Tuesday, 23 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Edição: 805

Projeto conecta leitores e jornalistas

Em meio às manifestações de junho de 2013, que levaram milhões de pessoas às ruas do Brasil, o jornal carioca Extra aproveitou a mobilização popular para lançar um projeto pioneiro no país: o uso do aplicativo de mensagens WhatsApp na cobertura jornalística. De forma rápida, simples e direta, leitores passaram a enviar à publicação, pelo […]

A épica de nossos tempos

Blogueiros mexicanos e argentinos declararam guerra aos internautas que, avessos à Copa, transformaram em meme uma foto de Jorge Luis Borges acompanhada desta citação : “El gusto por el fútbol es universal porque la estupidez es universal.” A primeira batalha eles venceram, corrigindo a citação. “El fútbol es popular porque la estupidez es popular” – […]

A ascensão liberal e a falência do modelo

O avanço da direita liberal­conservadora, iniciado após Pinochet, Thatcher e Reagan, foi de tamanho ímpeto que, na atualidade, a ascensão de um genuíno social­democrata, a saber, Rafael Correa, se dá num projeto político alcunhado “Revolución Ciudadana”. O espectro do debate político­econômico foi tão puxado pra direita que propor um Estado de bem-estar social é revolucionário. […]

Barrigas F.C.

O preconceito contra a imprensa esportiva é coisa antiga e quase superada. Dizia-se que se o jovem aspirante a jornalista não soubesse fazer nada deveria ir para as editorias de “Polícia” ou de “Esporte”. “O jornalismo esportivo apura mal”, já disseram alguns autoproclamados críticos de imprensa, embora raramente leiam os cadernos de esporte. Se lessem, […]

Estudo analisa impacto das redes sociais no jornalismo esportivo

O crescimento das redes sociais acabou tendo um impacto muito grande na maneira como as notícias são reportadas. Hoje, redes como o Twitter e o Facebook são usadas constantemente para atrair tráfego para os sites dos jornais. Uma das profissões que mais tiveram que se adaptar a essa mudança foi a de jornalista esportivo. As […]

Sem superlativos não tem Copa

De repente, não mais do que de repente, do nada, fez-se o tal “clima da Copa”. A autoria é coletiva, impessoal, intransferível: obra da imprensa (ver “Enfim, o ‘clima de Copa’”). Tanto a nacional como a estrangeira cumpriu estritamente o seu papel ao denunciar com veemência e insistência as mamatas da FIFA, das entidades-cartolas, o […]

No caso da escuta ilegal, Murdoch leva a melhor

Os vereditos do julgamento de escuta telefônica, quando finalmente saíram, três anos após o fechamento do jornal News of the World (NotW), foram melhores para Rupert Murdoch do que para o premiê David Cameron, do Reino Unido, que se deixou atrair para a órbita do magnata da mídia. Rebekah Brooks, a ré mais próxima de […]

Meninos, eu vi!

Não é todos os dias que a gente recebe um convite para visitar o futuro. Pois eu tive a sorte de receber um convite desses na semana passada – e, na segunda-feira [23/6], lá estava eu, num seleto grupo de trinta geeks e nerds, assistindo ao jogo do Brasil no auditório do Centro Brasileiro de […]

Vira-latas x vira-bostas

A Copa do Mundo entra na reta de chegada, com nossa seleção sofrendo horrores para passar pelo Chile e se manter no páreo, e eis que antes mesmo de ver quem levanta o caneco, já há quem se ocupe em zoar – não com os que já tomaram o rumo de casa, mas com aqueles […]

Na publicidade, é hora de enfrentar o efeito dos algoritmos

Depois de mudar a maneira de negociar títulos e ações, os algoritmos começam a automatizar transações que envolvem um ativo bem diferente, mas igualmente complexo: os espaços publicitários de sites e portais da internet. Ao reduzir a intervenção humana com o uso de programas de computador, o que se busca é tornar essas negociações mais […]

A ideologia do fracasso

Manchete da Folha de S.Paulo de domingo (29/6), após a vitória brasileira nos pênaltis contra o Chile: “Júlio César e trave salvam Brasil de vexame em casa”. Há muito tempo – mas cada vez mais – os maiores veículos de comunicação do país têm feito escolhas editoriais que procuram menosprezar os avanços sociais e criar […]

‘NYT’ anuncia que irá desativar parte de seus blogs

Após anunciar o fim do blog The Lede, o New York Times, de acordo com o site do Instituto Poynter, irá desativar cerca de metade de seus blogs. O processo de encerramento dos blogs no site do jornalão teve início há mais de um ano – já são cerca de 10 páginas desativadas. Os nomes […]

As regras do jogo

Numa delegação em que o assessor de imprensa fica no banco, ao lado da comissão técnica e dos jogadores reservas, e se envolve numa briga com jogadores adversários – no caso, chilenos –, o impossível pode acontecer. Contra todas as regras elementares de relações públicas, que é o nome correto para o trabalho de assessoria, […]

Jornalistas migram para a internet para escapar de pressões

Por uma porta entraram a censura e o dinheiro da corrupção para as mídias tradicionais venezuelanas, e pela outra saíram os jornalistas – e com eles, o jornalismo – para as plataformas digitais. Durante o último ano, quando se instaurava na Venezuela a crise global da imprensa, o cerco econômico e político à livre informação […]

Má-fé e incompetência ética

Em conversa com amigos sobre a Copa do Mundo 2014, na quarta-feira (27/6), fiquei perplexo pela forma como eles entendiam e viam o evento negativamente. Suas opiniões longe de serem de um “radicalismo direitista”, era um julgamento, em geral moderado, mas uma oposição contundente ao Mundial da Fifa. Ao me manifestar, questionando tal posicionamento fui […]

Táticas de marketing de empresas em redes sociais são ineficientes

Em maio de 2013, a rede hoteleira Ritz-Carlton Hotel Co. comprou anúncios para promover sua página oficial no Facebook. Depois de alguns dias, executivos descontentes cancelaram a campanha – mas não porque ela não estava atraindo fãs. Ao contrário, ela estava atraindo fãs demais e rápido demais. “Ficamos com medo que nossa relação direta e […]

Como o jornal reformulou sua reunião de pauta

O New York Times está tentando fazer que sua reunião da manhã seja uma discussão sobre todas as plataformas, ao invés de ser uma reunião tradicional discutindo o que está na primeira página. A editora pública Margaret Sullivan usou o tema da mudança em sua coluna de domingo: “É quarta-feira de manhã e 39 editores entraram para a […]

Redações começam a valorizar jornalistas ‘multifunção’

Para ser um bom jornalista, não basta mais ter habilidades puramente editoriais. Os grandes veículos estão investindo em um novo profissional: o indivíduo multitarefa com enorme bagagem tecnológica e capacidade de trabalhar entre vários departamentos – principalmente o comercial. A editora Time Inc. – que tem em seu catálogo publicações como as revistas Time, InStyle […]

Oportunismo é o nome do jogo

Como um lançamento pelas costas dos zagueiros, os partidos políticos armam suas equipes para a disputa das eleições de outubro, enquanto o eleitor fica de olho no gramado. Nos jornais, as notícias das alianças oportunistas preenchem a crônica do poder com um misto de indignação e cumplicidade: para a imprensa, o fato de dois partidos […]