Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Edição: 758

Intelectual brilhante, terno e generoso

Querido amigo, amado irmão, como assim? Partir dessa maneira, tão repentina? Falávamos ontem ao telefone preparando sua festa de 70 anos! Rimos, combinamos de almoçar… E acordo com essa notícia que ainda me dói na cabeça e no peito. Tantas coisas a preparar, a sonhar, a projetar… Como será possível sem você? O que posso […]

Como se derruba uma pauta

“Este é um tema para ser levado a todas as famílias, é mais próximo de nós do que parece. A gente tem de sacudir a sociedade”, afirmou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso à imprensa em Maio de 2011, antes da estreia do documentário Quebrando o tabu, no qual assume o comando de uma cruzada pela […]

Os rastros de ódio

A ditadura militar não gostava de jornalistas, exceto dos amestrados; mas a oposição democrática nos apreciava. Sarney e Collor adoraram jornalistas, depois odiaram jornalistas, mas seus adversários gostavam de nós. A polícia jamais gostou de jornalistas – abrindo exceção apenas para um pequeno grupo mais acessível. O Ministério Público adora jornalistas, especialmente os que aceitam […]

Gigantes da publicidade contra Google e Facebook

Por anos, o setor de publicidade era animado pelas mitologia da avenida Madison quanto a pequenas agências independentes, mas capazes de criar um bordão ou comercial de TV que se torna parte da cultura cotidiana dos EUA. O anúncio, anteontem, da fusão entre dois gigantes do setor, os grupos Omnicom e Publicis, que cria a […]

Jornalismo de mais ou de menos?

A cobertura ao vivo via streaming dos protestos no Brasil tornaram a Mídia NINJA um fenômeno. Passada a grande onda inicial de manifestações, os ninjas seguem com o trabalho, reúnem audiências de milhares e são constantemente tema de reportagens na grande imprensa brasileira e internacional. Na quarta-feira (24/7), o trabalho do grupo não só foi […]

Mapeamento do ensino do jornalismo

O Mapeamento dos Programas de Treinamento nas Empresas de Comunicação 2012 é a terceira experiência do Rumos Itaú Cultural – Jornalismo Cultural. O trabalho apresenta em seis capítulos o rito de passagem de estudante até a carreira profissional. Professores-autores aplicaram o questionário em 80 empresas ou grupos de comunicação no país. Em português. Leia também […]

Venda de livro cai, mas faturamento cresce

As vendas de livros deverão ter baixa performance em 2013, repetindo o desempenho do ano passado, segundo a presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), Sônia Machado Jardim. O número de livros vendidos caiu 7,36% em 2012, em relação a 2011, mas o preço do livro subiu e o faturamento cresceu 3,04%, totalizando […]

Blogs e tabloides, ferramentas sociais

A mídia (ou os canais de mídia, se preferir) tem sido nas últimas décadas a maior formadora de opinião do mundo. A globalização fez da imprensa uma criação de objetos para exposição. Não há mais somente a notícia, e sim, qualquer coisa que se possa despertar o interesse do leitor ou do espectador, como diz […]

A confusão entre um espião e um vazador de informações

O governo federal dos EUA está processando responsáveis por vazamentos em ritmo acelerado e com novas teorias – coletando informações, de e sobre jornalistas, chamando um de criminoso e ameaçando outro de ser preso. Em seu esforço inútil de persuadir a Rússia a devolver outro autor de vazamentos, Edward J. Snowden, a administração do presidente […]

Fundador da Amazon compra o ‘Washington Post’

O tradicional jornal norte-americano Washington Post, responsável pelas denúncias que levaram à queda do presidente Nixon, em 1974, no escândalo conhecido como Watergate, foi comprado pelo fundador e presidente executivo da Amazon, Jeff Bezos por US$ 250 milhões. Esse é o primeiro grande investimento do executivo fora do meio digital. O anúncio da negociação foi […]

Luto terceirizado

Não disse neste espaço que há uma divisão de gerações causada pela mídia social? Não disse que minha expectativa de privacidade é diferente da de jovens que documentam cada momento íntimo? Disse bobagem. O caso de um admirado âncora da rádio pública americana, um moderado jornalista de 61 anos que tuitou, ainda que com metáforas […]

Sem MTV, Abril quer sair do negócio de televisão

O que a Abril fará com as concessões de TV aberta e a infraestrutura que restaram com a empresa brasileira após o fim da parceria com a Viacom na MTV? Segundo fonte credenciada do grupo controlado pela família Civita não há ainda uma definição. “Vamos procurar o melhor negócio que conseguirmos fazer”, diz essa fonte, […]

A narrativa que se engaja nas manifestações

Na transmissão das manifestações do Rio eles mobilizaram 300 mil espectadores, mas pautaram o trabalho de colegas que falam e escrevem para milhões. Revolucionários, ativistas e alegadamente apartidários os integrantes do grupo de mídia alternativa Narrativas Independentes Jornalismo e Ação (Ninja) transmitem ao vivo, sem grande preocupação com a qualidade da imagem e edição. O […]

A nova voz da MTV

Ainda tomando pé da situação que o levou a mudar de canal após sete anos, Tiago Worcman conversou com esta colunista para entrevista que estampa uma página do Caderno 2, hoje [domingo, 4/8], no Estado de S.Paulo. Segue aqui uma versão ligeiramente estendida da publicação no Estadão impresso. Ex-diretor de programação do canal GNT, Tiago […]

Editora Abril anuncia reestruturação

A Editora Abril anunciou na quinta-feira (1/8) “mudanças nas estruturas editorial e comercial” de quatro unidades de negócio: Abril Segmentadas, Veja, Exame e Negócios Digitais. A reestruturação da empresa incluiu o fechamento de quatro revistas – Alfa, Bravo!, Gloss e Lola – e a demissão de “cerca de 150 profissionais das mais diversas áreas”, informou […]

New York Times Co. vende jornal para dono do Boston Red Sox

A empresa The New York Times Company informou no sábado (3/8) que concordou em vender o The Boston Globe e suas outras propriedades jornalísticas na região de New England a John W. Henry, principal dono da equipe de baseball Boston Red Sox. Assim, após duas décadas lutando para conter a queda em circulação e receita, […]

Mídia de massa vs. massa de mídias

A Folha de S. Paulo foi o único dos jornais de circulação nacional a reservar um espaço para a participação de representantes do coletivo Mídia Ninja no programa Roda Viva, da TV Cultura de São Paulo, exibido na segunda-feira (5/8). Ainda assim, o texto é apenas um relato burocrático de parte das perguntas e respostas, […]

Metamídia

No último domingo [28/7], a Folha de S.Paulo publicou um editorial intitulado “Mitos das redes sociais“, em que reconhece a utilidade das redes sociais “como ferramenta profissional e recreativa” e critica seus “aspectos mais controversos”. Vou fazer aqui com a Folha o que as redes sociais têm feito com a mídia tradicional; e, fazendo-o, pretendo […]

Total de assinantes digitais do ‘NY Times’ cresce 35%

O número de assinantes digitais de jornais do grupo New York Times Company (que edita o New York Times e o International Herald Tribune) cresceu 35% no segundo trimestre deste ano ante igual período de 2012. No total, a empresa tinha no segundo trimestre 699 mil assinantes das versões digitais. No primeiro trimestre, eram 676 […]