Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Edição: 770

Roberto Carlos: a favor, mas com ajustes

Um dos principais personagens da polêmica das biografias que se instaurou a partir da atuação do grupo Procure Saber, o cantor Roberto Carlos falou, pela primeira vez, em entrevista ao “Fantástico” deste domingo, sobre sua posição em relação ao assunto. O cantor disse ser a favor da biografia não autorizada, desde que sejam feitos alguns […]

‘Biografia jornalística não é showbiz’

Enquanto está matéria era escrita, na tarde deste dia 23 de outubro, a Câmara dos Deputados debatia a urgência do projeto de lei que libera biografias não autorizadas no Brasil. E, mais uma vez, o plenário adiou a votação da proposta do deputado Newton Lima (PT-SP), que prevê a publicação das obras, independentemente da autorização […]

A comunicação como direito fundamental

Inúmeras têm sido as dificuldades enfrentadas pelos que lutam pela liberdade de expressão ao longo dos anos. Talvez a maior delas seja encontrar uma maneira simples e clara, capaz de traduzir para a linguagem comum, as diversas maneiras pelas quais o direito à comunicação diz respeito e afeta diretamente o cotidiano de cada um de […]

‘Aprendi a ser jornalista no Brasil’

Edouard Bailby é um repórter francês que começou a carreira em jornais do Rio no final dos anos 1940. Aos 84 anos, relembrando episódios de uma carreira vivida parte na França e parte no Brasil, ele organiza seus arquivos para fazer um livro de memórias a partir do extenso material que produziu para diferentes veículos, […]

Presidente da ABI morre no Rio

O presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) , jornalista Maurício Azêdo, faleceu nesta sexta-feira, aos 79 anos, no Hospital Samaritano, em Botafogo, onde estava internado. Ele teve uma parada cardíaca. Seu corpo será velado a partir das 8h deste sábado na capela 8 do Memorial do Carmo e sepultado às 16h no Cemitério São […]

O fim da credibilidade

Como fazer uma matéria tendenciosa, como conduzir os telespectadores ao ponto que queremos, como selecionar os argumentos que direcionam as pessoas a chegarem às conclusões que queremos, como desqualificar os argumentos contrários, como transformar problemas reais (como desigualdades sociais, alterações culturais da modernidade, crescimento da miséria, crescimento populacional) em argumentos para induzir os clientes a […]