Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Edição: 770

Campanha para libertar jornalista ganha força

A Agência Central de Regulação da Imprensa da China divulgou ontem um comunicado expressando preocupação com a prisão do repórter Chen Yongzhou, acusado de espalhar boatos. O órgão oficial não pediu abertamente sua libertação, mas inclinou-se em favor da posição do jornal New Express – onde Chen trabalha –, que pediu sua libertação. “Esperamos que […]

Semana decisiva para a lei

Após mais de quatro anos de muitas idas e vindas, o Marco Civil da Internet deve finalmente ser votado esta semana na Câmara dos Deputados. O Marco Civil funciona como uma espécie de Constituição da internet brasileira e estabelece os princípios que governam a rede e os direitos fundamentais dos usuários. O projeto entrou em […]

O público e o privado IV

Hoje vou abordar dois aspectos da questão das biografias: o comercial e o cultural. Um ponto que tem sido enfatizado até aqui pelo grupo Procure Saber – ou pelo que a imprensa selecionou entre seus argumentos – foi a proposta de pagamento de royalties aos biografados. Penso que ela é equivocada. Vou explicar por quê. […]

Jornalismo de ciência desafiado

Divulgar ciência nunca foi fácil. E, atualmente, tanto se aprofundam os desafios dessa área quanto surgem novas oportunidades para realizar essa tarefa. Mas como conquistar o público em um momento em que se dispõe de grande volume de informação nos mais diversos formatos e abordagens? Esse foi o tema abordado na mesa-redonda ‘Os novos caminhos […]

Jornal chinês pede libertação de repórter – que confessa ter mentido

Em uma atitude considerada corajosa para um país onde a repressão à imprensa é rotineira, um jornal chinês publicou, na semana passada, um editorial de capa pedindo a libertação de um repórter detido após acusar uma conhecida empresa de fraude, falsificação de números de vendas e uso de relações públicas para difamar seus rivais. A […]

Tomás Delclòs

“La publicidad y los medios se necesitan. Estos son una plataforma para su comunicación y la primera es un ingreso vital para aquellos que son de acceso gratuito o cuyo precio es inferior a los costes de producción. Pero ambos se dirigen al lector y es fundamental una cohabitación amigable entre contenidos y publicidad para […]