Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Edição: 757

Por que os jornalistas ignoram o caso Snowden?

A maioria dos jornalistas novos ou experientes que conheço parece dedicar certo desprezo à tecnologia. Muitos se referem aos avanços da eletrônica e, em especial, aos equipamentos mais avançados da informática e das telecomunicações como “maquinetas”, “traquitanas” ou como “tecnicalidades” sem muito interesse para o leitor ou para os cidadãos em geral. Esquecem-se de que […]

A imprensa abre um olho

A mídia tradicional do Brasil, ou parte dela, surpreende o leitor atento na terça-feira (30/7), ao dar alguma atenção ao caso de pagamento de propinas em processos de licitação nos sistemas de transporte público de São Paulo e de Brasília. Ainda que discretamente, os jornais vão pontuando, aqui e ali, aspectos ainda periféricos da denúncia, […]

Inovação é ação

“Nada mais antigo do que o passado recente.” (Nelson Rodrigues, jornalista e dramaturgo) E nada mais atual do que sua frase, Nelson Rodrigues. De imediato devo dizer duas verdades ao leitor. A primeira –prepare-se, pois pode ser dura – inovação não é sinônimo de tecnologia. Ficou chocado? Segunda verdade: este não é um manual da […]

Mitos das redes sociais

Essas plataformas têm valor comunicativo e profissional que não as isenta de debate crítico acerca de seus aspectos mais controversos Ninguém duvida da imensa utilidade das redes sociais como ferramenta profissional e recreativa. Organizam um gigantesco contingente de usuários conforme suas afinidades e facilitam toda forma de comunicação interpessoal. Tornam a vida mais prática. Mais […]

Jornal da Califórnia prospera com volta do foco no impresso

A visão predominante na mídia lista várias formas de um jornal se suicidar. Gastar mais, multiplicando profissionais e páginas. Priorizar o impresso em detrimento do digital. Cobrar pela leitura on-line, com um “paywall”. O diário californiano “Orange County Register” fez as três coisas, surpreendendo o setor e criando dúvida sobre a longevidade da experiência. Passado […]

Manter privacidade será tarefa de novo órgão regulador

Com todas as câmeras focadas na porta do hospital onde nasceu, é difícil imaginar que o novo herdeiro da realeza britânica, George Alexander Louis, filho de Kate Middleton e do príncipel William, tenha alguma chance de privacidade. Assim que o furor do nascimento acabar, seus pais terão que ser fortes para deixá-lo longe dos holofotes. […]

Jornalistas sofrem para manter o assunto no ar

No primeiro nascimento real da era da internet, o pontapé inicial da cobertura jornalística foi dado no Twitter. Faltava pouco para as 6h em Londres (2h em Brasília) quando o fotógrafo Jesal Parshotam, de uma agência especializada na realeza, escreveu em seu microblog que Kate Middleton havia acabado de ser internada. O tuíte se espalhou […]

Laico, ‘pero no mucho’

Como se viu ao longo de toda semana, a impressionante profissão de fé que mobilizou milhares de fiéis das mais diversas procedências, aliada ao show midiático igualmente sem precedentes no país, fez da visita do papa Francisco para a Jornada Mundial da Juventude um retumbante sucesso em quase todos os sentidos. Quase porque, em matéria […]

Mais hispânicos consomem notícias em inglês

Um número crescente de hispânicos nos EUA está entrando em contato com notícias em inglês, de acordo com um relatório lançado pelo Pew Hispanic Center. Em 2012, 82% dos adultos entrevistados disseram que algumas das notícias que seguiam estavam em inglês. Em 2006, o número era de 78%. Quase um terço dos hispânicos, 32%, recebem […]

Ministro critica o Google por se opor a nova regra para web

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, defendeu a disposição do governo em obrigar empresas de internet a armazenar dados no país e questionou a posição de companhias contrárias à medida, como o Google. “O Google irá faturar R$ 2,5 bilhões este ano apenas com publicidade no país. Por que reclamaria?”, afirmou. A intenção do Planalto, […]

Governo vai montar ‘gabinete digital’

Depois das manifestações de junho, que ocorreram após intensa organização na web, o governo decidiu montar um “gabinete digital” para se comunicar, sem intermediários, com as redes sociais. Segundo a Folha apurou, o objetivo é abastecer o mundo cibernético com dados oficiais; monitorar e pautar o debate virtual; fazer disputa de versões, desfazer boatos e tentar, na […]

Gigantes da publicidade anunciam fusão

Duas das maiores gigantes da publicidade, a Publicis e Omnicom anunciaram, no domingo (28/7), em Paris, planos de fusão das duas empresas de US$ 35 bilhões, informou o Financial Times. O acordo vai remodelar a indústria de marketing global e afetar bilhões de dólares gastos pelas maiores marcas do mundo em todos os lugares, incluindo […]

Diretoria eleita com menos de 2% dos votos de jornalistas

De acordo com a pesquisa “Perfil profissional do jornalismo brasileiro”, realizada pelo programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UFSC, em convênio com a Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj, tendo o apoio da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo e Fórum Nacional de Professores de Jornalismo, entre os dias 25 de setembro e 18 […]

O furo e a barriga

É incomum começar um texto resumindo o assunto, mas neste caso posso esclarecer logo que “furo” é sinônimo de felicidade e “barriga” é o mesmo que fracasso para qualquer jornalista. Um furo pode se transformar em uma barriga, mas uma barriga nunca será um furo. Tecnicamente, a barriga ocorre quando o jornalista divulga uma informação […]

A igreja entre a retórica e a prática

Nos meus tempos de aluno do Colégio Santa Cruz, instituição modelar de ensino criada por padres canadenses, que tinham uma verdadeira preocupação social, embora a escola fosse frequentada pela elite paulistana, nas noites frias de inverno nós saíamos numa Kombi sempre acompanhados de algum padre ligado à OAF (Organização de Auxílio Fraterno), para levar não apenas […]

O suicídio dos jovens revolucionários

1 Se, no campo da musicologia, o ritornelo é a repetição de um trecho de uma composição musical (seu refrão), na filosofia de Deleuze e Guattari, por sua vez, ele é concebido como o conteúdo ao mesmo tempo retomado e em expansão da música, um mesmo que é um outro: repetição e diferença. Existe sempre […]

Sucesso do Facebook dá esperança para mais empresas

O sucesso da publicidade móvel do Facebook dá esperança às empresas que tentam lucrar dentro dos limites da tela do smartphone. O aumento de 75% em receita com publicidade móvel que a rede social teve no segundo trimestre não só reduziu o ceticismo de Wall Street sobre as perspectivas de negócios do Facebook como pode […]

Nova mega-agência vai liderar mercado brasileiro

O mercado de publicidade ganhou um novo líder, com a fusão dos grupos Omnicom, dos Estados Unidos, e Publicis, da França, dando origem a uma companhia com receita US$ 22,7 bilhões e capitalização de US$ 35,1 bilhões. O Publicis Omnicom Group ultrapassa o britânico WPP, que faturou US$ 15,95 bilhões no ano passado, e vai […]