Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Edição: 788

Eufemismos

Quase todos os estudiosos que tratam das funções da linguagem destacam a função referencial, isto é, o fato de que falar é, em alguma medida, falar do mundo: de coisas por meio de palavras ou expressões e de fatos por meio de proposições. Assim, uma palavra como ‘árvore’ refere-se a uma coleção de indivíduos com […]

Os mecenas do jornalismo e a influência do patrocínio na notícia

Neil Barsky, ex-administrador financeiro de Wall Street, tornou-se o mais recente patrocinador do jornalismo investigativo nos EUA ao contratar Bill Keller, ex-editor executivo do New York Times, para chefiar o Marshall Project, seu novo empreendimento de jornalismo sem fins lucrativos. O projeto de Barsky, que cobrirá o sistema de justiça criminal, junta-se a uma pequena […]

Digitais e implacáveis

Ao longo da vida, Susan Sontag encheu seus diários com listas de palavras (“tegumento”, “fedora de aba caída”, “mingau”, “mofa”) que encontrava em suas leituras e viagens. Essas listas e os diários que as contêm podem ser consultadas, em grande medida, do mesmo modo como pesquisadores sempre consultaram arquivos literários: indo à biblioteca onde estejam […]

Fãs e ‘fakes’ do Facebook

A cultura de fachada do Facebook criou uma indústria paralela que se espalha pelos quatro cantos do planeta. Quem buscar no Google vai encontrar muitas empresas no Brasil e no exterior que vendem o que muitos dão de graça: “fãs” e “curtidas”. Em vez de construir uma reputação ou marca, o que dá trabalho e […]

A questão das vírgulas

“No futuro nós vamos usar vírgulas?”, pergunta este artigo da Slate. O texto parte da declaração de um linguista e professor da Universidade de Columbia, John McWhorter, para quem a vírgula está se tornando redundante na era digital – e poderia ser abolida sem causar nem coceguinha. “Tire as vírgulas dos textos que lemos por aí”, […]

Manchetes negativas geram mais cliques do que as positivas

Manchetes negativas atraem mais a atenção dos leitores do que as que contém termos positivos ou neutros. De acordo com um estudo realizado pelo site Outbrain, matérias cujos títulos continham termos como “nunca”, “pior” ou “má” tiveram mais cliques do que as que tinham as palavras “sempre” e “melhor” nos títulos. Segundo o estudo, as […]