Tuesday, 23 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Edição: 776

Lulu

Outro dia, alguns amigos da minha filha, de 15 anos, saíram de casa pedindo por favor que as meninas da turma deixassem boas avaliações sobre eles no aplicativo Lulu, a mais nova febre de quem usa celular e tem tempo sobrando para essas coisas. Elas prometeram que sim, mas não sei se fizeram. No Lulu, […]

Ouça a primeira emissora de rádio do mundo

Estava ouvindo esta manhã a primeira emissora comercial de rádio do mundo – a KDKA, de Pittsburgh, Pensilvânia, Estados Unidos – inaugurada no dia 2 de novembro de 1920. Não é surpreendente que ela ainda exista e esteja no ar? E mais: pode ser ouvida por você, na internet. Entre no site www.kdka.com, agora com o […]

O legado para a democratização da comunicação

A tristeza em relação ao falecimento de Marcelo Déda é intensa. O povo sergipano o reelegeu pelo mérito da competência administrativa, não há dúvida. Mas há um outro legado importante que Marcelo Déda deixa, mas desta vez para todo o Brasil e o governo do PT: Déda encarou de frente a questão da democratização da […]

#Lulu #injúria

Os americanos são aficionados por listas. Está em seu DNA cultural a incansável tentativa de categorizar, ordenar e atribuir notas a tudo que tenham contato. A revista Time apresenta anualmente a lista dos mais poderosos. A Forbes relaciona os mais ricos, a People os mais bonitos. O filme Alta Fidelidade – para muitos, referência cultural […]

O princípio da barata tonta

Verão é a época do sol nas praias e de baratas nos condomínios, pois esses insetos onívoros, que habitam o planeta há 300 milhões de anos, são cosmopolitas e excitáveis pelo calor. Algo como baratas tontas parecem os frequentadores de praias no Rio, tal como descritos pela imprensa local. O verão não é aqui um […]

Aproximação de conteúdos pode confundir e enganar leitor

A Comissão Federal de Comércio (FTC, sigla em inglês), órgão encarregado de proteger os direitos dos consumidores e evitar práticas publicitárias enganosas nos EUA, reconhece que não sabe como agir em relação à chamada “publicidade nativa”, aquela que não é óbvia e se confunde com o conteúdo noticioso. Mas o órgão alertou anunciantes que pretende […]

Lulus ofendidas

Recentemente, as redes sociais e as rodas de conversa foram tomadas pela polêmica em torno do aplicativo Lulu, em que mulheres avaliam o perfil de homens, atribuindo-lhes notas e comentários. Não interessa debater a questão dos direitos individuais por dois motivos. Primeiro porque é possível retirar seu perfil. E segundo porque, em tempos digitais, qualquer […]

Após acordo, teles dizem que apoiarão Marco Civil

O Marco Civil da Internet ganhou ontem [sexta, 6/12] o apoio que faltava para sua aprovação na Câmara. Durante reunião do Conselho Consultivo da Anatel, o diretor-executivo do Sinditelebrasil, Eduardo Levy, afirmou que o “setor de telecomunicações” chegou a um acordo com o relator do projeto de lei nº 2126/11, Alessandro Molon (PT-RJ) sobre o […]

Site estimula público a financiar reportagens

Foi lançado na semana passada o site americano Uncoverage, que tem como objetivo captar recursos por meio de crowdfunding, uma espécie de “vaquinha” virtual, para reportagens investigativas sobre temas como corrupção ou guerra da Síria. Nele, jornalistas e organizações sem fins lucrativos poderão buscar financiamento para reportagens que queiram produzir. Um dos parceiros da iniciativa […]

Quem vê tanta imagem?

Há uma cena memorável num dos últimos episódios da primeira temporada de Mad Men. Don Draper, o gênio da publicidade ainda em plenos anos 1950, explica para dois executivos da Kodak o valor do carrossel de slides. “Nostalgia, em grego, quer dizer a dor de uma antiga ferida”, ele diz, sua voz suave. A sala, […]

Lições esquecidas

A imprensa, de modo geral, foi pega de surpresa diante das manifestações iniciadas no final do primeiro semestre de 2013 em São Paulo, Rio de Janeiro e outras centenas de cidades brasileiras. Jornais, revistas, TVs e rádios não foram capazes de perceber com antecedência a agitação diante dos dramas de suas cidades e do país. […]

Mídia americana usa cautela para divulgar ligações para a polícia

Foi com cautela que a mídia dos EUA reagiu à divulgação das chamadas telefônicas ao serviço de emergência 911 de dentro da escola Sandy Hook, em Newtown, Connecticut, durante o massacre do ano passado. Em dezembro de 2012, o jovem Adam Lanza, de 20 anos, invadiu a escola e abriu fogo contra alunos e professores, […]

O vale-tudo do Facebook

Tanto insistiram que, devido à necessária divulgação do site que mantemos no ar desde 2005, projetamos endereço no Facebook, em que nos surpreende a ligeireza com que a perversidade e, em muitos casos, a mentira se propagam. Gente séria, com blogues e espaços virtuais respeitados, andou apresentando o filho do ex-presidente Lula como proprietário de […]

Iniciativa enfrenta a indústria e usuários

Após o escândalo das revelações da espionagem dos EUA contra seus aliados, desatado pelo caso Snowden, o Brasil envergou a bandeira do nacionalismo cibernético para garantir a proteção de dados e a transparência na internet. Além das desavenças públicas com Barack Obamadepois da revelação de que Washington espionou as comunicações da presidenta e de empresas […]

A internet não salvou o impresso. E agora?

Erik Brynjolfsson e Andrew McAfee, da Sloan School of Management, do MIT, realizaram, durante anos, uma pesquisa sobre os efeitos econômicos da tecnologia digital. Eles tinham a hipótese de que os desenvolvimentos tecnológicos causam rupturas temporárias, que resultam em perda de empregos a curto prazo, mas grande nível de emprego e prosperidade a longo prazo. […]

‘Start-ups’ dinamizam análise de dados

David Soloff está recrutando um exército de coletores de “hiperdados”. A Premise, empresa da qual ele é um dos fundadores, criou um aplicativo para smartphone que já está sendo usado por 700 pessoas em 25 países em desenvolvimento. Essas pessoas, na maioria estudantes universitários e donas de casa, fotografam alimentos e objetos de uso cotidiano […]

O grande peso das metáforas

Embora as metáforas de Hitler e do nazismo pareçam nunca desaparecer da maré tóxica do discurso público norte-americano, recentemente parecem ter dado lugar, temporariamente, às metáforas da escravidão e da Ku Klux Klan. Num recente discurso dirigido à coalizão Fé e Liberdade, a ex-candidata a presidente pelo Partido Republicano Sarah Palin afirmou que quando vencer […]

Facebook luta para manter o encanto

Quando Evan Spiegel perscrutou o futuro de sua companhia, a Snapchat, não viu o Facebook. Viu outra coisa, muito maior – uma rede social que poderia existir sozinha, fora do Facebook. O Facebook ainda é o serviço de mídia social predominante e tem sido um candidato atraente para muitas start-ups. A Snapchat provavelmente dispensou o […]

‘Marco Civil é uma legislação econômica’

Na avaliação do conselheiro da Anatel Marcelo Bechara, a discussão sobre o Marco Civil tem se dado de maneira “acadêmica” e “romântica”. Na visão dele, a questão deve ser tratada do ponto de vista econômico. “O Marco Civil da Internet não é uma carta de princípios. É uma legislação econômica”, afirmou ele durante o 27º […]