Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Edição: 823

Mediação versus ancoragem

A Folha de S.Paulo publicou no domingo (9/11) uma curiosa análise sobre o papel da mídia tradicional nas redes sociais (ver aqui).O levantamento foi feito entre os dias 19 e 28 de outubro, quando a disputa eleitoral era levada ao fundo do poço, em grande parte por conta de ações da própria imprensa, e consistiu […]

É a direita, estúpido

Criada em 1992 por James Carville, estrategista da campanha de Bill Clinton, a expressão “It’s the economy, stupid” servia como lema interno dos apoiadores do quase desconhecido candidato democrata que enfrentava o presidente republicano George H. W. Bush responsabilizado pela recessão daqueles tempos. Deu certo: o apelo logo se tornou slogan da campanha que levou […]

Jornalistas e ‘marronzinhos’ na imprensa

A semana que se encerra marcou uma mudança interessante na agenda da imprensa brasileira: reduziu-se o predomínio do tema corrupção, houve uma tentativa de emplacar na temática geral uma suposta tendência do governo petista para o estilo bolivariano de fazer política e, lentamente, equilibra-se o noticiário sobre economia. O leitor e a leitora educados na […]

Educação, problemas e desafios

“Ressaca eleitoral” é como a mídia está designando o rescaldo do noticiário das eleições. Ressaca é um mal-estar curável, passageiro, de fácil prevenção – basta amenizar excessos e evitar repetições. O que não estamos vendo na grande imprensa – nela incluídas a mídia eletrônica e digital – são as imersões nos problemas que afloraram nos […]

A miséria da imprensa e o menino diferenciado

Os jornais de quinta-feira (6/11) destacam os números do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) segundo os quais a miséria deixou de cair no Brasil entre 2012 e 2013. O assunto está nas primeiras páginas, mas é manchete apenas no Globo.Diz o seguinte: “Número de brasileiros na extrema pobreza aumenta”. Na linha fina, logo abaixo, […]

Jill Abramson planeja abrir startup de jornalismo

Jill Abramson, a ex-editora-executiva do New York Times demitida em maio, pretende abrir uma startup de jornalismo. Ela tem dado aulas de jornalismo em Harvard e já vinha falando sobre a possibilidade de entrar em um novo projeto em parceria com o jornalista e empresário Steven Brill, criador da Court TV. Jill tocou no assunto […]

É preciso dar um basta

No domingo, 2 de novembro, celebra-se o Dia Internacional contra a Impunidade de Crimes contra Jornalistas. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2013, e marca um ano do assassinato dos jornalistas Ghislaine Dupont e Claude Verlon, em Kidal, no Mali, em 2013. A Federação Nacional dos […]

A mídia muito além da irresponsabilidade

As eleições não findaram com a reeleição da atual presidente da República, no último dia 26 de outubro. Pelo menos no universo particular da mídia corporativa brasileira, e em especial nos discursos, análises categóricas, supostas evidências, predições do caos e simulacro de jornalismo. Alguém precisa dizer, em português do Brasil, às empresas de comunicação e […]

O jornalismo impressionista

A observação crítica da imprensa brasileira ajuda a compreender certos meandros da política nacional que a narrativa jornalística não consegue descrever ou não tenciona explicitar. É como olhar um quadro impressionista: de longe, ou de média distância, as cores vibrantes revelam o universo intenso que o pintor pretendeu mostrar; de perto, o que se vê […]

O escritor turrão

No ano de 1941, o repórter Paulo de Albuquerque, de A Gazeta, oferece a Graciliano Ramos a pergunta clássica: “Como se faz um romance?”. A resposta o desarma: “Mas eu ainda não escrevi nenhum romance”. Àquela altura, Gracilano (1892-1953) já tinha publicado três romances: Caetés, de 1933, São Bernardo, de 1934, e Angústia, de 1936. […]

Brasil, junho e julho de 2013

La primavera árabe y la protesta de los indignados en España fueron acreditadas al poder de las redes sociales en Internet y ese entendimiento pautó el debate sobre la movilización social en Brasil. Bajo ese impacto se discutieron nuevas formas de activismo y se promovieron las movilizaciones en 2011 contra el aumento de la tarifa […]

No Brasil e em Portugal

Uma das figuras mais polêmicas do jornalismo é o assessor de imprensa. Afinal, é jornalista, de fato? Ele traiu a causa da imparcialidade e se “vendeu” para os prolíferos mercados da comunicação estratégica? Quem teria legitimidade para exercer tal atividade? As respostas destas perguntas podem ter versões diferentes, dependendo do país onde o interlocutor se […]

Um hino para a internet?

Nesta semana termina a reunião Plenipotenciária da União Internacional das Telecomunicações, em Busan, Coreia do Sul. A reunião, que traz no nome a ideia de onipotência, dá direito a voto aos órgãos reguladores das telecomunicações de cada país. O Brasil é representado pela Anatel. Enquanto aguardamos o que emanará de Busan, vejamos quais os conceitos […]

Ataques nas redes sociais continuam após resultados

Os sinais de união e reconciliação adotados pela presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) e pelo senador Aécio Neves (PSDB) após a divulgação do resultado das eleições ainda não encontraram eco nas redes sociais. No palco mais agressivo desta disputa eleitoral, militantes tucanos e petistas continuaram a troca mútua de ofensas que marcou o debate virtual […]

Facebook altera modo como se consome notícias

Para um site de notícias ter sucesso ele precisa ter um bom desempenho no Facebook. E para ter um bom desempenho no Facebook ele precisa “satisfazer” o algoritmo do Facebook. Estás duas constatações mostram como a rede social se tornou importante para os meios de comunicação e mudou a maneira como o usuário consome notícias. […]

Aposta nos clássicos

Ao fechar os números de sua participação na Bienal Internacional do Livro de São Paulo deste ano, a editora Zahar teve uma surpresa: os clássicos correspondiam a 60% de suas vendas, o triplo dos cerca de 20% que representam no habitual faturamento da casa. São números que comprovam que obras de escritores como Émile Zola […]

Hora de desbloquear

Acabou. E, agora que acabou, é hora de rever as inimizades. Tanta gente, tanto tempo, falando de limpar a linha do tempo nas redes, bloquear uns e outros. O alívio de viver em um mundo no qual todos concordam. Passou. Salpicar uma discordância aqui e ali é bom. Hora, pois, de desbloquear, reatar relações virtuais. […]

Assessoria de imprensa em tempos sem internet

Um dos momentos mais divertidos na minha agência ou nas aulas para alunos de comunicação é quando começo a contar como fazia assessoria de imprensa em tempos sem a internet. Isso porque a atual geração de comunicólogos sequer imagina um mundo sem uma confirmação de recebimento de e-mails ou mesmo troca de mensagens via skype. […]