Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1280

Edição: 819

Pensamento étnico-racial com atualidade ímpar

Para ser jornalista, segundo Olavo Bilac (1865-1918), faz-se necessário demonstrar sensibilidade, opinião que encontra resistência por parte dos defensores de um fazer jornalístico meramente impessoal, objetivo e imparcial: “Oh! ideal sublime! ser como as engenhosas máquinas americanas de escrever, – uma fila de teclas, um rolo de tinta, uma bobina de papel – mais nada… […]

O fantasma da ‘bolha’

O mês de setembro marcou o início da temporada de lançamento de novas séries de TV nos EUA. A “Ilustrada” registrou o fato na edição do último dia 14, contabilizando a chegada de 90 novos programas até o início de 2015. Para alegria dos fãs do formato, há séries para todos os gostos. Acrescento ao […]

Atraso regulatório para a proteção de dados pessoais

Não há clareza sobre as regras de proteção dos dados pessoais no Brasil. Consequentemente, o Judiciário está sendo provocado a decidir casos complexos e compatibilizar o direito à privacidade com a existência de bancos de dados de consumo, cuja realidade “é um dado inextirpável de uma economia fundada nas relações massificadas de crédito”, nos termos […]

Ello desafia Facebook

Na semana em que o Orkut chega ao fim, a rede social que mais tem sido comentada atende por outro nome: Ello. Assunto não só aqui, mas no mundo todo, o Ello ganhou destaque ao se colocar no mercado como uma plataforma “anti-Facebook”, o que significa, de acordo com o manifesto publicado em seu site, […]

Da música ao esporte

Os meios culturais costumam fazer uma divisão que opõe o mundo da cultura de massas ao submundo das expressões alternativas: o chamado mainstream (em tradução livre, “corrente principal”) compõe a grande cena da cultura popular, enquanto o underground (“debaixo do chão”) representa o pequeno cenário de artistas desconhecidos pela maioria da população. Essa polarização é […]

‘A América Latina deve se preparar para o tsunami digital’

O presidente executivo do PRISA, Juan Luis Cebrián, disse na quinta-feira [2/10] que a “América Latina deve se preparar para o tsunami digital” que já atingiu a Europa e os Estados Unidos mudando radicalmente o panorama dos veículos de comunicação e a indústria cultural, tanto nos seus modelos de negócio como em sua relação com os […]

Globo decide não falar mais sobre metas de audiência

A Globo levará adiante o novo discurso de quem não liga mais para a “audiência”. Segundo fontes da emissora, a ordem é para que diretores e autores não falem mais publicamente sobre metas de audiência de programas e não façam comparativos com anos anteriores. Basta olhar o passado para entender a mudança de discurso: de […]