Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Edição: 827

Quem quer a ditadura?

Coincidência ou não, dois dos principais jornais de circulação nacional trataram, nos últimos dias, de consultar os brasileiros sobre suas posições em relação ao regime democrático. Aparentemente, a motivação da pauta é a sucessão de manifestações que quase toda semana fecham a Avenida Paulista, pedindo o impeachment da presidente reeleita em outubro ou um golpe […]

Culpas e desculpas

Fim de ano, fim de mandato, escândalos tipo fim-de-mundo e um mundo cada vez mais estapafúrdio, excêntrico. O mês sugere festas, afeto, mas o calendário e a agenda impõem solenidade e receios. O cinquentenário do golpe de 1964 será lembrado dentro de alguns dias e não em 13 de Dezembro (quando o regime autoritário transformou-se […]

A dialética da crise

A semana chega ao fim sob o signo da retórica. O conjunto de declarações, frases de efeito e slogans percorre o círculo vicioso da imprensa e termina em discurso improvisado pela presidente da República no Palácio do Planalto. Estamos ainda em clima eleitoral, com o Congresso Nacional preparando as bases para um ajuste na economia […]

Simpósio comemora os 20 anos do Labjor

O Labjor – Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo, do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri), da Universidade Estadual de Campinas, comemora sua trajetória de 20 anos com o simpósio “A questão da Imprensa: tecnologia, transparência, autorregulação e desconcentração”. O evento acontece no dia 11 de dezembro e tem como objetivo debater as mudanças que […]

A verdade que dói

A busca da verdade não tem prazo, não se esgota. Buscar a verdade é um compromisso que transcende a esfera jurídica, é um dever moral, um modo de existir amparado em valores que não se extinguem, não se fragmentam, nem são substituíveis. O cinquentenário do golpe militar de 1964 aproxima-se do fim: no dia 10 […]

O ponto de não-retorno

O noticiário de quinta-feira (4/12) sobre o escândalo da Petrobras alcança o ponto perseguido desde o início pela imprensa nos vazamentos seletivos de declarações colhidas da investigação: demonstrar que o dinheiro desviado da estatal alimentou o sistema oficial de doações para partidos políticos. Pelo que tem sido publicado aqui e ali, a relação de beneficiários […]

Assessora deixa cargo após alfinetar filhas de Obama no Facebook

A diretora de comunicação de um deputado republicano renunciou ao cargo após receber uma série de ataques públicos, na imprensa e em redes sociais, por criticar, em um post no Facebook, as filhas adolescentes do presidente dos EUA, Barack Obama. Elizabeth Lauten, que trabalhava no gabinete do deputado Stephen Fincher, do Tennessee, escreveu na rede […]

O ambientalismo na pauta

A anedota sobre o bom vendedor que consegue até mesmo empurrar uma geladeira para um esquimó está se tornando realidade. Segundo reportagem publicada pelo Globo na quarta-feira (3/12), os inuítes, povo tradicional do Ártico, estão adquirindo congeladores para armazenar os alimentos, por causa do derretimento das geleiras e do aumento da temperatura média no Polo […]

‘Modelo’, conteúdo, forma

É paradoxal que numa série de debates promovida pela revista piauí, de um lado beneficiária de (elogiável) mecenato, portanto nada “paradigmática” como exemplo comercial, e de outro de reconhecida qualidade jornalística, a maioria dos participantes – a julgar pelas perguntas da plateia – tenha se mostrado muito preocupada com “modelos de negócios” e dado sinais de […]

Notas sobre o poeta

Manoel de Barros morreu. Como sempre, o fato causou matérias jornalísticas e a repetição de documentários da TV. O poeta é tipicamente associado à natureza. Seus depoimentos, de certa forma, confirmam essa visão, mas com uma característica especial, ou melhor, duas. Uma: sua poesia é ligada a sua infância (disse ele). Outra: poesia é subversão […]

Para aparecer na rede

O que uma empresa precisa fazer para aparecer nas redes sociais? Existem estratégias que dão mais resultado que outras, mas, em geral, é difícil ter visibilidade sem pagar por isso. As redes sociais são empresas de mídia. Isso pode parecer óbvio para as marcas que se promovem nessas plataformas digitais, mas nem sempre essa situação […]

Jornalistas e ética: caminhos opostos?

Os jornalistas, em sua maioria, têm o mau hábito de perder a compostura quando contrariados. Na generalidade, escondem-se na liberdade de imprensa, como se esta existisse para garantir-lhes o uso desrespeitoso e autoritário da voz e da escrita. Jornalistas e ética são exemplos de como ambos caminham em sentidos opostos. A imprensa não pode ser […]

Sobre a violência como estilo

Segundo uma hipótese circulante no meio cibernético, a polarização ideológica que se verifica atualmente no Brasil, mas também em diferentes regiões do mundo, teria como causa a internet. Embora o ambiente virtual seja culturalmente da ordem do sensível (e não da argumentação), as emoções individuais neutralizam-se na internet em favor de palavras que, escondendo os […]

Aplicativo de vídeos curtos ganha espaço no jornalismo

O Vine é um aplicativo de compartilhamento de vídeo que permite que um usuário filme e edite clipes de seis segundos de duração e depois os publique na internet. Fundado em junho de 2012, o aplicativo, que foi comprado pelo Twitter em outubro do mesmo ano, informa que mais de 100 milhões de pessoas já […]

A biografia do eterno sambista

Eis definitivamente revelado, em mais de 600 páginas, o mistério chamado Assis Valente. Que, nascido artista e intelectualmente bem dotado, foi tirado do seio de sua família negra e pobre para embranquecer e progredir. Que, entretanto, por caminhos transversos, chegou à malandragem do nascente samba carioca; lançou-se como compositor no ambiente do teatro de revista […]

Redes sociais são ‘perda de tempo’ para marcas

Estudo da Consultoria Forrester Research indica que marcas que estão investindo em redes sociais como Facebook e Twitter para promover seus produtos estão perdendo tempo e dinheiro. Segundo o relatório, as redes sociais são o lugar errado para as marcas interagirem com os consumidores, já que esses espaços estão reduzindo cada vez mais o alcance […]

Publicidade em blog custa até R$ 32 mil

“Amei esse vestido! Como faço para comprar?”, perguntou a leitora Cláudia para a blogueira Lalá Noleto, 29, na página de internet em que esta mostra as roupas que veste, os pratos que come e as viagens que faz. Se a leitora tivesse lido até o fim o texto de Noleto (com frases como “As roupas […]

Uma boa instituição pode melhorar outra

O horário eleitoral gratuito é uma instituição democrática saudável. Ele garante à sociedade acesso às propostas de candidatos aos cargos públicos independentemente do poder econômico de cada um deles. Nos Estados Unidos, um grande ícone do jornalismo, Walter Cronkite, liderou por décadas uma campanha pela instituição de sistema parecido para diminuir a influência do capital […]

Equipe russa faz jornalismo independente na Letônia

“As notícias estão de volta” – esse é o slogan do Projeto Meduza, organização jornalística independente em língua russa lançada em outubro na Letônia, no que pode ser considerada a primeira reação jornalística importante à recente repressão do governo russo à mídia. Liderado por Galina Timchenko, ex-editora-chefe do site de notícias Lenta.ru, o Meduza é […]