeira vez aos americanos se eles liam jornais. Naquele ano, 56% dos entrevistados disseram que sim. Em 2012, este número caiu para 29%. A rejeição dos jovens ao impresso talvez seja o principal fator responsável pela queda brusca da última década. Hoje, ainda segundo […]

Assinatura digital compensa perda com publicidade impressa

  No início do ano passado, a Gannett – maior editora de jornais dos EUA – anunciou seu plano de cobrar pelo acesso aos sites de suas publicações. O único que ficaria de fora do projeto seria o carro-chefe da empresa, o jornalão USA Today. Um ano depois, a editora, que divulgou o relatório para […]

Preconceito é que nem tiririca

“Época difícil, essa nossa, em que é mais difícil quebrar um preconceito do que um átomo.” (Albert Einstein) Vamos lá. O que poderá haver em comum entre Taro Aso, ministro de Finanças do Japão e também vice-primeiro-ministro do gabinete governamental do país, o coronel Ubiratan de Carvalho Góes Beneducci, da Polícia Militar de São Paulo, […]

Joel Silveira

Emocionante, o documentário de Geneton Moraes Neto exibido pelo canal Globo News no sábado (2/2) sobre Joel Silveira, apresentado como o “maior repórter brasileiro”. Pessoalmente, duvido sempre de expressões como “o maior” isso ou aquilo. O próprio Joel considerava João do Rio como o maior repórter e eu sempre discordei dessa escolha. Conheço uns cinco […]

Redes sociais e anúncios disfarçados marcam novas estratégias

Desde a chegada das mídias sociais, empresas tentam encontrar a melhor maneira de anunciar seus produtos para os consumidores, sempre com resultados variados. Algumas companhias abraçaram a noção de que plataformas como o Twitter permitem interação constante, para o bem ou para o mal, com seus consumidores. Outras empresas se afastam dessa noção, como a […]

Álcool e mídia, tudo a ver

O balanço de acidentes em estradas no período carnavalesco revela duas faces: bom resultado da lei seca e certa hipocrisia da imprensa quanto ao abuso do álcool. Todos os principais jornais do país destacam, nas edições de quinta-feira (14/2), o fato de que a imposição de normas rigorosas para coibir a combinação entre bebida e […]