Saturday, 20 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Edição: 789

Editora vai assumir chefia do Guardian.com

O jornal britânico The Guardian anunciou que Janine Gibson, até agora sua editora nos Estados Unidos, retornará ao Reino Unido para assumir a direção do site Guardian.com. O periódico disse ainda que fará outras mudanças na chefia este ano. Janine, que dirigiu a sucursal americana do jornal britânico quando ele divulgou uma série de reportagens […]

Os olhos dos homens nas eleições de 2014

“Os homens, universalmente, julgam as coisas mais com os olhos do que com as mãos, porque todos podem ver, mas poucos podem sentir. Todos veem aquilo que pareces, mas poucos sentem o que és; e esses poucos não ousam opor-se à opinião da maioria, que tem, para defendê-la, a majestade do Estado” (Nicolau Maquiavel, em […]

Âncora se demite ao vivo por discordar de invasão à Ucrânia

A jornalista americana Liz Wahl, âncora do canal russo RT em Washington, pediu demissão ao vivo afirmando que não podia mais trabalhar em uma emissora financiada pelo Kremlin depois da invasão russa à Ucrânia. “Pessoalmente, não posso fazer parte de uma emissora financiada pelo governo russo que encobre as ações de Putin”, afirmou ela durante […]

Tabu na TV

Um mês após o primeiro beijo entre homens ter ido ao ar no horário nobre da Globo, outro casal tabu começa a se formar na faixa das 21h. Na novela “Em Família”, a fotógrafa Marina (Tainá Müller) se encanta pela dona de casa Clara (Giovanna Antonelli) e logo percebe que estava apaixonada. Será que vai […]

Googlall

Vira e mexe, me vejo bisolhando o sujeito na mesa ao lado e espremendo o cérebro feito um limão: de onde eu conheço esse cara? Terá sido meu companheiro no chalé IV do acantonamento Rancho Ranieri, em 1987? O namorado da prima de uma ex-namorada, na faculdade? Um passageiro com quem troquei três frases na […]

Substituição na TV Cultura

Estou querendo entender o porquê da substituição de Maria Cristina Poli no Jornal da Cultura. Após ser apontada como a melhor âncora dos telejornais, é substituída. (Alice Oliveira, médica, Juiz de Fora, MG)

A cobertura da imprensa no primeiro ano de Francisco

Após o primeiro ano de papado de Francisco, o centro de pesquisas americano Pew Research Center fez uma análise da cobertura da imprensa nos EUA e concluiu que o ex-arcebispo jesuíta – nomeado Personalidade do Ano pela revista Time em 2013 – ficou classificado entre os maiores “geradores de notícias globais” nas grandes empresas jornalísticas […]

A novela das nove

Com algumas semanas de exibição, Em Família oscila entre 26 a 30 pontos de audiência no horário nobre, o que já mostra uma situação preocupante em relação às suas antecessoras. A novela, que deve ser também mais curta do que as outras (a mais curta desde 1979) por acordo entre a emissora e o autor, parece não […]

No Cade, Google defende-se e diz que não é monopolista

O Google, empresa que domina no mundo o serviço de busca de informações na web, negou ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) a prática de discriminação de sites que concorrem com os seus serviços de comparação de preços de produtos. Diz que não é monopolista e não detém poder de mercado capaz de barrar […]

Sobre pesquisas de mídia, empadas e pastéis

Demorou, mas chegou. Pela primeira vez, a indústria, o governo e o público têm à disposição dados precisos e abrangentes sobre os hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. O estudo encomendado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República foi elaborado pelo Ibope Inteligência, que ouviu 18.312 sujeitos em 848 municípios. Duzentos […]

Startup holandesa revoluciona consumo de notícias online

Os holandeses Marten Blankesteijn e Alexander Klöpping, ambos de 27 anos, criaram um conceito revolucionário para o consumo de notícias pela internet, sem que o leitor precise fazer cadastros múltiplos ou pagar pela assinatura de um monte de jornais e revistas online. Sua pequena startup, batizada de Blendle, tem como ideia central unir as grandes […]

Suzana Singer

A julgar pelo que se discute na imprensa – explosão da internet, derrocada dos impressos, perda de audiência da televisão aberta –, os brasileiros já entraram de vez no jornalismo 2.0. Não é bem assim. Uma pesquisa bastante abrangente sobre hábitos de mídia (18 mil entrevistas em 848 municípios), feita pelo governo federal, mostra que […]

Os embalos da notícia e da diversão na internet

Qual dos destaques interativos a seguir resultou em tráfego recorde para seus respectivos sites de notícias nos últimos meses: a) “Quanto tempo você já gastou no Facebook?”, para a revista Time; b) “O teste do dialeto interativo”, para o New York Times; c) “O gerador Adele Dazeem: ‘Travoltifique’ seu nome”; que apareceu na Slate; ou d) todas as […]

Brasileiro passa mais tempo na internet que na TV

O brasileiro com acesso à internet passa mais tempo na web todos os dias do que em qualquer outro meio de comunicação. Em média, são 3h39 diárias. Apesar disso, a TV é meio preferido da maior parcela da população, e os jornais impressos são os mais confiáveis como fonte de informação. Já blogs, redes sociais […]

As duas lógicas do carnaval do Rio

A consciência do momento histórico é um privilégio que junta, na análise da retomada do carnaval de rua do Rio de Janeiro, a frieza das estatísticas e a alegria dionisíaca de uma multidão que, assim como um século atrás, causava temor às autoridades. Lá no século 19, quando o carnaval eram dois, mas considerado privilégio […]

Conteúdo do ‘USA Today’ usado para fortalecer jornais locais

A Gannett, maior editora de jornais do EUA, resolveu adotar em seus jornais locais um modelo já conhecido no meio televisivo: utilizar o poder de uma marca nacional para fortalecer marcas locais. A companhia começou a inserir conteúdo do diário USA Today, um dos maiores títulos do país, em jornais locais de sua rede. Além […]

Daniela Nogueira

As críticas e as reclamações quanto às matérias ainda são o principal motivo de contatos dos leitores com o canal de ombudsman. Se somarmos com a quantidade de gente que liga para apontar nossos erros, de informação e de português, percebemos que o maior número dos contatos se refere a indicar um ponto negativo nosso. […]

Little data

As tecnologias de Big Data chegaram silenciosamente, mudando a estratégia de muitos negócios. Fatos dignos de ficção científica, como lojas de departamentos capazes de identificar se suas consumidoras estão grávidas a partir do padrão de consumo e serviços de busca mapeando em tempo real o progresso de pandemias já são notícia velha. Empresas e instituições […]