Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Edição: 842

Crônica do confronto anunciado

Os jornais desenharam no fim de semana um complicado tabuleiro político, no qual se pode observar que nenhuma das principais forças em confronto se arrisca a uma jogada mais contundente. A pesquisa Datafolha sobre a popularidade da presidente da República, com dados colhidos no calor das manifestações do dia 15/3, anima certos protagonistas da oposição, […]

O guardião republicano

A última edição [televisiva] deste Observatório da Imprensa tratou do SwissLeaks – o macrovazamento de correntistas de todo o mundo com contas numeradas na filial suíça do HSBC. Desdobramentos posteriores do caso publicados no sábado (14/3) pelo jornal O Globo nos obrigam a retornar ao assunto, o que estamos fazendo em nosso site (ver aqui […]

Falta um partido

Apesar da altíssima rotatividade nos cenários, elenco coadjuvante, e da extrema tensão da trama, poucos se detêm para observar o desempenho das oposições – ou de seu vetor central, o PSDB. Como se o confronto fosse bipolar. Não é, mas parece. E justamente porque interessa a todos manter as aparências de normalidade. O PMDB veste […]

O mito das redações independentes

Uma das características mais representativas da imprensa brasileira na última década tem sido a homogeneidade dos pontos de vista que expõe claramente em seu conteúdo ou deixa implícitos na hierarquia de suas escolhas editoriais. A rigor, não há concorrência entre os grandes jornais de circulação nacional – e a liderança do Grupo Globo sobre as […]

Confundir para convencer

As edições dos jornais de quinta-feira (19/3) tiram do anonimato o relatório que critica a política de comunicação do governo federal. Segundo a imprensa, o autor do documento seria o próprio ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Thomas Traumann. Ou seja, na versão que se discute publicamente, o ministro teria feito uma […]

Uma pesquisa oportunista

Os principais diários de circulação nacional trazem na quarta-feira (18/3) duas reportagens valiosas para a análise da crise política. Numa delas, a Folha de S. Paulo apresenta um levantamento da popularidade da presidente da República, onde ela, evidentemente, aparece com alta taxa de reprovação. No outro assunto, tanto a Folha como o Estado de S. […]

O jornalismo de novela

O último capítulo da novela Império, com duas horas e meia de duração, fim de semana (13-14/3), não alcançou muito Ibope mas foi divertido para os jornalistas. Até no final o afetado blogueiro gay Teo Pereira (Paulo Betti) soltava máximas sobre jornalismo, como “o jornalista separa o joio do trigo, mas assim que encontra o […]

Sombrinha de Angélica e a pedagogia dos detalhes

O flagrante da expulsão da equipe do programa Estrelas (Rede Globo) do espaço da UniRio deixou escapar um microepisódio que provocou reação imediata nas redes sociais. O “detalhe” da imagem da sombrinha carregada por uma moça negra para abrigar a apresentadora Angélica tem força pedagógica, nos leva a refletir sobre os papeis subalternizados desempenhados em […]

A televisão que assistimos e os políticos que elegemos

Duas coisas me inspiraram a escrever este texto: a revolta de um deputado baiano expressada no plenário da Assembleia Legislativa e as cenas do último capítulo da novela Império. Cresce a cada dia o número de pessoas que reconhece o poder da mídia, sua influência na vida das pessoas, muitas vezes moldando comportamentos, formando opiniões, […]

‘Reality’ versus realidade

Contra todos os prognósticos, o Big Brother Brasil entrou na reta final da 15ª edição sem dar sinais de que a sua fórmula esteja esgotada. No ar desde 2002, o reality show da Globo segue firme como uma opção de entretenimento rentável para a emissora, com audiência ainda significativa e, não menos importante, sem perder […]

Mais do mesmo

A troca de Marcelo Tas por Dan Stulbach na ancoragem do CQC evidencia que, embora o elenco responda por boa parte do sucesso ou do fracasso do programa, o produto em questão está muito amarrado a um formato – talvez mais do que aos profissionais que o fazem. De perfis muito distintos, Tas e Dan […]

Consórcio de jornalistas e não um ‘pool’ de jornais

Quatro circunstâncias foram decisivas para convencer a equipe do programa de TV do Observatório da Imprensa a pautar o Caso SwissLeaks na edição levada ao ar na terça-feira (10/3, remissão abaixo): 1. O enorme interesse suscitado pelo megavazamento na imprensa internacional, sobretudo europeia, e a decisão do Comitê de Redação do prestigioso Le Monde de […]

A visita da velha senhora

“A corrupção não só é uma senhora bastante idosa neste país como ela não poupa ninguém”. A frase da presidente Dilma Rousseff, destacada na terça-feira (17/3) pela imprensa brasileira, foi uma resposta ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), depois que ele afirmou que a corrupção está apenas no poder Executivo, não no […]

Uma manifestação impopular

Quem abre o dicionário Aurélio procurando o significado da palavra manifestação verá tratar-se de uma “demonstração pública de sentimentos e ideias de uma coletividade”. Mais à frente, a palavra “popular” tem seu significado descrito como sendo “relativo, pertencente e do agrado do povo”. Ainda neste mesmo verbete, uma descrição por demais importante: “democrático”. O termo […]

Jornais lideram em confiança da audiência

Os jornais continuam sendo o meio de comunicação mais confiável e, junto com as revistas, o meio com maior nível de atenção exclusiva. É o que revela a Pesquisa Brasileira de Mídia 2015 (PBM 2015), realizada pelo Ibope a pedido da Secom – Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Esse amplo estudo, com […]

Críticas na web influenciam publicidade

Se no passado “boca-a-boca” geralmente era sinônimo de sucesso na publicidade, em tempos de redes sociais, “clique-a-clique”, em alguns casos, pode significar controvérsia. São numerosos os casos recentes de propagandas que acabaram alvo de críticas na web por esbarrar, direta ou indiretamente, em temas como raça ou gênero. No domingo, Dia Internacional da Mulher, marcas […]

A democracia não pode prescindir da imprensa

Prolífico e versátil, Eugênio Bucci é formado em Jornalismo e Direito pela Universidade de São Paulo, onde obteve o doutorado e atualmente é livre-docente. Foi presidente da Radiobrás (2003-2007). É autor de livros sobre jornalismo e articulista em O Estado de S.Paulo e Época. Nesta entrevista por e-mail, adverte contra a tendência de exclusão do […]

Tema do mês de março é “Cultura de indicadores de CTI”

Está no ar o número 166 da revista mensal eletrônica de jornalismo científico ComCiência, publicada pelo Labjor e pela SBPC. O tema desta edição é “Cultura de indicadores de CTI”. Editorial – O discurso dos indicadores de C&T e de sua percepção, por Carlos Vogt e Ana Paula Morales – http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=111&id=1333 Artigos – O Qualis […]

Sobre ideologia e mídia

Se a ideologia estivesse em crise, seria bom. Afinal, crise, como os pensadores do século 20 pretensamente ligados a uma França intelectual nos ajudaram a enxergar, não é algo de todo ruim. “Criação”, “crítica” e “crise” são palavras que esbarram na mesma fonte etimológica. São também práticas que de alguma maneira se coadunam. Logo, estivéssemos […]