Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Edição: 823

Mediação versus ancoragem

A Folha de S.Paulo publicou no domingo (9/11) uma curiosa análise sobre o papel da mídia tradicional nas redes sociais (ver aqui).O levantamento foi feito entre os dias 19 e 28 de outubro, quando a disputa eleitoral era levada ao fundo do poço, em grande parte por conta de ações da própria imprensa, e consistiu […]

É a direita, estúpido

Criada em 1992 por James Carville, estrategista da campanha de Bill Clinton, a expressão “It’s the economy, stupid” servia como lema interno dos apoiadores do quase desconhecido candidato democrata que enfrentava o presidente republicano George H. W. Bush responsabilizado pela recessão daqueles tempos. Deu certo: o apelo logo se tornou slogan da campanha que levou […]

Jornalistas e ‘marronzinhos’ na imprensa

A semana que se encerra marcou uma mudança interessante na agenda da imprensa brasileira: reduziu-se o predomínio do tema corrupção, houve uma tentativa de emplacar na temática geral uma suposta tendência do governo petista para o estilo bolivariano de fazer política e, lentamente, equilibra-se o noticiário sobre economia. O leitor e a leitora educados na […]

Educação, problemas e desafios

“Ressaca eleitoral” é como a mídia está designando o rescaldo do noticiário das eleições. Ressaca é um mal-estar curável, passageiro, de fácil prevenção – basta amenizar excessos e evitar repetições. O que não estamos vendo na grande imprensa – nela incluídas a mídia eletrônica e digital – são as imersões nos problemas que afloraram nos […]

A miséria da imprensa e o menino diferenciado

Os jornais de quinta-feira (6/11) destacam os números do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) segundo os quais a miséria deixou de cair no Brasil entre 2012 e 2013. O assunto está nas primeiras páginas, mas é manchete apenas no Globo.Diz o seguinte: “Número de brasileiros na extrema pobreza aumenta”. Na linha fina, logo abaixo, […]

Jill Abramson planeja abrir startup de jornalismo

Jill Abramson, a ex-editora-executiva do New York Times demitida em maio, pretende abrir uma startup de jornalismo. Ela tem dado aulas de jornalismo em Harvard e já vinha falando sobre a possibilidade de entrar em um novo projeto em parceria com o jornalista e empresário Steven Brill, criador da Court TV. Jill tocou no assunto […]

É preciso dar um basta

No domingo, 2 de novembro, celebra-se o Dia Internacional contra a Impunidade de Crimes contra Jornalistas. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2013, e marca um ano do assassinato dos jornalistas Ghislaine Dupont e Claude Verlon, em Kidal, no Mali, em 2013. A Federação Nacional dos […]

A mídia muito além da irresponsabilidade

As eleições não findaram com a reeleição da atual presidente da República, no último dia 26 de outubro. Pelo menos no universo particular da mídia corporativa brasileira, e em especial nos discursos, análises categóricas, supostas evidências, predições do caos e simulacro de jornalismo. Alguém precisa dizer, em português do Brasil, às empresas de comunicação e […]

O jornalismo impressionista

A observação crítica da imprensa brasileira ajuda a compreender certos meandros da política nacional que a narrativa jornalística não consegue descrever ou não tenciona explicitar. É como olhar um quadro impressionista: de longe, ou de média distância, as cores vibrantes revelam o universo intenso que o pintor pretendeu mostrar; de perto, o que se vê […]

Nordestinos, esses vagabundos

Raramente respondo a provocações contra nordestinos nas redes sociais, pois considero impossível dialogar com a loucura. Porém, quando o editorial de jornal do porte do O Globoequipara-se aos aloprados virtuais, chega a hora de confrontar a insanidade, antes que ela atinja o nível de um tsunami que poderá engolfar todos os brasileiros. Pode parecer inacreditável, […]

A pauta viciada da legalização da maconha

O clima esquentou de junho a outubro, nas seis audiências públicas realizadas pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal (CDH), que encampou a discussão da legalização da maconha, com a relatoria de Cristovam Buarque (PDT-DF). Enquanto isso, pouca mídia apareceu por lá para repercutir o tema e ver o que ali, […]

Revistas de super-heróis batem recordes no mercado americano

Foi uma crise financeira que deu origem aos primeiros super-heróis. Entre o fim da década de 1930 e o início da de 1940, nasceram Super-Homem, Batman, Mulher-Maravilha, Capitão América, Flash, Lanterna Verde e Shazam, entre outros seres fantásticos que despertavam a imaginação dos leitores. Seus criadores eram jovens atrás de uma fuga de um mundo […]

O oportunismo do vetusto semanário

Na pequena cerimônia que anunciou a criação de um escritório para a Unidade de Inteligência do Grupo Economist (EIU, na sigla em inglês) em São Paulo (29/10), as críticas do semanário The Economist ao governo reeleito continuaram. Mas conviveram e exploraram o crescimento da base de leitores da revista no Brasil (2,5%, de acordo com […]

A velha mídia tem credibilidade?

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o acesso à internet no Brasil cresceu 143,8% de 2005 a 2011. A proporção de internautas no Brasil chegou a 50,1%, em 2013. Não é pouca coisa num país de dimensões continentais, forte desigualdade social e uma população de mais de 200 milhões de pessoas. Um […]

Adeus ao controle remoto

Carlos Henrique Schroder, diretor-geral da Rede Globo, foi homenageado nesta semana pela Associação Brasileira de Propaganda com o título de “Profissional do ano”. Ao receber o prêmio, agradeceu ao comprometimento dos funcionários da emissora, “que tem nos levado a ser, com muito orgulho e trabalho, a primeira opção para quem realmente tem o poder de […]

A história se repete

Ao ler o editorial de O Globo da terça-feira (“A mensagem das urnas“, 28/10), não pude deixar de, num primeiro ímpeto, indignar-me ante a sordidez do seu conteúdo. Mas logo me recompus, e, louvado na história, vi que tal comportamento era próprio do caráter anti-Brasil que sempre marcou o jornal ao longo do tempo. De […]

Muitos fatos, pouca verdade

Franklin Roosevelt, Juscelino Kubitschek, John Kennedy, Fernando Henrique Cardoso. O que estes presidentes têm em comum? Nenhum passaria pelo teste de elegibilidade inaugurado pela imprensa dos Estados Unidos há 27 anos, um teste que encerrou a carreira do mais talentoso ex-candidato norte-americano não eleito presidente. Em 1987, uma pesquisa Gallup colocava o senador democrata Gary […]

Che Guevara, em uma caixa de charutos

  Não são os 4.000 negativos de Robert Capa, Chim (David Seymour) e Gerda Taro, ocultos durante 70 anos e guardados em três pequenas caixas embrulhadas em um saco plástico da Previdência Social mexicana. Mas têm suas semelhanças. Aquele material abundante e precioso sobre a Guerra Civil espanhola foi revelado por Francisco Aguilar González, embaixador do […]

‘Ressaca eleitoral’ e misturas pouco recomendáveis

Sob o título “Em busca da verdade”, Veja tentou desfazer a sua mais recente imersão no jornalismo marrom às vésperas do segundo turno. Na edição seguinte (2398, com data de capa de 5/11/2014), na “Carta ao Leitor”, o semanário reviu suscintamente e tentou encerrar o episódio em que acusou a presidente Dilma Rousseff e o […]