Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Edição: 821

Não esqueçam o que eles escreveram

A imprensa brasileira escavou o poço da dignidade no último fim de semana, em sua derradeira e desesperada tentativa de reverter a direção dos votos para a Presidência da República. Como na tradição recente, coube à revista Veja dar partida ao factoide que deveria interromper a tendência dos indecisos em favor da candidatura do Partido […]

O espectro do terceiro turno

Ninguém pensou no impensável, não se cogitou do improvável, nem se aventaram hipóteses inconcebíveis. A sonhada normalidade institucional tão arduamente conquistada parecia perene, capaz de enfrentar trepidações e turbulências. Para alguns, a intensidade e frequência da vituperação eleitoral pressagiava desfechos dramáticos. No mínimo preocupantes. Desde 1945 jamais houve um confronto eleitoral tão virulento. Os que […]

‘Folha’ tropeça no Datafolha

Continua o inferno astral do jornalão paulista: depois da censura ao colunista Xico Sá por alegada tentativa de “proselitismo” em favor da candidata Dilma Rousseff (ver “Pluralismo sem bizantinismo”), a Folha de S.Paulo surpreendeu o seu leitorado com a manchete da capa de quarta-feira (22/10): “Otimismo com economia dispara e beneficia Dilma na disputa eleitoral”. […]

O ódio é a herança da imprensa

Na sexta-feira (24), dia de encerramento da propaganda eleitoral e do último debate entre os candidatos à Presidência da República, os dois institutos de pesquisa mais considerados pela imprensa declaram consolidada a tendência de vitória de Dilma Rousseff. Como se trata de prospecção do passado, e diante das oscilações no capital de confiabilidade das pesquisas, […]

HBO e CBS terão serviço de streaming pela internet

Richard Plepler, da HBO, e Leslie Moonves, da CBS, anunciaram que seus respectivos canais oferecerão serviços de streaming, indo além do tradicional sistema de distribuição de programação via TV a cabo. Isso significa que serão concorrentes diretos de serviços de programação online sob demanda, como o Netflix. O movimento da HBO é, em parte, motivado […]

Até recuo é farsa

Involuntariamente, mas de modo certeiro, a mídia jornalística expôs na última semana de campanha os bastidores da encenação eleitoral – alguns preferem chamar de farsa. Analistas deixaram claro que o recuo depois do debate dos presidenciáveis na Band, tendo em vista o mal-estar causado pela agressividade dos contendores, não se deveu a convicções, mas a […]

A imprensa no papel de vítima

Em meio ao noticiário sobre a disputa eleitoral, a imprensa brasileira deixou em segundo plano a 70ª Assembleia Geral da Sociedade Interamericana de Imprensa, que se realizou entre os dias 17 e 21 deste mês, em Santiago, no Chile. Algumas notas ao longo da semana reproduziram discursos e a tradicional “resolução” final, que costuma resumir […]

A reação contra o ebola

Mesmo fora da temporada eleitoral chamaria a atenção o protesto de um jornalista contra o embargo a um de seus textos. Na reta final do pleito, o caso torna-se ainda mais notável, já que no texto censurado o jornalista expressava a sua preferência por um candidato. Xico Sá, colunista do caderno de Esportes da Folha […]

Ciência da polarização

Eleição polarizada como essa, para nós, é coisa nova. E lá estão Aécio e Dilma, empatados após três semanas. A agressividade política em blogs e nas redes sociais jé é velha conhecida, embora ainda pouco estudada. Mas como é ali, na virtualidade, que ocorre boa parte das conversas sobre política, não custa ir buscar o […]

A mídia estragou a oposição

Os jornais de quarta-feira (22/10) fazem uma série de digressões na cobertura da disputa eleitoral, levando seus leitores a passear por temas paralelos, como se os editores estivessem saturados com o bate-boca que eles mesmos estimularam. O Estado de S.Paulo aposta em manchete sobre a crise de abastecimento de água em São Paulo, o Globo […]

Mulheres entre panelas

Carolina Ferraz estreou entre panelas no GNT, e vai ficar de avental na TV até o Natal. É só mudar o horário para ver a filha de Gilberto Gil que queria ser cantora, Bela Gil, fazendo o mesmo. E sintonizar Master Chef,na Band, onde Ana Paula Padrão, sem pôr a mão na massa, dá uma […]

O vazamento chantagem

A eleição presidencial brasileira de 2014 inaugurou uma nova arma contra a democracia: o vazamento chantagem. Trata-se do uso de informações sigilosas resultado de delações premiadas com o objetivo de lograr vantagem política ou profissional. A novidade ganhou amplo destaque na mídia com as revelações seletivas dos depoimentos de Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, […]

Audiolivro tenta se reinventar no Brasil

No início, eles eram vistos como opção para deficientes visuais. Depois, como solução para quem queria ler no trânsito. Hoje, desconectados de mídias físicas como o CD, os audiolivros tentam uma nova chance no mercado brasileiro, esperançosos com as bem-sucedidas experiências do exterior. Dois aplicativos tentam, agora, ganhar o leitor brasileiro. O primeiro é o […]

Entre a catarse fascista e o exibicionismo

O engano faz parte da estrutura da percepção da realidade. Não é por acaso que o discurso publicitário está no centro da sociedade de consumo. Imaginem uma peça publicitária de uma marca de cigarros que descrevesse todos os componentes que contém no produto? Ao contrário, é uma vida de realizações que é associada ao produto. […]

Controle e acesso à informação

Os seres humanos sempre tiveram a necessidade de tomar conhecimento sobre diversos tipos de informações. Sejam elas para nosso divertimento, como histórias envolvendo animais míticos, ou aquelas relacionadas às grandes navegações comerciais. Com o passar do tempo, algumas pessoas notaram que manter o controle da informação gerava poder, indo contra a ideia de um jornalismo […]

O ‘novo ritmo’ da redação do jornal

Este artigo é o resultado mais recente do projeto de pesquisa “A internet e as transformações no mundo do trabalho jornalístico: o caso do Infoglobo”. Trata-se de uma análise das mudanças inauguradas pelo jornal O Globo em março de 2014, com a imposição de uma nova rotina que privilegia o jornalismo on line e antecipa […]

O marketing da pancadaria

O nível de agressão visto no debate presidencial desta quinta (16) é uma estratégia política deliberada das campanhas de Aécio Neves (PSDB) e de Dilma Rousseff (PT). Trata-se apenas de retórica quando ambos falam em elevar o nível das discussões. É que a esta altura da eleição, com os dois empatados, os cânones do marketing […]

A fantástica fábrica de chocolate

1. O que é a política? A política como bem o sabemos é o espaço da relação entre os muitos, razão pela qual é uma questão de múltiplos. Não é circunstancial que a corrupção, sempre uma questão de números, é tanto mais evidente, logo uma questão política, quanto mais números à direita incluir, não sendo […]

Para jornalistas e internautas resistirem às correntezas

Às vezes, publicações escritas para um público específico podem ter relevância social muito mais ampla do que a esperada. Este é o caso de Jornalismo na correnteza: senso comum e autonomia na prática jornalística (Senac, 2013), da professora e jornalista Ana Lúcia Vaz. No livro, escrito para jornalistas e estudantes de Jornalismo, a autora reflete […]