Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Edição: 819

É preciso reformar o ‘jornalismo explicativo’

Em artigo para o The Washington Post, Henry Farrell, professor de ciências políticas e relações internacionais na Universidade George Washington, discute os rumos do que ele intitula “jornalismo explicativo”. De acordo com Farrell, enquanto o jornalismo convencional se firma em especialistas externos, podendo assim se proteger sob a aba de autoridade destes peritos para culpá-los […]

Brasil registra 19,24 milhões de assinantes em agosto

O Brasil fechou agosto de 2014 com 19,24 milhões de acessos de TV por assinatura, de acordo com balanço divulgado pela Anatel nesta quarta, 1º. A densidade do serviço auferida pela agência no final daquele mês foi de 29,41% dos domicílios brasileiros. Pelo segundo mês consecutivo, a plataforma DTH, embora tenha crescido mais em termos absolutos, perdeu […]

O ‘dr. Facebook’ está a caminho

O Facebook já sabe quem são seus amigos e o tipo de coisas que chamam sua atenção. Em breve, a companhia também poderá saber sobre seu estado de sua saúde. Nos calcanhares de outras empresas de tecnologia no Vale do Silício, como a Apple e o Google, o Facebook está detalhando seus primeiros passos no […]

O espasmo de Marina

Em artigo de minha autoria publicado neste Observatório (ver “O brado de Marina“), questionei a situação de Marina Silva (PSB) nas eleições presidenciais deste ano. O norte da argumentação remetia às manifestações de junho de 2013, levando em conta que tais manifestações, de alguma forma, representaram mais gritos da sociedade brasileira do que efetivamente uma […]

Carta Magna para o jornalismo ético na web

Tim Berners-Lee, o inventor britânico da internet tal como a conhecemos, solicitou uma nova carta global para proteger a liberdade na internet de ameaças por parte de governos e corporações. Sua intervenção proporciona uma boa oportunidade para uma nova discussão sobre o controle da web. Ao mesmo tempo em que abre a porta para um […]

Cisneros prepara-se para entrar na TV paga no Brasil

Uma das maiores empresas de mídia da América Latina, o grupo Cisneros prepara-se para entrar no mercado brasileiro. O gigante venezuelano acaba de contratar Marcello Coltro, ex-MGM, para ocupar o recém-criado cargo de vice-presidente executivo, de distribuição e conteúdo do Cisneros. Coltro vai redesenhar toda a área de distribuição de canais pagos do grupo, buscando […]