Tuesday, 16 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1283

Edição: 779

Tudo como no ano passado

O ano de 2014 está começando a se espreguiçar, com notícias sobre o fim dos feriados natalinos, movimento nas estradas e o registro do impacto das mudanças climáticas na vida cotidiana. Na edição de segunda-feira (6/1), o Estado de S. Paulo anota que uma hora de chuva foi suficiente para provocar uma queda de 11 […]

Snowden e Dreyfus: o papel dos jornais

As libações – ou o relax – da véspera abafaram a repercussão entre nós do corajoso editorial do jornal The New York Times de quinta-feira (2/1, ver aqui), no qual pede clemência ao governo Obama para Edward Snowden, o denunciador do gigantesco sistema de espionagem ilegal operado pela NSA. Em jogada ensaiada, o britânico The […]

Amar o jornalismo, criticar a imprensa

A imprensa brasileira funciona como um partido de oposição, mais eficiente, estruturado, coeso e determinado do que as agremiações políticas oficiais. Mas não se trata de um partido de oposição à aliança que governa o Brasil desde 2003: é uma organização política que em muitos aspectos se assemelha ao Tea Party americano, ou seja, um […]

O jornalismo do conflito

A posse do novo presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, noticiada na quinta-feira (2/1), cria a oportunidade para um rápido balanço do poder da República que capitalizou as atenções da imprensa no ano que passou. Principalmente por conta do julgamento da Ação Penal 470, e com a série de denúncias que vieram a […]

A sabedoria dos dados

Em 2017, haverá 3,6 bilhões de usuários de internet no mundo, praticamente a metade de população prevista para aquele ano, conforme estudo da empresa americana de tecnologia Cisco. Segundo a companhia, o tráfego anual de dados por dispositivos fixos e móveis deverá chegar a aproximadamente 121 exabytes por mês até 2017. Para dar uma ideia […]

Um fundo para o poço em que caiu o jornalismo

Por que quem ouve música paga, quem assiste a filmes paga, quem lê livros paga, mas quem procura se informar deveria receber notícias de graça? Por que novas ideias, como o iTunes, o Netflix ou o Kindle, ajudaram gravadoras, estúdios e editoras a monetizar seus produtos no mundo digital, enquanto o jornalismo continua como nos […]

Erivaldo Carvalho

“‘O Dia de Ano Novo é o aniversário de todo homem.’ Charles Lamb, escritor inglês No embalo das retrospectivas que tomam conta do final de ano, farei uma síntese de alguns dos assuntos que pautaram a coluna neste 2013 que se vai. Antes, merecem ser citados os grandes marcos de cobertura dos últimos doze meses: […]

Por trás da beleza dos fogos de artifício

Por séculos, as exibições pirotécnicas têm sido o ponto alto de celebrações realizadas em diferentes partes do mundo. A festa da passagem de ano na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, na noite desta terça-feira (31/12), deverá ser presenciada por 2,3 milhões de pessoas (ver matéria “Palcos do Réveillon de Copacabana recebem equipamentos; veja […]

Justiça como tragédia, Globo como farsa

Em O 18 Brumário de Luís Bonaparte(1852), Marx produziu esse argumento lapidar: “Hegel observa em uma de suas obras que todos os fatos e personagens de grande importância na história do mundo ocorrem, por assim dizer, duas vezes. E esqueceu-se de acrescentar: a primeira como tragédia e a segunda como farsa.” Podemos descolar esse conhecido […]

O que vem por aí

Há mais de 15 anos, o ConsumerLab da Ericsson estuda a relação entre humanos e produtos e serviços de tecnologia. Seu programa de pesquisa anual baseia-se em mais de cem mil entrevistas feitas em 40 países, com destaque para as 15 maiores cidades do mundo. É a partir deste material que os pesquisadores analisam as […]

Regina Lima

“Uma pesquisa feita pela Ouvidoria sobre as reclamações enviadas pelos leitores no decorrer de 2013, referentes às matérias publicadas pela Agência Brasil (ABr), descobriu 16 demandas para as quais as respostas da Diretoria de Jornalismo (Dijor) indicaram que as observações dos leitores seriam levadas em conta em possíveis futuras reportagens. Não se trata de erros […]

Saudades da ditadura

A Folha de S.Paulo e o Observatório da Imprensa noticiaram no sábado (14/12/2013) a morte do embaixador Manoel Pio Corrêa Jr. O mesmo fato, a mesma data, a mesma personagem, mas com abordagens completamente diferentes.  Para a Folha, tratava-se da morte de um bom velhinho, que adorava viagens e livros, especialista na Revolução Francesa, poliglota.  […]

Documentário sobre bastidores do Google

A National Geographic fez um documentário sobre como é trabalhar no Google. Filmado nos escritórios da gigante de buscas na China, na Rússia e no Googleplex, sua sede no Vale do Silício, o filme revela uma filosofia corporativa e uma postura singular entre as grandes empresas da atualidade. Em inglês. Leia também O jeito Google […]

Tendências tecnológicas para 2014

A senha é o corpo; o smartphone, a máquina. O ano que vai começar trará consigo a explosão, finalmente, da biometria nos aparelhos de consumo e a continuação, ainda mais, do telefone celular como aparelho/computador para tudo (e para todos). Laboratórios e áreas de pesquisa da Juniper, Ericsson, Gartner, Cisco ou IBM, entre outras grandes empresas, […]

As lições de junho de 2013

Qual foi o papel da mídia? Pergunta recorrente em se tratando de qualquer acontecimento de grande repercussão. Quando chamado a opinar, é inevitável: você acha que a imprensa influenciou no julgamento do mensalão? Fim de ano, retrospectivas: que balanço pode ser feito das manifestações de 2013? Como participei, por meio deste Observatório, das tentativas de […]

Cynthia Ottaviano

“En la nueva casa de la Defensoría del Público de Servicios de Comunicación Audiovisual de Argentina y en el marco de una serie de actividades por su inauguración, la Defensora Cynthia Ottaviano, encabezó la charla ‘Los derechos de las audiencias en América Latina. Las experiencias de Argentina, Brasil y México’. Acompañaron a Ottaviano en el […]

Publicidade tem segundo ano fraco no país

Os prognósticos de que 2013 não seria um ano nada brilhante para o mercado publicitário se confirmaram. Na indústria da propaganda brasileira, a quinta maior do mundo, repetiram-se os fracos números de 2012 e há cautela para 2014. De acordo com previsão da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), o ano deve terminar com […]

Suzana Singer

“O produto multimídia ‘Tudo sobre Belo Monte’, espécie de presente de Natal para os leitores da Folha, impressiona porque fazia muito tempo que não se via tamanho investimento em reportagem. Foram dez meses de preparo, 19 profissionais envolvidos e várias viagens à Amazônia. O conteúdo foi apresentado em textos, (lindas) fotos, vídeos, infográficos animados e […]

Nada por mim

O crescimento das mídias sociais ajudou a reconfigurar as paranoias de comportamento e facilitar as resoluções de ano novo. Com a ajuda de aplicativos quase gratuitos e de um punhado de amigos nas redes é possível comer melhor, dormir mais e viver uma vida mais ecológica, saudável, produtiva e segura. Seus usuários, fáceis demais, parecem […]