Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1280

Edição: 758

A linguagem que veio das ruas

A análise da mídia requer atenção a detalhes da narrativa, como as escolhas de ícones e a sua distribuição no tempo e no espaço de cada mensagem, de acordo com o meio em que se aplica. Na rotina, as intenções que se escondem sob a falsa objetividade do texto jornalístico podem ser identificadas nos módulos […]

A caretice do noticiário

A acusação de que acertos corruptos para a construção do metrô paulistano remontam pelo menos ao governo de Mario Covas (1995-2001), revelada no noticiário da primeira semana de agosto sobre a suposta formação de cartel por fornecedores de bens e serviços, poderia ter criado oportunidade para retraçar as origens do finado Banco Rural, cuja extinção […]

Agência Xinhua divulga que compra de Post foi acidental

  A agência de notícias estatal chinesa Xinhua viu-se envolvida em uma gafe nesta semana ao republicar, como se fosse uma notícia verídica, um artigo satírico que afirmava que Jeff Bezos havia comprado online acidentalmente o Washington Post. O artigo, publicado na coluna satírica Borowitz Report, escrita por Andy Borowitz para a revista New Yorker, […]

Uma ruptura na indústria cultural

A mídia tradicional descobriu o fenômeno da Mídia Ninja duranteo período em que as manifestações de protesto que ocuparam grandes cidades brasileiras degeneraram em depredações e ações violentas da Polícia Militar. Muito rapidamente, a partir de dois artigos da jornalista e escritora Elizabeth Lorenzotti, publicados neste Observatório (ver aqui e aqui), o instigante coletivo de […]

Ruy e Roberto, a duas vozes

Para encerrar a série de edições especiais em comemoração aos 15 anos do Observatório da Imprensa na TV, o programa exibiu na terça-feira (6/8) uma homenagem a dois importantes jornalistas e empresários da mídia brasileira falecidos recentemente: Roberto Civita, presidente do Conselho Editorial da Abril, e Ruy Mesquita, diretor responsável do Estado de S.Paulo. Ambos […]

Plano de cobrança online do Sun inspira anúncio do rival Daily Mirror

O tabloide britânico The Daily Mirror revelou uma campanha agressiva para capitalizar em cima de seu arquirrival, o The Sun, que começaráa cobrar pelo seu conteúdo digital. Simon Fox, chefe-executivo da Trinity Mirror, que comanda o Daily Mirror, disse que o jornal lançou uma campanha em seu site com o bordão “As melhores coisas na […]

Advogado pede que secretário de Justiça retire intimação

David N. Kelley, advogado de James Risen, autor e repórter doNew York Times, pediu ao secretário de Justiça Eric H. Holder Jr. que retire uma intimação que pedia que ele testemunhasse sobre um fonte confidencial, em face das novas regras do Departamento de Justiça para obter informações de jornalistas em investigações. No dia 19/7, uma […]

Sinais vitais preservados

Os principais jornais de circulação nacional parecem revigorados na quinta-feira (8/8), mas não se pode afirmar se por méritos próprios ou por imposição dos fatos. Algumas decisões editoriais apontam para mudanças que já haviam sido notadas por outros observadores, por exemplo, no registro de que a Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo davam […]

Regina Lima

"O sensacionalismo na forma de notícias policiais que fazem um apelo emocional ao público com conteúdos que primam pelos detalhes sangrentos dos crimes, o sofrimento das vítimas e a monstruosidade dos acusados é visto como uma estratégia que a mídia privada adota para aumentar a circulação da informação, satisfazendo o que, na percepção desses veículos, […]

Cynthia Ottaviano

"Más de treinta profesionales de medios audiovisuales, a los que se agregaron columnistas de prensa escrita, participaron de un debate acerca del periodismo vinculado a temas policiales, organizado por la Defensoría del Público de Servicios de Comunicación Audiovisual de Argentina. La actividad reunió a cronistas, camarógrafos, editores, periodistas y productores ejecutivos de la TV Pública, […]

Regina Lima

"O sensacionalismo na forma de notícias policiais que fazem um apelo emocional ao público com conteúdos que primam pelos detalhes sangrentos dos crimes, o sofrimento das vítimas e a monstruosidade dos acusados é visto como uma estratégia que a mídia privada adota para aumentar a circulação da informação, satisfazendo o que, na percepção desses veículos, […]

I Am TOM. I Like to TYPE. Hear That?

BECAUSE Mike McAlary started reporting on cops for the New York tabloids in 1985, Nora Ephron’s play “Lucky Guy,”which recently completed its run, featured word processors on the newsroom desks rather than typewriters. Too bad. We in the ensemble would have loved to pound on bulky desk-crowding typewriters for the sound alone. Well, I would […]

Cynthia Ottaviano

"Más de treinta profesionales de medios audiovisuales, a los que se agregaron columnistas de prensa escrita, participaron de un debate acerca del periodismo vinculado a temas policiales, organizado por la Defensoría del Público de Servicios de Comunicación Audiovisual de Argentina. La actividad reunió a cronistas, camarógrafos, editores, periodistas y productores ejecutivos de la TV Pública, […]

Nate Silver: Big data’s biggest figure

Nate Silver has turned number-crunching into a glamour profession. Nate Silver was down on Anthony Weiner’s chances long before the selfie-snapping former congressman’s campaign to become New York’s mayor had to contend with the publication of a second wave of X-rated messages and priapic self-portraits. “I think his favourables were low enough that he had […]

Twitter apologizes to women abused online

Hours after successfully campaigning to have a woman —Jane Austen —featured on a new British banknote, Caroline Criado-Perez was bombarded with rape and death threats. The vast majority came via Twitter. At the peak of the frenzy last month, the 29-year-old freelance journalist was receiving about a threat every minute. Some of the politer messages […]

What’s New in Digital Scholarship

Editor’s note: There’s a lot of interesting academic research going on in digital media —but who has time to sift through all those journals and papers? Our friends at Journalist’s Resource, that’s who. JR is a project of the Shorenstein Center on the Press, Politics and Public Policy at the Harvard Kennedy School, and they […]

A agonia da empresa jornalística familiar

A venda do jornal The Washington Post para o empresário Jeff Bezos, anunciada na segunda-feira (5/8), além de carregar uma simbologia extrema sobre as mudanças radicais que vêm ocorrendo há duas décadas no mercado de comunicação, é mais um duro golpe contra a instituição do jornal controlado por famílias, que foi dominante na imprensa americana […]

Tucanos começam a ser abandonados

A Folha de S. Paulo e o Estado de S.Paulo não combinaram um desembarque em bloco do apoio ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, como aparentemente indicam as primeiras páginas dos dois jornais na terça-feira (6/8). Mas ele parece não contar mais com uma preferência política que lhe foi, até aqui, de grande utilidade. […]

Uma ruptura nos valores da imprensa

A imprensa brasileira tenta digerir a compra do tradicional jornal americano The Washington Postpor Jeffrey Bezos, criador da empresa de comércio eletrônico Amazon. De modo geral, as reflexões dos analistas, ao abranger a questão mais ampla da decadência da mídia impressa e as possibilidades da mídia digital, acabam por dirigir o debate para um ponto […]

‘Hegemonia comunicacional’

Quando anunciou recentemente que o governo da Venezuela pretendia construir uma “hegemonia comunicacional”, o ministro da Comunicação, Ernesto Villegas, não estava para brincadeira. Depois de sufocar as redes de TV independentes por meio de terrorismo judiciário e leis de exceção, o regime chavista ampliou seu assédio aos jornais que ainda ousam criticar o governo. O […]