Tuesday, 23 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Edição: 822

A manipulação sutil

A observação diária da imprensa impõe um desafio que costuma levar pesquisadores a um grande dilema da racionalidade: a necessidade de observar os detalhes dos elementos de informação sem abandonar a consciência do contexto em que são apresentados. A profusão de estudos de semiótica disponíveis há quarenta anos ajuda a fazer a análise semântica do […]

Uma bizarra simbiose

O pedido de auditoria na eleição presidencial, de iniciativa do PSDB, divide o alto da primeira página da edição de sexta-feira (31/10) do jornal O Estado de S.Paulo com a principal notícia de economia. O Globo registra o assunto também na primeira página, mas em uma nota sem grande destaque, e a Folha de S.Paulo […]

Sob pressão, mídia tradicional perde espaço para redes sociais

A imprensa tradicional de Hong Kong passa por uma crise. Muitos dos jornais e estações de TV mais influentes pertencem a magnatas locais que, com medo de prejudicar seus negócios, têm se esforçado para manter uma linha editorial conservadora. Com isso, os veículos vêm perdendo espaço para as redes sociais, que têm se tornado a […]

Uma lição de irresponsabilidade

Foi irresponsável a denúncia da revista Veja publicada na sexta-feira (24/10), dois dias antes do segundo turno das presidenciais. A informação de que a presidente-candidata, hoje reeleita, Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula sabiam das malfeitorias que ocorriam na Petrobras era suposição, mera hipótese sem qualquer sustentação factual. O único dado comprobatório relacionava-se com um […]

Sociedade e poder, uma ruptura

­Os leitores e leitoras que ainda leem com atenção os principais jornais brasileiros devem estar curiosos com o noticiário pós-eleitoral, que retoma o estilo predominante até o final do ano passado. Embora o cenário político e os fatos da economia proponham uma grande diversidade de assuntos, pode-se notar que as reportagens, declarações e o conjunto […]

‘La commedia è finita’

Paixão, poder, traição, violência e vingança. Às vésperas da eleição acirrada que deu vitória a Dilma Rousseff, a administração petista de Fernando Haddad, em São Paulo, ofereceu na temporada de ópera do Theatro Municipal um magnífico contraponto. Encenadas ao mesmo tempo em que corriam as eleições brasileiras, as óperas se revelaram uma excelente representação das […]

Nenhum compromisso com a História

A imprensa brasileira, vista como instituição representada pelas grandes empresas de comunicação que controlam a maior parte da audiência, atuou durante a disputa eleitoral como um organismo coeso, empenhado em levar a Brasília um grupo político mais afinado com seus credos. Perdeu a eleição, mas considera que o grande número de votos na chapa da […]

FBI criou página falsa de jornal para capturar suspeito

A editora-chefe do Seattle Times, Kathy Best, demonstrou indignação diante da revelação de que o FBI teria criado uma página falsa do jornal para servir de isca em uma investigação. De acordo com um documento obtido pela Electronic Frontier Foundation (EFF), ONG voltada a proteger a liberdade de expressão na era digital, o escritório do […]

‘Os livros sabem que vão sobreviver a nós’

“Nasci em Botafogo. Sou divorciada e tenho dois filhos. Sou uma pessoa de origem pobre e surpreendo os pesquisadores que me procuram e imaginam outro biotipo. Fui a única da família a fazer faculdade. Minha primeira opção foi biblioteconomia. A segunda, arqueologia. Ofícios muito parecidos” Conte algo que não sei. Ana Virgínia Pinheiro – Um […]

Aonde vamos, o que queremos

Terminada a festa do caqui em que se transformou a cobertura (chatérrima!) das eleições, com os meios de comunicação aceitando numa boa a agenda determinada pelo comando das campanhas, está na hora de aproveitar a trégua patrulheira e fanaticamente ideológica para responder a uma pergunta: para que servem, hoje, jornais, revistas e noticiários de televisão? […]

Agências querem liberdade na propaganda

No dia em que tomou posse o novo conselho consultivo da Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro), o mercado publicitário deu um recado ao Congresso Nacional, com a publicação da Carta do Rio, em que defende a liberdade da expressão comercial e repudia qualquer iniciativa de proibição de publicidade. Em cerimônia no Copacabana Palace, […]

A mídia tradicional não entendeu a piada

O processo eleitoral ora findo foi um dos mais polarizados da história recente do país – e dele a mídia tradicional sai com um amargo sabor de derrota. Os grandes jornais conseguiram, em alguns momentos, pautar a agenda das campanhas, mas não foram capazes de compreender as posições e os anseios das vozes das ruas. […]

Um herói da redação de um grande jornal americano

Nos próximos dias você ouvirá centenas de pessoas se expressando com tristeza sobre Ben Bradlee. Pessoas que trabalham ou trabalharam em The Washington Post. Gostaria de dizer por que todos nós amamos tanto Ben Bradlee e adoramos trabalhar para ele e com ele – e por que achávamos que ele podia tornar qualquer coisa possível. […]

Marcado julgamento de apelação dos jornalistas da al Jazeera

Foi marcado para 1º de janeiro de 2015 o julgamento do recurso de apelação dos jornalistas da al Jazeera condenados no Egito sob acusação de ajudar a Irmandade Muçulmana, disseminar notícias falsas e pôr em risco a segurança nacional. De acordo com a família de Mohamed Fahmy, um dos jornalista condenados, a corte de apelação […]

Guerra entre governo e ‘Clarín’ ganha força

Neste mês [outubro] o governo argentino rejeitou o plano voluntário de desmembramento do Grupo Clarín, a maior empresa de comunicação do país. O presidente da Autoridade Federal de Serviços de Comunicação (Afsca), Martín Sabbatella, considera que, pela forma como foram divididas as empresas entre os donos, haveria controle cruzado. Essa decisão reabriu a disputa entre […]

O resultado do segundo turno

Dilma Rousseff, 51,64%; Aécio Neves + TV Globo, O Globo, Época, Globo News, Extra, Folha de S.Paulo, Veja, O Estado de S.Paulo, Estado de Minas, Diário de Pernambuco, 48,36% ****** Jô Amado é jornalista

Crianças já têm tablets, televisão perde espaço

Pesquisa do Office of Communications (Ofcom), órgão regulador da concorrência na televisão, rádio, telecomunicações e serviços postais do Reino Unido, constatou que34% das crianças de cinco a 15 anos já possuem seu tablet, indicando o desaparecimento dos aparelhos de TV nos quartos. (É o modus operandi da próxima geração consumidora de notícias e entretenimento). Essa […]

Desconstrução e política

Nunca antes na história do jornalismo político nacional a palavra “desconstrução” foi tão empregada pela imprensa brasileira como na cobertura das eleições de 2014. Alguns profissionais ficaram viciados em seu uso e abuso. Mais uma vez, o conceito original foi vulgarizado pela imprensa nacional. Marina da Silva foi “desconstruída”, Aécio Neves também. Alguns jornalistas de […]

Morre o jornalista que derrubou Nixon

Ben Bradlee, o incisivo editor que reinou no “Washington Post” com o estilo de um elegantemente vestido rufião espadachim e o vocabulário profano de um estivador quando o jornal ajudava a derrubar o presidente americano Richard Nixon, morreu na terça-feira aos 93 anos. A morte de Bradlee, em sua casa em Washington por causas naturais, […]