Wednesday, 24 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Edição: 759

O linchamento da Midia Ninja

Algumas das mais prestigiadas cabeças da imprensa têm se empenhado, nos últimos dias, a uma articulada operação com o objetivo de desmoralizar o coletivo de produções culturais chamado Fora do Eixo e, como resultado indireto, demonizar o fenômeno de midiativismo conhecido como Mídia Ninja. Não se pode dizer que esse movimento seja organizado, da mesma […]

A compulsão do arranca-rabo

Agora estão na pauta o vandalismo, a radicalização, o recurso fácil à baderna, o auê. No conjunto de perplexidades produzidas pelas jornadas de junho, a mais recente tem a ver com a drástica mudança ocorrida nos paradigmas das manifestações: há dois meses os protestos primavam pela forma pacífica, violência era exceção. Neste exato momento, o […]

O ‘status quo’ se mobiliza

Uma pequena nota publicada pela Folha de S. Paulo na edição de sexta-feira (16/8) reflete mais intensamente o impacto provocado pelo fenômeno da Mídia Ninjado que as centenas de páginas já produzidas por intelectuais de várias grandezas, jornalistas e curiosos, em jornais, revistas e nas redes sociais digitais. O texto em questão informa que o […]

O fim do jornalismo por ele mesmo

A entrevista ao programa Roda Viva (TV Cultura) dada pelos integrantes do grupo de mídia alternativa Narrativas Independentes Jornalismo e Ação (Ninja), responsáveis pela transmissão das manifestações ao vivo via streaming, recolocou o jornalismo no centro do debate sobre o papel da imprensa na sociedade brasileira. O papel da imprensa me parece claro. Foi, é […]

Uma legislação à espera de aplicação plena

Em junho, quando os primeiros protestos exigindo o combate à corrupção e melhorias na qualidade dos serviços públicos começavam a tomar as ruas do país, a Lei de Acesso a Informações Públicas completava um ano em vigor. Ferramenta indispensável para a transparência e o controle social dos gastos governamentais, a lei ainda não contagiou a […]

Um suposto eventual escândalo

Um exercício interessante na observação da imprensa é vasculhar velhos arquivos, com palavras-chave tiradas do noticiário atual. Esse exercício permite constatar, por exemplo, as diferenças de pesos e medidas aplicadas a notícias sobre temas assemelhados, que podem mudar conforme os protagonistas e segundo os interesses de cada veículo no período. O caso mais evidente é […]

II Salão Nacional do Jornalista Escritor

A Semana da Pátria terá uma atração a mais este ano na capital paulista. Nos dias 6, 7 e 8 de setembro (6ª.feira a domingo) acontece no Memorial da América Latina, Auditório Simon Bolivar (rua Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda), o II Salão Nacional do Jornalista Escritor, tendo como tema central O […]

Somos todos potenciais Amarildos

Os jornais de quarta-feira (14/8) trazem reportagens sobre manifestação ocorrida no Rio, na véspera, na qual foi exigida uma explicação das autoridades para o caso do pedreiro Amarildo Dias de Souza, que desapareceu há um mês, após ser detido por policiais na favela da Rocinha. As imagens do ato de protesto ocorrido em frente à […]

O presente da família Graham ao jornalismo

É fácil dizer que as mudanças são boas, mas quando elas acontecem, é um choque. Foi assim para as centenas de empregados do Washington Post como eu, quando ouvimos o patrão, na segunda-feira (5/8), anunciar que estava vendendo o jornal. Para avaliar o que aconteceu esta semana, você tem que compreender como era pessoal a […]

O que os jornais devem aprender com a Amazon

O que é intrigante sobre Jeff Bezos, que comprou o Washington Post recentemente, não é o fato de ele ser do tipo digital e nem que possui muito dinheiro (apesar de ambos ajudarem), mas de ter se especializado, desde que fundou a Amazon, na visão a longo prazo. A empresa perdeu dinheiro por nove anos, […]

15 dicas para usar melhor a ferramenta

Embora o uso de e-mail entre pessoas físicas esteja caindo em desuso, o uso da ferramenta continua em alta nas empresas, de acordo com um estudo feito pelo Radicati Group. Enquanto a troca de e-mails pessoais cai de 3% a 4% ao ano, o número de mensagens eletrônicas corporativas deve crescer, em média, 13% ao […]

Um pouco de tudo

O papo na rede social foi a Mídia Ninja, que deu entrevista ao Roda Viva representada por Bruno Torturra e Pablo Capilé. Infelizmente, acho que foi desperdiçada uma boa oportunidade de troca de ideias, menos pelos ninjas, diga-se, do que pelos entrevistadores, que insistiam – compreensivelmente, até – em entender de onde vem o dinheiro […]

O espírito do churrasco na laje

Não há nada que o ser humano faça com mais desenvoltura do que rotular as coisas, os outros. Trata-se do esporte mundial por excelência, pois não requer prática nem habilidades especiais; independe de status social, intelectual, número de praticantes, idioma, circunstâncias, enfim, nada mais democrático. A rigor, três ou quatro neurônios, uma pitada de derrisão, […]

MTV deixará rastros em outros canais

Com o sinal na TV aberta disponível até dia 30 de setembro, quando deixa de ser controlada pelo Grupo Abril, vira uma rede fechada e volta para as mãos da Viacom, dona da marca, a MTV Brasil vai continuar ecoando em outros canais. Precursora em formatos de programas e na comunicação segmentada para o jovem […]

A saúde na mídia

[do release da editora] No mundo todo e independentemente de classe social, a saúde é a preocupação número um das pessoas. E os meios de comunicação reagem a esse interesse. Tanto assim que os veículos de informação estão recheados de reportagens sobre saúde. A questão é: será que os jornalistas estão preparados para lidar com […]

A ‘Bravo!’ acabou. Viva a ‘Bravo!’

Sim, eu sei que sou só mais uma a lamentar o fim da revista Bravo!. Achei ruim demais da conta (como dizemos em Minas) que a Editora Abril tenha decidido extingui-la. Não duvido que as razões da editora sejam as mais justas possíveis porque, como sabemos, todos nós que labutamos nas variadas áreas do trabalho […]

Por que fazer um ‘crowdfunding’ para jornalismo?

Na semana passada, a Agência Pública lançou uma campanha de crowdfunding, um financiamento coletivo, visando levantar fundos para distribuir dez bolsas de R$ 6 mil para repórteres de todo o Brasil se dedicarem à pauta dos seus sonhos. O projeto se chama “Reportagem Pública” e é bem simples: os repórteres propõem ao público o que querem investigar, […]

Os gastos do Google com lobby nos EUA

O Google gastou US$ 18,2 milhões no ano passado em lobby com o governo americano, o segundo maior orçamento no país para o setor de "relações governamentais", apenas atrás do gigantesco conglomerado General Eletric (GE). O valor foi 70% superior ao gasto no ano anterior, 2011. A empresa de buscas na internet passou a verba […]