Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Edição: 821

Audiolivro tenta se reinventar no Brasil

No início, eles eram vistos como opção para deficientes visuais. Depois, como solução para quem queria ler no trânsito. Hoje, desconectados de mídias físicas como o CD, os audiolivros tentam uma nova chance no mercado brasileiro, esperançosos com as bem-sucedidas experiências do exterior. Dois aplicativos tentam, agora, ganhar o leitor brasileiro. O primeiro é o […]

Entre a catarse fascista e o exibicionismo

O engano faz parte da estrutura da percepção da realidade. Não é por acaso que o discurso publicitário está no centro da sociedade de consumo. Imaginem uma peça publicitária de uma marca de cigarros que descrevesse todos os componentes que contém no produto? Ao contrário, é uma vida de realizações que é associada ao produto. […]

Controle e acesso à informação

Os seres humanos sempre tiveram a necessidade de tomar conhecimento sobre diversos tipos de informações. Sejam elas para nosso divertimento, como histórias envolvendo animais míticos, ou aquelas relacionadas às grandes navegações comerciais. Com o passar do tempo, algumas pessoas notaram que manter o controle da informação gerava poder, indo contra a ideia de um jornalismo […]

O ‘novo ritmo’ da redação do jornal

Este artigo é o resultado mais recente do projeto de pesquisa “A internet e as transformações no mundo do trabalho jornalístico: o caso do Infoglobo”. Trata-se de uma análise das mudanças inauguradas pelo jornal O Globo em março de 2014, com a imposição de uma nova rotina que privilegia o jornalismo on line e antecipa […]

O marketing da pancadaria

O nível de agressão visto no debate presidencial desta quinta (16) é uma estratégia política deliberada das campanhas de Aécio Neves (PSDB) e de Dilma Rousseff (PT). Trata-se apenas de retórica quando ambos falam em elevar o nível das discussões. É que a esta altura da eleição, com os dois empatados, os cânones do marketing […]

A fantástica fábrica de chocolate

1. O que é a política? A política como bem o sabemos é o espaço da relação entre os muitos, razão pela qual é uma questão de múltiplos. Não é circunstancial que a corrupção, sempre uma questão de números, é tanto mais evidente, logo uma questão política, quanto mais números à direita incluir, não sendo […]

Para jornalistas e internautas resistirem às correntezas

Às vezes, publicações escritas para um público específico podem ter relevância social muito mais ampla do que a esperada. Este é o caso de Jornalismo na correnteza: senso comum e autonomia na prática jornalística (Senac, 2013), da professora e jornalista Ana Lúcia Vaz. No livro, escrito para jornalistas e estudantes de Jornalismo, a autora reflete […]

Salsichas e software aberto

Tive um ótimo professor de química no colegial, chamado Tertuliano. Certa feita, conversando sobre produtos orgânicos, ele fez a seguinte provocação: “Digamos que vocês queiram comprar salsichas. Há salsichas a granel, amarradas por barbante e penduradas em ganchos nas feiras. E há salsichas em lata fechada. Qual dos dois tipos lhes parece mais seguro e […]

O paraibano que expõe notícias para vender jornais

João Pessoa, capital da Paraíba, acolhe em seu coração a histórica praça Vidal de Negreiros – popularmente conhecida como Ponto de Cem Réis. Há anos, o local e as ruas adjacentes abrigam os mais variados tipos de comércio. A região serve para venda de roupas, produtos de higiene e comida, além de ser palco de […]

É o fim do noticiário carimbado

Não entendo que jornalismo é esse feito no Brasil de hoje, no qual a estrela é o jornalista, que se coloca acima da notícia e até do entrevistado, passando a sacar seu microfone ou as teclas de seu computador como se tais ferramentas fossem uma espécie de arma. Somos levados a acreditar que o jornalista […]

Memórias de uma emissora de ponta

Na segunda-feira (13/10) ocorreu o evento “TV Excelsior” no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo. Promovido como parte do curso “Memória televisiva e história da telenovela brasileira”, ministrado pelo signatário, o evento gratuito teve participação das atrizes Regina Duarte e Vida Alves, além do primeiro diretor artístico da emissora, Álvaro de […]

A celebração do digital e o vigor dos impressos

O livro do futuro poderá ser financiado por crowdfunding, ser publicado pelo próprio autor ou estar vinculado a um videogame – o leitor poderá inclusive votar numa virada do enredo. Seja como for, há uma grande chance de que ele será lido em sua versão impressa. A tônica da versão deste ano da Feira de […]

O impacto da blogosfera

A blogosfera agencia/negocia diferentes conceitos, para além das convencionalidades do sistema hegemônico. O que circula como informação produz permuta, troca, diferença etc. Nesse caso, a noção de blogosfera (re)configura-se, cada vez mais, mediante a experiência contemporânea. Disso urge uma questão ampla e complexa: como lidar com o impacto da blogosfera no campo contemporâneo da comunicação? […]

Senso comum e os danos à informação

Não é só questão de direita e esquerda – cujo exame fica mais evidente hoje em dia –, mas um problema mais filosófico: que o senso comum causa danos à informação e a verdade que se busca no jornalismo e, finalmente, mas não ultimamente, como dizem os americanos e ingleses, à qualidade do jornalismo praticado […]

O alerta de Benjamin e o jornalismo

Walter Benjamin (1892-1940) conheceu um texto jornalístico menos seco que o atual. As reportagens em sua época tinham mais de 2,5 mil caracteres (com espaços) e os repórteres conseguiam (sem se atracar com os editores) colocar um “molho” nos textos. Mesmo assim alertava: “A arte de narrar está em vias de extinção”, e um dos […]

Debate mais parecia um programa de auditório

No momento de maior choque de todo o debate, abrindo o último bloco, Dilma perguntou sobre dirigir “embriagado ou drogado”, Aécio respondeu falando em “mais baixa das campanhas” e sua claque aplaudiu alto, para reforçar. Foi então que o âncora Carlos Nascimento fez a sua única intervenção no programa do SBT, a única intervenção jornalística, […]

Futuro está na entrega de conteúdo em múltiplas telas

Para Per Borgklint, vice-presidente sênior e chefe da unidade de suporte a negócios da Ericsson, o futuro do mercado de distribuição de conteúdo de vídeo está na entrega em múltiplas telas. “Existe uma convergência entre conteúdo e distribuição. O mercado deve se adaptar à distribuição de conteúdo de alta qualidade em múltiplas telas. Nesse cenário, […]

Livro orienta elaboração de projetos científicos competitivos

Com a proposta de fornecer subsídios para o desenvolvimento de pesquisas, a editora Best Writing publicou o livroElabore projetos científicos competitivos: Biológicas, Exatas e Humanas, de Gilson Volpato e Rodrigo Barreto, professores do Instituto de Biociências de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (IBB-Unesp). A obra traz orientações para o processo de criação científica desde a […]

Capivarol em internetês

O primeiro e-mail dizia: “ruy aki vai o txt q t falei -_- será q v vai gostar? :/ v eh 1 fofo º rsrsrs”. Dois dias depois: “ruy q bm q v amou 😀 eu tava c/ mt medo de v ñ gostar L si bem q a helo me disse q v ia […]